Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Piscina Natural de Aruba

A Piscina Natural de Aruba é uma formação de pedras vulcânicas na costa leste da ilha que forma uma depressão invadida pelo mar cristalino do Caribe. É uma atração praticamente escondida, que requer um pouco de aventura para alcançar. 

A piscina é conhecida como "Conchi" (concha) ou "Cura di Tortuga" (Enseada das Tartarugas). Fica dentro do Parque Arikok, uma gigantesca área de preservação nacional de Aruba com estradas acidentadas, cercadas de cactos. Quando estive lá, ela não podia ser acessada com carros de passeio, era recomendado ir com veículos com tração 4X4. 

Várias agências promovem Jeep Safaris por ali, e também dá para chegar lá por hiking (caminhada) ou passeios de cavalo. Pela Civitatis, também dá para reservar passeio 4X4, já com o valor final em reais (repare que há dois itinerários diferentes), ou um tour de buggy e quadriciclo. Verifique se no passeio escolhido já está inclusa a entrada no parque — custava US$ 20 no final de 2024, sendo isento para menores de idade. 

O Parque Arikok fica a 18 km da região hoteleira de Aruba; da catraca de entrada até a piscina tem cerca de 5 km. Mesmo de Jeep, esse trecho precisa ser percorrido devagarinho, a estrada é bem difícil. Chegando na área de estacionamento, é necessário descer uma escadaria, então o lugar não é recomendado para pessoas com dificuldades de locomoção.

Piscina Natural de Aruba

A piscina não é muito grande, mas é um dos espetáculos da natureza em Aruba. É incrível como as rochas no mar deram vida a esse pequeno espaço de águas cristalinas, cheia de peixinhos. Não deixe de levar um equipamento de snorkeling para observar a vida marinha.

A paisagem ali é completamente diferente do que os turistas veem na área hoteleira, em Palm ou Eagle Beach. A região possui um aspecto desértico, há muitas pedras e também ondas — a água é borrifada sobre as rochas ao redor, dando uma demonstração da força da natureza.

Mas preciso alertá-los de que nem sempre a piscina está em condições de banho. Inclusive, as fotos com turistas lá de cima foram tiradas pela minha colega. Há dias em que as ondas invadem a atração e fica perigoso, então a administração do parque proíbe a entrada. Infelizmente, eu fui em um desses dias: 

Piscina Natural de Aruba

O fechamento depende do comportamento do mar e da questão dos ventos, e infelizmente não tem como saber antes de chegar lá — fomos avisados na entrada do parque mesmo. Para compensar e refrescar o grupo, nosso guia adicionou um pulinho na Baby Beach no final do passeio. 

A boa notícia é que a probabilidade de estar aberta é maior. Ela passa meses em situação de banho, mas, sim, a situação pode mudar de uma hora para outra. No dia anterior à minha visita, por exemplo, ela estava aberta. Que azar, né?!

Dizem que há venda de lanches e bebidas no final da escadaria que leva à Piscina Natural, mas quando fui não tinha nada, não. Não se esqueça de levar água e protetor solar! 

Os passeios à piscina também costumam incluir a visita às cavernas do Parque Arikok. Contamos mais neste post

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aruba

Piscina Natural de Aruba

Parque Arikok
Aruba