Parque Nacional Arikok
Um passeio pelo Parque Arikok vai lhe apresentar uma Aruba bem diferente da que você encontra na região hoteleira. Essa grande área de preservação nacional guarda a versão "nua e crua" da ilha, com um aspecto árido, toda sorte de cactos, rochas vulcânicas e um mar agitado de azul intenso.
O Arikok ocupa 20% da área da ilha, mas as atrações mais almejadas por lá são a piscina natural de Aruba e as cavernas do parque — a gente fala mais sobre elas logo abaixo. A melhor forma de conhecer a atração é com veículo de tração 4x4, porque algumas estradas são muito acidentadas, cheias de pedregulhos soltos. Há também quem pratique hiking (com opção de trilha guiada) e cavalgadas.
O parque possui algumas elevações generosas e, em alguns pontos, dá para ter uma bela vista da ilha. Pode ser que você encontre lagartos e cobras pelo caminho, mas eu só vi cabras. Fiquei emocionada quando o guia apontou para uma cabra sobre uma rocha. Mal sabia que dezenas cortariam nossa frente na estrada mais adiante. Ah, dentro do Arikok também existe um parque de energia eólica.
Fizemos o Jeep Safari da Pellican Adventures, mas várias agências oferecem sua versão do passeio, em carros individuais ou do tipo jardineira. Pela Civitatis, também dá para reservar passeio 4X4, já com o valor final em reais (repare que há dois itinerários diferentes). Verifique se no passeio escolhido já está inclusa a entrada no parque: custava US$ 20 no final de 2024, sendo isento para menores de idade.
O Arikok National Park fica a 18 km de Palm Beach, onde fica a maior parte dos hotéis, e a 12 km da capital Oranjestad. Possui duas entradas: por San Fuego (a principal, aberta das 8h até às 15h30min) e por Vader Piet (das 8h30min às 15h).
Parque Arikok: principais atrações
- Piscina natural de Aruba
A piscina natural "Conchi" (concha) ou "Cura di Tortuga" (Enseada das Tartarugas) fica a 5 km da entrada principal e não pode ser acessada com carro de passeio. É uma formação de pedras vulcânicas na costa leste da ilha que forma uma depressão invadida pelo mar cristalino do Caribe.
Enquanto as ondas batem nas pedras, borrifando água para tudo quanto é lado, os banhistas boiam relaxados na piscina. É um bom lugar para observar peixinhos — vale levar equipamento de snorkeling. Porém preciso alertar que não é garantido que ela vai estar assim calminha. Eu mesma dei azar: as ondas invadiam a piscina, impossibilitando o banho.
- Fountain Cave
É a primeira caverna avistada por quem entra por San Fuego. Ela se estende por 95 metros, mas a gente consegue conhecer apenas a pontinha inicial, de onde já dá para apreciar estalagmites e estalactites de calcário e desenhos rupestres.
Nas paredes da caverna há figuras feitas em diferentes períodos de ocupação da ilha. Elas provavelmente remetem aos povos originários, Ameríndios, há 4 mil anos, e aos índios Arawak, que viviam em Aruba há mil anos. Há quem diga que eles viviam nas cavernas; em outras versões, as cavernas eram usadas apenas como local de culto, ritualismo e sacrifício. Hoje, a Fountain Cave é lar para morcegos e caranguejos.
- Quadirikiri Cave
Essa é a mais famosa e fotogênica das cavernas do Arikok National Park. Uma escadaria leva à entrada e, a partir daí, você pode usar a lanterna do celular para conseguir avançar por túneis escuros parcialmente iluminados por fendas no teto rumo às galerias (cuidando sempre para não bater a cabeça).
A caverna tem 30 metros de extensão, e também se encontra desenhos rupestres e morcegos por ali. É claro que um lugar de aparência tão misteriosa seria palco para uma lenda. Reza ela que a filha de um chefe indígena foi presa na Quadirikiri por querer viver um amor proibido. O seu amante teria ido atrás dela e, quando morreram, seus espíritos foram libertados e voaram livres para o céu através dos buracos no teto.
E eu preciso fazer uma menção honrosa para o guia do nosso passeio, que se ajoelhou e tirou foto de todo mundo em um ângulo bem específico na segunda galeria da caverna, dando a impressão que tem um grande coração de luz no teto. Tudo a ver com a lenda, né?
- Boca Prings
Na costa nordeste do Parque Nacional Arikok fica essa pequena baía, onde a areia branca contrasta com as costas rochosas. Escadarias de madeira dão acesso à praia, batizada em homenagem à antiga plantação Prins ao longo da costa rochosa de Aruba. Mas atente-se ao fato de que o banho é desaconselhado ali, em razão da forte correnteza.
Fotos do Parque Arikok
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aruba
- Renaissance Wind Creek Aruba Resort
- Aruba Blue Village Hotel and Apartments
- Pista Q hostel and apartments
- Eagle Aruba Resort
- Holiday Inn Resort Aruba - Beach Resort & Casino, an IHG Hotel