Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Palm Island

Palm Island é uma ilha privativa de Aruba transformada em atração turísticaAlém do espaço de praia, o ingresso inclui comida, bebidas, toboáguas e atividades como snorkeling e banana boat.

Devido a essas brincadeiras, é uma atração popular entre famílias com crianças. Mas só vale a pena se sua estada em Aruba for longa; do contrário, aproveite Palm Beach e Eagle Beach, praias mais bonitas e também têm boa estrutura de lazer.

O acesso à ilha é feito por barcos, que partem conforme a demanda ao longo do dia. O ingresso custava, no final de 2024, 119 dólares, ou 104 dólares para crianças de 3 a 9 anos (bebês de até dois anos não pagam). Ele pode ser comprado antecipadamente, mas também pode ser facilmente adquirido na hora, na bilheteria junto ao terminal marítimo da atração. 

Palm Island: quais são as atrações

Palm Island é uma ilha de corais com aspecto rochoso em meio ao mar cristalino do Caribe. Comida e bebida estão inclusas, mas não vá esperando nada muito especial. O almoço é servido em estilo "bandejão" — tinha frango, peixe, arroz, massa, vegetais, entre outros. Não estava ruim, mas eu curti mais o hambúrguer com fritas oferecido em outra área, uma lanchonete mais perto da piscina. De bebida, tem sucos artificiais, refrigerantes, água, café, alguns drinques e uma cerveja local. 

Comprando o ingresso normal, você tem acesso a uma praia apenas. Ela é pequena, delimitada por dois muros de pedras. É preciso chegar cedo para garantir uma espreguiçadeira por ali — cheguei pelas 11h e não encontrei nenhuma livre. É necessário pagar a mais para poder usar os guarda-sóis e cadeiras em espaços VIP. 

Palm Island

As coisas que eu gostei na ilha foram os passeios de banana boat (nas outras praias custam por volta de US$ 25, enquanto ali estão inclusos) e os três toboáguas, que dão um bom frio na barriga. Inclusive, ali fiz minha estreia num desses tobogãs que iniciam em uma cápsula, sabe? Você sobe em uma plataforma, que é removida depois de uma tensa contagem regressiva, provocando uma sensação de queda livre por longuíííssimos milésimos de segundo. Sem falar que lá de cima da escadaria você tem a melhor vista da ilha. 

Banana boat é aquela boia gigante em formato de banana, puxada em alta velocidade por uma lancha. Fazia muito tempo que eu não andava numa dessas; a sensação é que a gente está tentando se equilibrar em um boi bravo no meio do mar. A galera que está nos lugares de trás tem mais chance de cair, mas tudo bem, isso faz parte da brincadeira. Na minha vez, não houve quedas. Durou cerca de 10 minutos. 

Palm Island

Também tem uma piscina rasinha com alguns brinquedos para crianças menores. Não há uma piscina para adultos, mas no canto desse playground molhado há algumas espreguiçadeiras parcialmente submersas. 

Palm Island

O que está incluso no day use

  • Praia
  • Comidas e bebidas (alcoólicas ou não)
  • Banana Boat (admitidas apenas pessoas a partir de 10 anos)
  • Snorkeling
  • Toboáguas
  • Playground molhado infantil

Também há atividades cobradas à parte, além do ingresso para entrar na ilha: 

  • Acesso à praia VIP com flamingos
  • Acesso às cabanas de praia
  • Sea trek (caminhada embaixo da água com um capacete que mantém ar) 
  • Mergulho Snuba (com uma máscara especial e um cabo que fornece ar)
  • Massagem 

Não há chuveiros para os visitantes, mas há vestiários e banheiros. Os armários precisam ser alugados. 

Palm Island

Os flamingos de Palm Island

A Palm Island divulga os flamingos criados na beira da praia como uma atração e, de fato, muita gente chega lá empolgada para vê-los. Eles acabaram virando um símbolo de Aruba, e estão em vários cartões postais e souvenirs. 

Palm Island

As aves de cor rosa ficam em duas áreas. A mais exclusiva é uma pequena praia VIP que custa pelo menos 65 dólares a mais para frequentar. Ali, os flamingos ficam caminhando à beira-mar ao lado dos turistas (foto à direita). 

A outra área, onde todos podem vê-los, é uma lagoa minúscula toda cercada (esq.). E, por incrível que pareça, tem quem pague uma grana a mais para entrar ali e tirar foto com eles. 

Palm Island

Essa ideia de colocar flamingos nas praias, na verdade, começou na outra ilha particular de Aruba, a Renaissance Island, que tem uma proposta mais exclusiva, voltada praticamente aos hóspedes do hotel de mesmo nome. Mas preciso alertar que flamingos não são espécies endêmicas de Aruba; esses animais foram levados até essas ilhas e, provavelmente, tiveram alguma alteração nas suas asas para não voarem. 

Onde fica Palm Island

O nome da ilha particular pode gerar alguma confusão, dando a entender que fica perto de Palm Beach, a praia mais famosa de Aruba. Mas, na verdade, a atração fica a 15 km de distância, mais em direção à costa sul da ilha. 

Dá para ir de táxi, de carro alugado (há um estacionamento gratuito junto à bilheteria) ou de ônibus, que pode ser contratado em caso de compra antecipada de ingresso no site oficial.

O transporte de barco até a ilha está incluso no ingresso e leva apenas cinco minutos: Palm Island fica a apenas 600 metros da costa.

Fotos de Palm Island

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aruba

Palm Island

Aruba