Onde Comer em Aruba
Você não terá dificuldade em encontrar onde comer em Aruba: existem muitos restaurantes bons na Ilha Feliz. Frutos do mar estão por toda parte, o que casa muito bem com a vibe do Caribe. Além disso, também é muito fácil encontrar massas, lanches, carnes e outros pratos da cozinha internacional, como panquecas holandesas, por exemplo, uma das heranças desse país.
Os preços, por sua vez, não costumam ser camaradas: no final de 2024, não comi nenhum prato por menos de 20 dólares, e cheguei a pagar 60 dólares com uma taça de vinho e sobremesa. No entanto, procurando bem, dá para encontrar alguns lanches e alguma coisa mais em conta. Prepare o babador, porque aí vão dicas com fotos.
Quase todos os restaurantes aceitam cartão em Aruba. Nós usamos a conta digital internacional por causa do IOF reduzido e da boa taxa de câmbio. Se você ainda não é cliente, baixe o app Nomad e utilize o cupom MDGUIA no código de convidado (não pule essa etapa!). Depois, insira seus dados pessoais e envie a foto de seu passaporte, RG ou CNH. Pronto: você receberá um bônus de 2% do valor da sua primeira operação de câmbio, limitado a US$ 20 de bônus, em até 15 dias úteis.
Onde comer em Aruba: comidas típicas
A culinária local não é tão ressaltada quanto poderia ser; você precisa escolher os restaurantes a dedo para ter a oportunidade de saborear um prato típico.
Sopas com carnes de boi e cabrito e cozidos com quiabo são algumas especialidades — não sei por que fazem essas coisas em lugares tão quentes hehe. Contudo, fui no prato mais famoso e "garantido": o Keshi Jena. Ele remete às influências europeias da ilha, especialmente no protagonismo do queijo (Edam ou Gouda). Não tem como ficar ruim, né?
Experimentei o prato no The Old Cunucu House, que ocupa uma casa de 150 anos, a 1 km da praia de Palm Beach. E não era a única: os turistas do meu lado foram até lá com o mesmo plano. Ali, o Keshi Jena é um franguinho desfiado com azeitonas, castanha-de-caju e passas, assado no forno com queijo Gouda. Servido em uma refratária chamuscando, parecia até uma lasanha, e era acompanhado de um pedaço de banana frita, uma polenta (jamais imaginei encontrar polenta no Caribe), legumes e purê de batata. Aprovado, bem comfort food. Paguei 23,50 dólares pelo prato em 2024.
Eu também queria algo tradicional para a sobremesa, então fui de quesillo da casa. Veio um doce com cara de pudim, consistência de pudim, gosto de pudim. Ah, quem eu quero enganar? Era um pudim. Estava gostoso, mas se quiser competir com o da minha mãe, vai ter trabalho.
Outra especialidade que faz o brasileiro se sentir em casa é o pastechi. É uma "receita de massa de farinha em formato de meia-lua, recheada com vegetais, queijo, carne, frango ou outros recheios, frita". Sim, é um pastel, daquele tipo mais massudo.
Almocei dois deles no The Pastechi House, em Oranjestad. Além de gostosos, eram baratos: 2 dólares cada. O lanche mais barato que fiz. Devia ter levado uma sacola cheia para o hotel.
Se você encontrar esses pratos em algum cardápio, saiba que também são típicos da ilha:
- Cala: servido como uma entrada, é um bolinho preparado com feijão fradinho e pimenta, perfeito para acompanhar uma cerveja local.
- Cabrito Stoba: ensopado típico, preparado com carne de cabrito, molho e temperos, é acompanhado de arroz e vegetais.
- Pisca Hasha: peixe frito temperado com uma mistura única de especiarias crioulas. É só um dos pratos com peixe, a ilha está cheia deles.
- Sopi di Pampoena: é uma sopa que alimenta, muito saudável, feita com abóbora e açafrão-da-terra.
- Sopi di Pisca: pode ter suas variações no tipo de peixe e frutos do mar, mas é uma receita de sopa espessa. O prato pode ter ostras, camarões e o peixe fresco do dia.
- Galiña Stoba: é um ensopado com galinha, temperos e pode ter ameixas, azeitonas, alcaparras, pimenta-preta, sal e noz-moscada. Normalmente é acompanhado de arroz e salada.
- Pan Bati: muito conhecido por ser um acompanhamento coringa para diferentes refeições, o Pan Bati parece uma panqueca feita de misturas de farinhas levemente adocicadas.
Onde comer frutos do mar em Aruba
Há restaurantes de frutos do mar por todo canto em Aruba, você não terá dificuldade de encontrar pratos com camarão (shrimp), lagosta (lobster), lula (calamari) e uma grande variedade de peixes. Uma das mais comuns é o mahi mahi, que é como chamam o dourado por lá.
Se você está com tempo e quer ter uma experiência bem local, vale se deslocar até o Zeerover, um cais de pescadores em Savaneta que vende frutos do mar fresquinhos, limpos e preparados na sua frente.
É um lugar simples e descontraído à beira do mar, onde os locais vão para comer bem, beber e jogar bilhar. Porém tem ganhado popularidade entre os turistas, e imagino que depois da aparição desse lugar no Mais Você, da Globo, é capaz de você encontrar uns brasileiros por lá. O Zeerover fica a 20 km de Palm Beach, em direção ao sul da ilha. Pode ser uma boa conciliar com a visita à praia Baby Beach. É bom levar dinheiro em espécie, não sei se já estão aceitando cartão.
Outro lugar que é uma referência na gastronomia de Aruba é o Papiamento Restaurant, que tem mais de 40 anos de tradição. Serve carnes e pratos com frango também, além de frutos do mar. Os clientes disputam as mesas ao ar livre no jardim, junto à casa que, há mais de 170 anos, é testemunha da história de Aruba. Fica a aproximadamente 3 km da região hoteleira, e dá para fazer reserva no site.
Fishes and More, experimentei esse prato chiquérrimo da foto: camarões e vieiras, com risoto de trufas, aspargos, masago (ovas do peixe capelin) e molho de queijo gouda. Eu não tinha nem roupa para isso! Nunca comi tanta coisa chique em um prato só. Custava 36 dólares em 2024.
Mas se você está seguindo a lei do menor esforço, em Palm Beach há ótima variedade de restaurantes de frutos do mar. NaEm outra noite, decidi "me mimar" em um restaurante chamado Hadicurari, um pé na areia com pegada romântica em Palm Beach. Até havia pizzas com preços mais em conta (a partir de 18 dólares), mas eu optei pela Pasta Hadicurari, um espaguete com molho Alfredo, lagosta e camarões. Estava bem saboroso, mas custava 42 dólares.
Ainda em Palm Beach, tem o Smokey Joe's, um lugar descontraído que serve peixes e frutos do mar frescos, mas não só isso. O cardápio tem sanduíches, saladas e suas famosas ribs (costelas de porco com molho barbecue). Eles garantem que em nenhum lugar do Caribe são servidas costelas tão boas.
Se você estiver em Oranjestad, a capital de Aruba, vai encontrar bons restaurantes também. Alguns até na beira do mar: o Barefoot Restaurant, por exemplo, é um pé na areia bem convidativo. Um taxista me sugeriu o Driftwood Restaurant. Eles se consideram um dos melhores restaurantes de frutos do mar de Aruba — acho que vou precisar voltar para confirmar.
O Marketplace Renaissance de Aruba também é um bom lugar para comer em Oranjestad, tem várias operações gastronômicas em um só lugar. Não confunda com o Renaissance Mall: esse é um centro comercial próximo ao Forte Zoutman.
Restaurantes com vista em Aruba
Se além comer bem você faz questão de ter uma vista linda como cenário, é do meu time. Estou sempre procurando um lugar pra alimentar não só a pancinha, mas os olhos também.
Em Palm Beach, há píeres que, além de servir para a parada de barcos, abrigam restaurantes. Almocei no Pelican Nest — grill e frutos do mar. Fui de garoupa (grouper), leve e úmido, com batata frita e salada. Estava gostoso, mas o melhor foi a vista; um ângulo diferente da praia mais famosa e badalada de Aruba. Estava incluso no passeio de jeep que eu fiz pelo Parque Arikok, mas no menu custava 29 dólares em 2024.
Também ali em Palm Beach, existe um restaurante pé na areia com atmosfera deliciosa, bem caribenha. Passei lá na frente durante o dia e já achei legal, então fiz questão de voltar à noite, quando fica ainda melhor. As mesas são iluminadas por velas, costuma ter música ao vivo, voz e violão — isso quando não tem DJ e vira balada!
É Moomba Beach o nome, tem restaurante e bar, lado a lado. Serve sopas (sim, na praia), sanduíches, tacos, hambúrgueres e alguma coisa de frutos do mar. Mas eu fui na especialidade da casa: os pinchos. É basicamente um espeto de frango, carne ou camarões, acompanhado de cebolas, pimentões e cogumelos. Achei até que dava para dividir, viu?!
Eu peguei o de carne e achei apenas bonzinho (sou gaúcha, me respeitem), mas voltaria mesmo é pela vibe do lugar, ou pela margarita de coco!
Não consegui tempo nessa viagem, mas na minha próxima vez em Aruba preciso ir ao restaurante que fica do lado do Farol Califórnia, na ponta Norte da ilha. O entardecer ali no topo desse morro é absurdo, a foto do pôr do sol eu tirei do lado do prédio. O restaurante Faro Blanco é um italiano que, além de pizza e massas, oferece carnes e frutos do mar. Acho interessante fazer reserva no site.