Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Gruta do Mimoso

A Gruta do Mimoso é daqueles lugares que dá um frio na barriga só de olhar. É uma caverna esculpida há milhões de anos em que, além de admirar as formações rochosas únicas, o turista também faz flutuação ou mergulho no lago cristalino.  

Inclusive, ela é considerada pela comunidade internacional de mergulho uma das mais belas cavernas alagadas do mundo. Possui formações raríssimas, como crostas, cones e outros tipos de espeleotema. Espeleotemas são resultados da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água — no caso das cavernas de Bonito, o calcário.

Gruta do Mimoso

Quem não é especialista em mergulho de caverna consegue ver apenas a ponta da gruta — no máximo, uns 30 dos seus 120 metros de extensão horizontal. Mas já é deslumbrante. Na verdade, a ideia de não saber o que há além daquele buraco escuro na caverna deixa tudo mais misterioso. A impressão que dá é que, a qualquer momento, vai sair alguma criatura jurássica lá de dentro.

A Gruta do Mimoso tem um quê de novidade porque ficou vinte anos fechada à visitação. Foi reaberta em janeiro de 2022, depois de obter todos os licenciamentos necessários.

Gruta do Mimoso

Flutuação na Gruta do Mimoso

A atividade mais comum na Gruta do Mimoso é a flutuação com snorkel, uma atividade que exige menos coordenação do que o mergulho com cilindro. Mesmo quem não sabe nadar pode fazer a atividade, visto que a roupa de neoprene e o colete salva-vidas fazem a gente boiar, sem esforço.

É aconselhável chegar uns minutos antes do horário agendado para assinar os termos de segurança. Eles te emprestam as roupas de neoprene, a sapatilha e o snorkel no receptivo. Se você preferir, dá para alugar a máscara full face, que cobre o rosto inteiro. Enquanto o snorkel prende seu nariz, forçando você a respirar pela boca, é possível respirar pelo nariz com a full face.

Gruta do Mimoso

A gente caminha 300 metros por uma trilha fácil até chegar à boca da caverna. Enquanto tomamos uma ducha, para tirar os produtos químicos do corpo, nosso instrutor entra para ir colocando lanternas flutuantes dentro da água. Elas facilitam que a gente enxergue o interior do lago e, de quebra, destacam seu tom azul impressionante.

Descemos 78 degraus até o deque de treinamento, onde todos garantiram fotos antes de cair na água. Os visitantes recebem uma pequena lanterna para enxergar cada detalhe da caverna durante a flutuação. A visibilidade da água é um absurdo, tão cristalina que parece que estamos levitando a quatro metros do chão. Eu fiquei com medinho, mas nada que me impedisse de ser a primeira. Cheguei até a dar uns berros de animação, crente de que, com a máscara, ninguém podia me ouvir.

Gruta do Mimoso

Não tem peixes grandes na caverna inundada, apenas uns lambarizinhos prateados. Porém, quando a gente direciona a lanterna contra eles, a sombra que é projetada na parede da caverna os transforma em uns baita tubarões. Aviso para você não levar nenhum susto hehe. 

O passeio tem duração média de 1h30, sendo 45 minutos dentro da caverna. A atividade é vetada a crianças com menos de oito anos. Se você nunca fez flutuação antes, eu recomendo começar por alguma outra, como a Nascente Azul, Aquário Natural ou Rio Sucuri, onde há claridade e turistas têm mais tempo para pegar o jeito antes de cair na água.

Preço: em outubro de 2023, eu paguei R$ 241 pela atividade.

Mergulho na Gruta do Mimoso

Mesmo quem nunca teve essa experiência na vida pode fazer o mergulho com cilindro na Gruta do Mimoso. O chamado Mergulho de Batismo é supervisionado por um instrutor, que dará as orientações necessárias sobre a atividade e o equipamento. 

Não precisa ter (tanto) medo: você vai permanecer o tempo todo no primeiro salão da caverna, o mesmo utilizado na flutuação com snorkel. Ou seja, sempre terá acesso direto à superfície. Ao todo, a atividade dura em torno de 2h15min.

Preço: custava R$ 690 em dezembro de 2023.

Para quem já tem experiência com mergulho, também são praticadas as seguintes modalidades:

  • Mergulho com cilindro para credenciados: os mergulhadores exploram a Gruta do Mimoso acompanhados por um guia, mergulhando no lago do salão inicial da caverna, observando parte de suas belas formações e avistando o início do conduto que leva à zona sob teto, onde é possível admirar algumas formações submersas. Vale ressaltar que essa atividade é sazonal e só é realizada quando o nível mínimo da água está com oito metros de profundidade. É obrigatória a apresentação da carteirinha.

  • Mergulho Cavern Discovery: é necessário ter a certificação Open Water ou similar e registro de 25 mergulhos (além dos mergulhos de treinamento) ou certificação Advanced Open Water. O mergulho é realizado próximo à zona de luz natural da caverna, mas é importante lembrar que essa atividade é destinada a mergulhadores experientes em águas abertas, que tenham controle total da flutuabilidade e habilidades necessárias. A atividade está sujeita à sazonalidade e só é realizada quando o nível mínimo da água atinge oito metros de profundidade.

  • Mergulho Cavern: é para mergulhadores certificados como Cavern Diver ou equivalente que desejam explorar as cavernas subaquáticas em um ambiente seguro e controlado. Tem profundidade máxima de 18 metros. O voucher para essa modalidade inclui dois mergulhos com guia e a utilização de dois cilindros simples ou uma dupla de cilindros (dependendo do treinamento do mergulhador). A duração total da atividade é de meio período.

  • Mergulho Intro to Cave: reservado para os mergulhadores experientes. É necessário ter a certificação Intro to Cave ou equivalente para mergulhar em ambientes subterrâneos. A profundidade máxima permitida do mergulho é de 30 metros e o tempo total da atividade é de meio período.

  • Mergulho Cave: para mergulhadores certificados em Cave/Full Cave ou equivalente. Com uma profundidade máxima de 40 metros, esse mergulho é destinado a explorar as áreas mais profundas da Gruta do Mimoso, um ambiente fascinante e misterioso. No voucher do passeio, estão inclusos dois mergulhos com guia, além de dois cilindros configurados conforme o treinamento do mergulhador.

Neste desenho, dá para entender um pouco melhor como é a caverna por dentro:

Gruta do Mimoso

Onde fica a Gruta do Mimoso

A Gruta do Mimoso se situa no município de Bonito, na Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul. Fica a 30 km do centro da cidade, sendo os últimos 4 km em estrada de chão, que estava em boas condições quando eu fui.

Fica a apenas 3 km do complexo da Nascente Azul, que tem também uma belíssima atividade de flutuação e um espaço de balneário com piscinas artificiais, onde dá para passar o dia. São atrações que você pode conciliar no mesmo dia.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bonito

Gruta do Mimoso

KM 28
Bonito
79290-000
https://www.grutadomimoso.com.br/