Pontos Turísticos de Bonito
Os pontos turísticos de Bonito são os rios, cavernas e cachoeiras, atrações que os visitantes conhecem por meio dos passeios. Eles ficam praticamente todos na zona rural ou mesmo em outros municípios, a até 70 km de distância (saiba quais são os meios de transporte em Bonito).
Muitas vezes, a flutuação com snorkel é a forma de conhecer um ponto turístico da região, pois não tem como acessar o rio de outra forma. A atividade revela um mundo novo, que não pode ser visto do lado de fora: águas cristalinas, coloridas apenas por peixes e vegetação. Não é preciso saber nadar, a roupa de neoprene e o colete salva-vidas impedem que você afunde.
A flutuação do Rio da Prata é a mais longa e onde você encontra mais peixes, Nascente Azul (fotos) e Aquário Natural são as melhores para iniciantes. O Sucuri é conhecido como o rio mais cristalino do Brasil e oferece a alternativa de ser visitado de barco também. Já a Lagoa Misteriosa, que só abre nos meses mais frios, surpreende com seus mais de 200 metros de profundidade. Ali, dá para fazer flutuação ou mergulho com cilindro.
Falando agora nas cavernas de Bonito, existem cinco abertas à visitação. A Gruta do Lago Azul foi o primeiro ponto turístico da cidade e é até hoje seu grande cartão-postal em razão dos tons inacreditáveis que ressurgem no lago. Ela é apenas contemplativa, ou seja, os turistas não podem entrar na água. Outras duas cavernas contemplativas, que permitem ver de perto os formatos inusitados de estalactites e outras formações rochosas, são a Gruta São Miguel e a Gruta Catedral.
Existem duas cavernas com lago que permitem entrar na água, realizando a atividade de flutuação ou o mergulho com cilindro. São a Gruta do Mimoso (foto abaixo), onde você ganha uma lanterna para observar cada detalhe dentro e fora da água, e o Abismo Anhumas, acessado por meio de um rapel elétrico de 72 metros de altura. Com certeza é um passeio inesquecível, um dos mais exclusivos da cidade, mas com preço salgado.
Faltou falar das cachoeiras de Bonito, e são tantas! As mais bonitas ficam dentro de parques, acessadas por trilhas realizadas em grupo e com guia.
Os atrativos mais próximos do centro são o Parque das Cachoeiras e a Estância Mimosa, mas pegando um pouco mais de chão, rola de conhecer as lindas Cachoeiras da Serra da Bodoquena (a Cachoeira da Gruta é a mais bela e dá para entrar debaixo da queda d'água) e a gigante Boca da Onça (foto abaixo). Essa é a maior queda d'água do Mato Grosso do Sul e integra um passeio supercompleto: uma trilha guiada de pelo menos 4 km, com oito cachoeiras de água cristalina e cinco paradas para banho.
Se você tiver mais tempo, tem outros dois passeios de cachoeiras populares na cidade: a Fazenda Ceita Corê e a fazenda do Rio do Peixe.
Ah, o Rio Formoso, a 7 km do centro de Bonito, é também um importante ponto turístico de Bonito. É onde fica a maioria dos balneários de água doce da cidade, boa opção para relaxar e deixar a criançada se divertir. Veja quais são eles neste post.
Ponto turístico no Centro de Bonito
O ponto turístico que fica no centro de Bonito é a Praça da Liberdade, o único que você consegue conhecer de graça na cidade.
Além de tirar foto no chafariz com duas esculturas grandes do peixe piraputanga (um peixe de água doce muito comum em Mato Grosso do Sul), não tem muita coisa para fazer ali, é uma pracinha típica de cidade de interior. Mas é um bom ponto de partida para pernear pelo centrinho, ver as lojas, conhecer os bares e restaurantes da cidade.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Bonito
- Passeio de barco + Mergulho de flutuação na Barra do Sucuri
- Mergulho de flutuação no rio da Prata
- Visita guiada pela gruta do Lago Azul
- Passeio a cavalo pelas fazendas de Bonito
- Trilha pelas cachoeiras do rio do Peixe
- Trilha pelas cachoeiras do rio Mimoso
- Visita à Fazenda Ceita Corê