Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Ruínas de Bushiribana

As ruínas de Bishiribana são uma atração para uma paradinha rápida em Aruba. A edificação de pedras era parte de uma mina de ouro descoberta há 200 anos, usada pelos holandeses para processar o minério. 

Hoje o lugar está desabando, não há nada além das pedras. Inclusive, há placas informando que é proibido seguir adiante porque escombros podem cair. Mesmo assim, os turistas param a caminho da Natural Bridge de Aruba para contemplar as ruínas e tentar imaginar a história que transcorreu por ali. 

Ruínas de Bushiribana

Se hoje Aruba é uma ilha voltada inteiramente ao turismo, foram os garimpeiros que moldaram a história da ilha, há mais de 500 anos, quando aventureiros procuravam riqueza e tesouros no Caribe. Em 1824, finalmente foi descoberto ouro em Aruba e o setor acabou produzindo mais de 1.500 toneladas do metal.

Apesar da placa, muita gente ainda entra nas ruínas, que já não possuem teto. Se você decidir fazer isso, cuide bem onde pisa, pois pode haver pedras soltas, e busque ficar longe das paredes.

Existe uma ampla área para estacionar bem ao lado das ruínas. Quando eu visitei, também havia um food truck próximo à atração que parecia ter a mesma idade das ruínas. Que maldade a minha; na hora da fome, pode salvar, né? 

Ruínas de Bushiribana

As ruínas de Bishiribana fazem parte de muitos roteiros de buggy, quadriciclo e jipe, mas também dá para chegar facilmente com carro de passeio. A atração fica a 16 km de Palm Beach e a 11 km da capital Oranjestad. Só tem estrada de chão nos últimos 500 metros. 

Essa região é bem interessante, por apresentar uma outra face de Aruba, com um mar mais agitado e cenário acidentado, cheio de rochas. E não deixe de esticar o passeio até a já citada Natural Bridge, ou Ponte Natural — leia o post

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aruba

Ruínas de Bushiribana

Costa norte
Aruba