Bonito
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Onde Comer em Bonito

Há excelentes restaurantes em Bonito, não pense que as opções são limitadas porque a cidade é pequena. Eu só tive boas experiências gastronômicas, do café da manhã ao jantar, passando pelo doce de leite raspado do tacho. 

A cozinha pantaneira é forte em Bonito, com muitos pratos de peixe. Os mais pedidos são traíra, pacu (foto abaixo), piraputanga e pintado, que são espécies existentes nos rios locais. Outra coisa que faz sucesso entre os turistas — não é exatamente popular entre os moradores — é a carne de jacaré, que se parece um pouco com peixe ou frango e é servida em diversos estabelecimentos.

Onde Comer em Bonito

O Paraguai, a apenas 130 km de distância, também tem bastante influência na culinária local. No café do hotel ou no lanche da tarde, não deixe passar a chipa (foto à esq.), uma receita paraguaia que parece muito com o pão de queijo, e a sopa paraguaia (à dir.), que, apesar do nome, é uma espécie de bolo salgado, de milho verde ou fubá. 

De sobremesa, renda-se aos sabores das frutas da região. Os freezers da marca Delícias do Cerrado têm picolés e sorvetes bem diferentes, alguns que eu nem sabia da existência. Tem de jabuticaba, cajá-manga, abacate, tamarindo, pequi... 

Eu amei o de bocaiuva, uma frutinha que serve de alimento para as araras, mas não me peça para repetir o de guavira. Para mim, pareceu um picolé de cactus hehe. Ah, e se você é chegado em chocolate, a lojinha Jaracatiá Bombons do Cerrado, no centrinho, também faz doces com frutos típicos da região.

Almoço nas fazendas de Bonito

Em Bonito, é comum almoçar nos passeios. A maioria das fazendas oferece um bufê, que pode ser incluso no valor do passeio ou um adicional. E não subestime: costuma ser muito bom!

Onde Comer em Bonito

Experimentamos o almoço de algumas fazendas em Bonito, como o do receptivo das Cachoeiras da Serra da Bodoquena, Boca da Onça, que tem café da manhã e almoço (foto acima) maravilhosos, e do Rio da Prata, que vale uma breve descrição:

O banquete é servido em um fogão a lenha. Quando eu fui, tinha carreteiro (também bem típico da região), tilápia, frango assado, carne, a tal da sopa paraguaia, macarrão, feijão carioquinha, farofa e moqueca de banana — repare que tem opções para vegetarianos e veganos também. De sobremesa, raspei o tacho do famoso doce de leite da fazenda, que eu vi fervendo antes de ir para a flutuação. Tudo uma delícia!

Restaurantes no centro de Bonito

Seja para almoçar ou jantar, o Pantanal Grill é uma escolha certeira de restaurante em Bonito. É especializado em carne de jacaré e também serve peixes de água-doce. Outro lugar recomendado pelos moradores é o Juanita, que tem no pacu na brasa sem espinho o carro-chefe, além de um famoso chico balançado à base de banana. O ambiente é descontraído e agradável, a minha única ressalva foi com o atendimento, que deixou a desejar. Mas a julgar por outras avaliações, talvez eu tenha pegado um dia ruim.

Um restaurante que eu voltaria dez vezes é o Casa do João. O peixe ao molho de urucum foi um grande acerto. Foi servido em panela de ferro, acompanhado de pirão, arroz, batata e legumes. O molho estava saboroso demais, com uns nacos generosos de queijo dentro. Essa é a porção para uma pessoa, acredita?

Onde Comer em Bonito

O ambiente do Casa do João também é muito charmoso, com luminárias de cipó, placas com frases divertidas e muita cor. Ainda conta com uma lojinha de presentes e uma espécie de museu de antiguidades não tããão antigas, como máquinas de escrever, umas filmadoras, umas fitas de música que vão te fazer sentir velho hehe. Ah, o restaurante tem noites de música ao vivo também.

O Bacuri Cozinha Regional tem uma proposta interessante, trazendo sabores autênticos do Pantanal em releituras modernas. Eu pedi uma entrada apenas, Sashimi do Piloteiro, finas fatias de peixe pintado, cebola com roxa, cheiro verde, dedo de moça, molho especial a base de suco de limão. A inspiração para o prato veio de barcos de pesca na Bacia do Rio Paraguai. Mas se eu puder ovacionar algo, vai ser a caipirinha de limão-siciliano feita com a cachaça de pimenta rosa e limão da Di Bonito. Uau!

Onde Comer em Bonito

Para pizzas, vale ir no Zapi Zen (foto abaixo), que tem de sabores clássicos a outros mais refinados, aprovadíssimos. Para um lanche rápido, a Pastelaria Pastel Bonito funciona bem. Além das cachaças próprias, o Taboa também tem bons beliscos e pratos em um ambiente descomplicado — saiba mais sobre a noite em Bonito.

Onde Comer em Bonito

Atente-se que muitos lugares não ficam abertos até tarde, como ocorre em cidades grandes, e alguns só abrem à noite. Saindo para jantar muito tarde, você tende a encontrar poucas opções disponíveis.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bonito