Bonito
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Passeios em Bonito

É nos passeios de Bonito que você conhece essa região tão cheia de vida do Mato Grosso do Sul. É por meio deles que você chega às cachoeiras, às cavernas e nascentes tão cristalinas que te dão a sensação de estar voando! 

Todas as atividades são feitas com horário marcado, na companhia de um guia. A organização das fazendas onde ocorrem os passeios e o comprometimento dos guias com a preservação fazem de Bonito uma referência nacional e internacional de ecoturismo. Mas tudo isso gera um custo, o que faz da cidade um destino caro. São poucas as atividades abaixo de R$ 100 por pessoa, a maioria passa de R$ 200.

Neste post, a gente lista os principais passeios, com a distância da cidade e atrações próximas. Clicando nos links, você poderá ler uma matéria sobre cada atração, com as nossas percepções, preços e informações úteis.

Mas antes, deixa eu te explicar como funciona a reserva dos passeios, porque é um sistema bem diferente de qualquer outro destino brasileiro.

Como reservar os passeios em Bonito?

O visitante precisa reservar os passeios de Bonito por meio de uma das agências de turismo da cidade. Isso porque o turismo lá funciona com uma ferramenta chamada Voucher Único, um sistema que interliga agências turísticas e prestadores de passeios.

Se você tem o costume de chegar na bilheteria e comprar um ingresso, esqueça. Caso ainda tenha vaga — não é garantido —, os recepcionistas vão tentar intermediar a venda por meio de uma agência. O ideal é se planejar, reservar os passeios de Bonito com um mês de antecedência se for viajar na baixa temporada e pelo menos três meses em feriadões e períodos de férias escolares, de inverno ou verão, que compõem a alta temporada. Se for viajar no Carnaval ou Réveillon, precisa ser ainda antes.

Passeios em BonitoO passeio no Buraco das Araras pode ser feito no mesmo dia que o do Rio da Prata

Há muitas agências credenciadas na cidade, você consegue visualizar todas no site da prefeitura. Uma boa notícia é que os valores das atrações de Bonito são tabelados: em qualquer agência credenciada da cidade, você vai encontrar o mesmo preço em qualquer atração. 

Óbvio que essa dinâmica encarece como um todo o valor dos passeios, mas acaba sendo prático concentrar todas as atividades em um só orçamento, com uma só empresa. E é massa escolher a agência pelo atendimento em vez do preço. Eu entrei em contato com três e acabei fechando com a atendente da H2O, que demonstrou mais atenção e agilidade. Ouvi boas referências também da Boni Tour, da Ygarapé e da Bonito Way.

Passeios em Bonito — o que fazer na cidade

Dizem que quem viaja a Bonito não pode deixar de fazer ao menos uma flutuação, visitar um parque de cachoeiras e conhecer uma caverna — e recomendamos que você faça exatamente isso.

Então separamos os passeios de acordo com essas três categorias:

Flutuações em Bonito

Flutuação é atividade em que se boia no rio para admirar a vida aquática. Muitas vezes, é a forma de conhecer um rio ou nascente da região.

A gente utiliza um snorkel (onde se respira pela boca) ou então uma máscara full face (respira-se pelo nariz). Em via de regra, não é permitido bater os pés, nem colocá-los no chão, para não levantar sedimentos. Não chega a ser algo muito radical, não: está mais para um passeio pelos belos rios da região, seguindo sua correnteza. 

Não é obrigatório saber nadar: vestindo a roupa de neoprene e mais o colete, a gente não afunda. Ah, se você precisa usar óculos, e não tem lentes, é interessante conversar com a agência antes, porque pode ser um impeditivo na hora de pôr o equipamento. 

Eis as principais flutuações de Bonito:  

  • Rio Sucuri: é o rio mais cristalino do Brasil. Pode ser conhecido por meio de flutuação, de até 1.800 metros, ou de passeio de barco. Fica a 19 km do centro de Bonito, um pouco depois da Praia da Figueira.
  • Rio da Prata: o Recanto Ecológico Rio da Prata é o lugar para quem quer ver peixe. É a flutuação mais extensa que fiz, totalizava 2.200 metros dentro da água. O almoço na fazenda é outro ponto forte. Fica a 46 km, perto do Buraco das Araras, vale fazer os dois passeios no mesmo dia.
  • Nascente Azul: flutuação recomendada para iniciantes, por ter apenas 300 metros de extensão. Podemos ver a fenda na rocha por onde brota a água — você pode tirar o equipamento para praticar apneia e ir ao encontro dela. Inclui o acesso a um belo balneário, com praia artificial, cachoeira e uma bela piscina. Fica a 33 km do centro.
  • Aquário Natural: a flutuação ocorre ao longo de 900 metros do Rio Baía Bonita, passando por uma flora abundante. Também é indicada para iniciantes, uma vez que o breve treinamento é feito em uma piscina, antes da trilha. É a flutuação mais próxima do centro da cidade, a cerca de 8 km.
  • Lagoa Misteriosa: tem pelo menos 220 metros de profundidade e é cercada por árvores. Embora não seja coberta, é considerada uma caverna inundada, abastecida por um lençol freático. Em razão da proliferação de algas, funciona só em meses mais frios, normalmente, de abril a setembro. Também oferece atividade de mergulho. Fica a 46km de Bonito, junto ao Rio da Prata. 

Passeios em Bonito

Cavernas em Bonito

Os guias de Bonito explicam que o solo da Serra da Bodoquena parece um queijo suíço feito de calcário: há inúmeras grutas secas e grutas alagadas, com profundidades impressionantes. Cinco dessas cavernas são abertas à visitação:  

  • Gruta do Lago Azul (foto abaixo): cartão-postal de Bonito, é uma caverna de rocha calcária com um lago subterrâneo de 87 metros de profundidade. É permitida apenas a contemplação, não dá para entrar na água. Fica a 21 km do centro, perto do Abismo Anhumas e da Gruta São Miguel.
  • Gruta do Mimoso: também é uma caverna com um lago cristalino, a iluminação se dá por lanternas. Pode ser conhecida com a contratação de duas atividades: mergulho com cilindro ou flutuação. Fica a 29 km do centro, perto da Nascente Azul.
  • Abismo Anhumas: é uma caverna inundada onde a gente desce 72 metros em um rapel elétrico para acessar o nível da água. O lago chega a, pelo menos, 80 metros de profundidade. Pode ser conhecido através de mergulho, flutuação ou apenas contemplação. Fica a 23 km do centro, perto da Gruta do Lago Azul.
  • Gruta de São Miguel: é uma bela caverna seca com estalagmites, estalactites, colunas, travertinos, coraloides, ninhos de calcário e outras formações rochosas moldadas em um processo de milhões de anos. É um passeio de contemplação. Fica a 18 km do centro de Bonito, próximo à Gruta do Lago Azul.
  • Gruta Catedral: é uma caverna que tem proposta semelhante à da Gruta de São Miguel, apenas de contemplação. Faz-se uma caminhada com diversas paradas para contemplar e aprender mais sobre as formações rochosas. É a mais próxima da cidade, a apenas 4,5 km.

Passeios em Bonito

Cachoeiras em Bonito

As mais belas cachoeiras de Bonito ficam dentro de parques particulares. Elas são acessadas por meio de trilhas, realizadas em grupo, com a presença de um guia. 

  • Cachoeiras da Serra da Bodoquena: tem cinco lindas cachoeiras, sendo que, em algumas, você consegue entrar debaixo da queda d'água. São acessadas por meio de uma trilha de 2,5 km. Ao final, tem um balneário com tirolesa na água e uma brincadeira que envolve botes e baldes de água. Fica a 72 km do centro de Bonito.
  • Boca da Onça: essa é a maior queda d'água do Mato Grosso do Sul e integra um passeio supercompleto: uma trilha guiada de pelo menos 4 km, com oito cachoeiras de água cristalina e cinco paradas para banho (foto abaixo). Além do almoço, também inclui café da manhã. Fica a 60 km de Bonito.
  • Parque das Cachoeiras: é um lugar para contemplar as belezas no curso do Rio Mimoso e se jogar na água. A área inclui sete cachoeiras, de diferentes tamanhos, e uma nascente, logo no começo do passeio. A trilha tem 1,7 km. A atração fica a 20 km do centro de Bonito.
  • Estância Mimosa: na outra margem do Rio Mimoso, fica a Estância Mimosa, que compartilha parte das quedas d'água do Parque das Cachoeiras. A trilha tem 2.450 metros em meio à mata ciliar, com observação de diferentes espécies de animais e árvores. A fazenda tem também passeio de cavalo. Fica a 25 km do centro.
  • Rio do Peixe: O passeio ocorre em uma fazenda com cachoeiras, piscinas naturais e grutas inundadas. Durante o passeio, encontramos trampolim, plataforma de salto e até tirolesa que termina na água. Com sorte, o visitante terá a oportunidade de ver macacos, araras e antas que vivem na área da fazenda. Fica a 35 km do centro.
  • Fazenda Ceita Corê: lá você pode conhecer a nascente do Rio Chapeninha, em uma caverna submersa explorada até 155 m de profundidade, e fazer uma bela trilha de 4 km em meio à natureza. Ela passa por passarelas e pontes suspensas, com paradas para mergulho em cachoeiras e piscinas naturais. Fica a 38 km do centro da cidade.

Passeios em Bonito

No post o que fazer em Bonito, você vê mais informação sobre cada um desses passeios e outras atrações da cidade.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bonito