Aruba
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Praias de Aruba

As praias de Aruba são o principal motivo para você embarcar nessa viagem, sem dúvida. O azul inebriante do Caribe, a areia clarinha e a temperatura levemente morna do mar proporcionam as condições ideais para férias inesquecíveis.

Embora a ilha não seja grande, ela possui praias para diferentes perfis: para quem busca aventura, para quem quer ver peixes de snorkel e para quem só está procurando boiar e relaxar. Neste post a gente ajuda a achar a opção perfeita para você!

Praias de ArubaEagle Beach

Praias de Aruba: 10 opções para todos os gostos

Diferentemente da vizinha Curaçao e de outros destinos, as praias de Aruba são todas públicas, com exceção das duas pequenas ilhas particulares, onde só se chega de barco: a ilha do Hotel Renaissance e a Palm Island

Mas se você quiser consumir à beira-mar, verá logo que os preços conseguem ser salgados como a água do mar, especialmente com o dólar alto. Vale fazer uma breve pesquisa ao alugar espreguiçadeiras e outros equipamentos. 

Se você encontrar guarda-sóis fixos como esse, de palha, saiba que eles costumam ser públicos. Em alguns lugares, restaurantes e hotéis colocam cadeiras para seus clientes sob eles para ocupá-los de manhã, mas não podem cobrar pela sombra em si. 

Praias de ArubaGuarda-sol público em Arashi Beach

Clicando no nome de cada praia, você acessa a matéria completa sobre ela: 

1 - Eagle Beach

Praias de Aruba

Eagle Beach volta e meia aparece nas listas de melhores praias do mundo. É uma praia com areia branca e mar piscininha, que possui estrutura de restaurantes, hotéis e lazer, mas é bem menos agitada do que a vizinha Palm Beach. 

A faixa de areia da Eagle Beach em Aruba é larga e tem pelo menos 1,2 km de extensão. Quando eu visitei, em um dia de semana de novembro, a tranquilidade predominava. Rolava tanto de se instalar perto de um bar para contar com o serviço de comes e bebes, como o Passions On The Beach, quanto se isolar do movimento em um trecho pacato da praia, em direção à Manchebo Beach. 

O acesso é muito fácil pela avenida beira-mar, chamada J.E. Irausquin Blvd, e há áreas de estacionamento públicas no entorno. Fui cedinho e encontrei várias vagas disponíveis perto da rótula Amsterdam Manor Roundabout. 

Não se esqueça de tirar foto das árvores Fofoti: é ali, mais precisamente na ponta Norte da praia, que você encontra esse cartão-postal de Aruba, moldado pela brisa do mar.

Se você for caminhando em direção ao sul, chegará em outras duas praias que têm mar e areia parecidas, mas são usadas mais por hóspedes dos hotéis. 

2 - Palm Beach

Praias de Aruba

Palm Beach é a praia mais badalada e com a maior estrutura de Aruba. É onde ficam os grandes resorts e cassinos, e reúne ainda boa gastronomia e atividades de lazer.

O mar é muito parecido com o da vizinha Eagle Beach, praticamente sem ondas. A areia é branca e fofinha, mas a faixa de areia é menor e cheia de espreguiçadeiras dos resorts. Ali a praia é o "quintal" desses hotéis gigantescos. Ainda assim, o clima é gostoso, com muitas palmeiras à beira-mar. 

Cordões com pequenas boias indicam a área segura para banho, fora da rota de motos aquáticas e lanchas. Porém, fique de olho nas crianças, porque em alguns pontos a profundidade se acentua entrando poucos metros na água. Eu vi boias individuais para locação por US$ 5. 

Dá para ficar o dia inteiro na praia se você quiser, há vários restaurantes à beira mar — eu adorei a vibe do Moomba Beach, aberto tanto de dia quanto de noite. Os próprios píeres também têm restaurante com belíssima vista. E é também o melhor lugar para se hospedar na ilha. 

3 - Hadicurari Beach

Praias de Aruba

Ao norte de Palm Beach fica a prainha pacata de Hadicurari Beach, também chamada de Fisherman’s Huts. Você chega com uma curta caminhada e só repara que mudou a praia quando passa pelo último resort e tudo fica mais deserto. 

Ela é ocupada basicamente por praticantes de esportes aquáticos: kitesurf (uma pipa e uma prancha com suporte para os pés), windsurf (uma prancha à vela) e wingfoil (prancha de quilha comprida e fina que permite ao praticante ficar completamente fora da água, com uma asa direcionada com as mãos). Ali também dá para alugar esses equipamentos e contratar aulas. 

A praia pode ser uma boa pedida para uma caminhada ou para fugir do agito de Palm Beach, mas não possui nenhuma estrutura e não é tão bem cuidada. 

4 - Baby Beach

Praias de Aruba

Com formato de meia-lua, Baby Beach é uma praia de águas rasinhas, muito amada por famílias com crianças, como sugere o nome. É, sem dúvidas, uma das praias mais bonitas de Aruba, mas tem mais incidência de vento e fica mais distante da região hoteleira, a 30 km de Palm Beach. 

Embora mais isolada, a Baby Beach de Aruba conta com opções gastronômicas em cada ponta da faixa de areia. Mais próximo dos banhistas, o Big Mama's Grill é um restaurante pé na areia com uma temática meio os Flintstones, servindo frutos do mar, hambúrgueres, petiscos e bebidas. No outro extremo o destaque é o Rum Reef Bar e Grill, com coquetéis, cervejas locais, tacos, sanduíches e pratos também. 

Claro que não se compara com a estrutura das duas anteriores e nem tem aquele tanto de barcos e motos aquáticas. Confesso que prefiro quando não tem essas coisas, porque os banhistas ficam mais relaxados. Possui estacionamento ao lado. 

5 - Rodger's Beach

Praias de Aruba

Não vale ir até o sul de Aruba para conhecer Rodger's Beach, mas estando em Baby Beach, rola de dar uma passadinha. É uma praia pequena e sem estrutura, frequentada em boa parte por moradores. Pode ser uma opção para fugir do agito, ou para o caso de o vento estar muito forte na praia vizinha. 

O mar é calmo e possui um tom muito bonito de azul. Há um trapiche com uma escada na ponta, que acaba contribuindo para a imagem de piscina caribenha. Mas não tem como ignorar a vista para a antiga refinaria de petróleo de Aruba, atualmente desativada.

Há, na beira do mar, a ruína de uma casinha que talvez um dia tenha sido um restaurante, mas quando visitei não havia nenhum tipo de comércio ou serviço em Rodger's Beach. Por ali os guarda-sóis públicos têm outra aparência, parecem uma parada de ônibus parcialmente coberta. 

A praia fica na ponta sul da ilha, a cerca de 30 km da região hoteleira de Aruba. Para chegar a Rodger's Beach será necessário ir de carro. Os banhistas estacionam junto à praia, ao lado da rua. 

6 - Arashi Beach

Praias de Aruba

Arashi Beach é uma linda praia aos pés do Farol Califórnia. É ótima para quem busca sossego mas não abre mão de alguma estrutura mínima. Localizada na ponta norte de Aruba, tem águas calminhas, areia branca e fofa, um estacionamento gratuito pé na areia e um pequeno restaurante na ponta da praia, com ducha e banheiro. 

O mar é uma delícia, como em toda a "Ilha Feliz". E, pelo menos quando estive lá, não havia barcos ou motos aquáticas atrapalhando os banhistas. Só fique atento que tem pedras dentro da água, tenha isso em mente antes de entrar correndo. 

O restaurante tem uma pegada bem good vibes, com um balanço colorido, coqueiros e uma varanda convidativa. Oferece cervejas locais e marcas populares, vários tipos de drinks, ceviche, sanduíches, porções, frutos do mar e até pratos com ovos para café da manhã. 

7 - Malmok Beach 

Praias de Aruba

Malmok Beach é uma praia bem pequena e cercada por rochas no norte de Aruba. É um lugar usado principalmente para a prática de snorkeling e de mergulho. É comum ver catamarãs e veleiros atracados a alguns metros da costa para que os turistas caiam no mar (compre o passeio aqui).

A região é toda residencial, sem hotéis, bares ou qualquer estrutura para turistas. Para ser justa, tinha um guarda-sol de praia público. No começo e no final do dia, tem gente que usa o calçadão dessa região para pedalar, caminhar ou correr.

Mas repito: a faixa de areia é bem pequenina, o que mais tem por ali são grandes rochas. Se a ideia é curtir o Caribe das revistas, vale mais ir a Eagle Beach ou seguir uns dois quilômetros pela mesma estrada de Malmok até a Arashi Beach, que eu amei!

Outras praias excelentes para se fazer snorkel em Aruba: 
- Boca Catalina: essa pequena praia fica a apenas 1 km depois de Malmok e também tem rochas que atraem a vida marinha.
- Mangel Halto: mais distante da região hoteleira, é recomendada especialmente para quem busca um ambiente mais isolado e natural. A área é protegida por manguezais, o que favorece a biodiversidade.

8 - Flamingo Beach

Essa praia acabou ficando muito famosa por causa das fotos de flamingos na beira do mar, caminhando entre os banhistas. Mas ela fica em uma ilha particular, e na verdade os flamingos não são nativos de lá. Foram levados para fins turísticos e provavelmente sofreram alguma alteração nas asas para não saírem voando.  

A Flamingo Beach fica na Renaissance Island, a ilha do hotel Renaissance Wind Creed Aruba. O hotel fica na capital Oranjestad, mas põe à disposição dos hóspedes barcos para levar à sua ilha particular. Eles partem desse canal sob o hotel de 15 em 15 minutos, olha que interessante:

Praias de Aruba

Para conseguir usufruir da ilha, o ideal é ser hóspede, pois está incluso na diária. Em tese, não hóspedes podem comprar um day use para conhecer a ilha, mas eu mesma não consegui. Mesmo tentando com várias semanas de antecedência, o calendário aparecia inteiro como sold out (esgotado). Já durante a viagem, vi que abriu vaga no dia mesmo, mas era às 11h, e eu tinha outra programação.  

Até cheguei a ir no hotel para perguntar sobre a compra do day use. Confirmaram que era exclusivamente neste site, e que o calendário com datas possíveis é atualizado aos sábados, às 9h, horário local. Custa 125 dólares por pessoa, que incluem 25 dólares em crédito para comprar bebida ou comida lá, além do transporte de barco, é claro. 

9 - Palm Island

Praias de Aruba

A outra ilha particular se chama Palm Island. A praia ali é pequena, delimitada por dois muros de pedras, com árvores e espreguiçadeiras na areia. Não tinha ondas quando eu fui, mas umas marolas grandes, gostoso para ficar boiando. 

O ingresso inclui comida, bebidas, toboáguas e atividades como snorkel e banana boat. É necessário pagar a mais para poder usar os guarda-sóis e as cadeiras em espaços VIP e para entrar na praia onde há flamingos — sim, os bichinhos também foram levados a essa ilha. Também há flamingos em um minilaguinho cercado, visível a todos. 

Ali é fácil de conseguir vaga, mas tem uma pegada bem mais popular do que a Renaissance Island (embora o day use custe 119 dólares por pessoa). A bilheteria e os barcos ficam a 15 km de distância de Palm Beach, em direção à costa sul da ilha. Você pode ler o relato completo da nossa experiência lá neste link

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aruba