Aruba
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Transportes em Aruba

Existem opções de transporte em Aruba; você vai conseguir chegar com segurança onde e quando quiser. Mas, porém, todavia, entretanto, a ilha ainda não aderiu às tecnologias que mudaram a forma de se locomover na última década. Quando viajei, no final de 2024, ainda não havia Uber ou similares, nem aplicativo que ajudasse a chamar táxi ou a planejar o trajeto do transporte público. Então você terá que turistar à moda antiga.

Neste post elencamos as vantagens e desvantagens de se alugar um carro, explicamos como funciona o serviço de táxi e como se locomover de ônibus em Aruba, que é a opção mais em conta, mas também a mais trabalhosa. Outra opção para conhecer a fundo a ilha é por meio das excursões. Vamos lhe sugerir algumas. Embarca comigo?

Transportes em Aruba: vale a pena alugar um carro?

Se você pensa em passar as férias todas relaxando em Palm Beach, hospedar-se em um resort ou outro hotel bem localizado e ficar apenas circulando naquele centrinho e na praia linda, não será necessário ter um carro. No entanto, para quem deseja conhecer bem a ilha, a forma mais confortável e prática de se locomover é alugando um carro. Não é necessário ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID); a sua carteira de habilitação brasileira será suficiente. 

Existe mais de uma dúzia de locadoras na ilha. Os preços podem variar bastante: vi diárias desde R$ 370 até mais de R$ 1 mil. No site da Rent Cars é possível comparar os preços com facilidade, já com o valor em reais. A gente tem até cupom de desconto: 

Reserve o carro com antecedência para garantir os carros mais em conta. Utilize o nosso código MDGUIA5 no site da Rent Cars para ter 5% de desconto

Você pode retirar e devolver o carro no aeroporto. Algumas das locadoras têm quiosques com os veículos no estacionamento do terminal mesmo, enquanto outras oferecem shuttle (transporte) até a sede.

Transportes em Aruba

Dirigir em Aruba é muito fácil. As principais estradas são boas e bem sinalizadas. As rotatórias são um pouco diferentes, mas você se acostuma logo — é necessário pegar logo a direção pretendida, porque há pequenas muretinhas que o impedem de cortar a frente do vizinho. O único lugar que não rola de chegar com carro de passeio é na Piscina Natural de Aruba e outros pontos específicos do Parque Arikok

O litro de gasolina custava 1,35 dólar no final de 2024. Seria até em conta, se não fosse a forte desvalorização do nosso real. Os postos de gasolina que vi funcionavam no sistema self-service: eu entrei na lojinha, falei quantos litros queria, paguei, e então liberaram a bomba onde parei o carro. 

Se esses gastos com carro não são uma despesa que você queira ter, ou se não sabe, ou não quer nem pensar em dirigir, não tem problema. Seguem as outras opções de transporte: 

Como funciona táxi em Aruba?

Sem Uber, o táxi assume protagonismo em Aruba. Os carros não são padronizados, ou seja, não há uma cor ou modelo padrão. Você os identifica por uma plaquinha com a palavra "táxi", que pode estar em cima ou junto à janela da frente, e pela placa branca e vermelha com a abreviatura "TX", que todos precisam ter. 

Transportes em Aruba

Os táxis em Aruba não têm taxímetro: o valor da corrida é fixo e deve ser perguntado no começo da viagem. A corrida mínima custava, em 2024, 7 dólares. Os preços são baseados na distância com uma capacidade máxima de cinco passageiros por táxi, sendo que menores de dois anos não pagam. Depois das 23h e também aos domingos e feriados oficiais, há uma sobretaxa de 3 dólares. 

Você pode pagar em florins arubanos, mas, normalmente, os taxistas informam o valor em dólares. Na corrida entre Palm Beach e a capital Oranjestad (7 quilômetros), paguei 15 dólares no final de 2024. Já do aeroporto a Palm Beach (11 quilômetros), sairia 35 dólares. Se você quer pagar em cartão, confira ao embarcar se o taxista tem maquininha. 

Quando estive lá, no final de 2024, não tinha um aplicativo ou uma tecnologia semelhante para chamar táxi. O recepcionista do meu hotel solicitou uma corrida em meu nome. Perguntei ao taxista como fazia para pedir um carro por conta própria, e ele me passou ou WhatsApp pessoal dele, prontificando-se a chamar o carro mais próximo por rádio quando eu precisasse. Então, converse com os taxistas, eles podem ajudá-lo. 

Como andar de ônibus em Aruba

Há ônibus regulares para circular entre a área hoteleira e a capital Oranjestad. É um jeito barato de rodar por lá: paguei 2,60 dólares no final de 2024 e levei menos de dez minutos para ir da capital à belíssima Eagle Beach

Transportes em Aruba

A linha era a L10A Hotel Area, que também liga Eagle Beach a Palm Beach. Eu peguei o ônibus vazio, mas vi que chegou bem lotado no Oranjestad Bus Terminal (foto), o terminal de ônibus que fica perto do porto de cruzeiros de Aruba. Era preciso pagar a passagem com dinheiro em espécie, seja em florins ou em dólares. 

Se você também já está habituado a simular o trajeto de ônibus no Google Maps ou a checar o veículo em outros apps de GPS, vai ter que voltar para o método antigo de pegar busão. É possível ver itinerários e horários das linhas nessa página, e recomendo pedir informação na rua para saber onde fica a parada mais próxima. 

Conhecendo a ilha em passeios de agências

Essa também é uma maneira muito cômoda de conhecer a ilha. Inclusive, às vezes é a melhor forma, como por exemplo, para ir à Piscina Natural de Aruba. Lá, carro de passeio nem chega, apenas Jeep e outros veículos com tração 4x4.  

Você precisa reservar o passeio antes, porque costuma começar cedinho. A vantagem é que normalmente eles buscam e deixam no hotel e, muitas vezes, os roteiros incluem várias atrações em um dia só. Assim, você vai conhecer bastante coisa, se esforçando pouco. 

Essas são algumas das aventuras terrestres preferidas dos turistas em Aruba:

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aruba