Melhores Destinos
Mato Grosso do Sul

Bonito

Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Bonito é lugar para lavar a alma em águas cristalinas, que brotam de nascentes, escorrem por cachoeiras, guardam mistérios milenares dentro de cavernas. E basta poucas horas na pequena cidade do Mato Grosso do Sul para entender por que se tornou um dos principais destinos brasileiros de ecoturismo.

Já vou adiantando que a terra da Gruta do Lago Azul (foto) não é barata, mas compensa na organização dos passeios, no cuidado com a natureza e na beleza. Bonito é eufemismo: esse cantinho do Brasil é lindo, estonteante. E difícil de esquecer. 

Bonito

Sobre Bonito - MS

Bonito fica a aproximadamente 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, no ponto onde o Cerrado encontra a Mata Atlântica. Ela ficou famosa em razão dos seus rios cristalinos e cavernas de cair o queixo, ambos, um oferecimento da alta presença de calcário no solo. 

Apesar do charme típico de cidade de interior, Bonito - MS oferece infraestrutura de causar inveja a diversas metrópoles, com receptivos turísticos superorganizados, excelentes restaurantes e opções de hospedagem para todos os bolsos. 

Flutuar com peixes de diversas espécies, observar animais em seu habitat natural, descer de rapel elétrico numa gruta, cavalgar, tomar banho de cachoeira e admirar paisagens incríveis são algumas das coisas para fazer na cidade e seus arredores. Você provavelmente vai voltar para casa exausto, mas feliz. Eu enxerguei os tons de azul de Bonito por dias, sempre que fechava os olhos.

Para não cair em perrengues, leia as nossas dicas sobre Bonito.

O que fazer em Bonito 

A forma de conhecer as principais atrações de Bonito são os passeios. E eles são muitos, você dificilmente vai vencer todos em uma viagem. Realizados em grupo e com um guia credenciado, eles requerem agendamento prévio por meio de uma agência de turismo da cidade. A organização garante que os passeios tenham número máximo de visitantes, o que contribui para a preservação do lugar. A gente preparou um post para explicar como funcionam os passeios de Bonito.

Dizem que quem vai a Bonito precisa fazer pelo menos uma flutuação, conhecer pelo menos uma gruta e um parque de cachoeiras; e a gente recomenda exatamente isso. As principais atividades de flutuação com snorkel ocorrem no Rio Sucuri, na Nascente Azul, no Rio da Prata, no Aquário Natural e na Lagoa Misteriosa, cada uma delas tem suas peculiaridades e características diferentes.

Também dá para fazer flutuação (ou mergulho com cilindro) dentro de duas cavernas: a Gruta do Mimoso e o radical Abismo Anhumas. Mas a caverna mais famosa da cidade, a Gruta do Lago Azul, não permite que os turistas entrem na água, é apenas contemplativa. Também dá para conhecer o interior de duas cavernas secas: a Catedral e a São Miguel.

As cachoeiras de Bonito ficam em propriedades privadas e podem ser conhecidas por trilhas guiadas, com paradas para banho. Os atrativos mais próximos do centro são o Parque das Cachoeiras (foto abaixo) e a Estância Mimosa, porém, pegando um pouco mais de chão, rola conhecer as lindas Cachoeiras da Serra da Bodoquena e a gigante Boca da Onça, que oferece um dos passeios mais completos da região.

Você ainda pode observar aves no gigantesco Buraco das Araras, relaxar nos balneários do Rio Formoso e curtir a noite no centrinho de Bonito, que tem bares e excelentes restaurantes

Saiba tudo o que fazer em Bonito.

Bonito

Hotéis em Bonito 

A rede hoteleira de Bonito cresceu muito nas últimas décadas. Hoje conta com pousadas, hotéis, hostels, cabanas, até resorts — há opções para os mais diversos púbicos.  

Se você está sem carro, é interessante escolher um hotel bem centralizado para ter acesso fácil ao comércio e restaurantes à noite. Especialmente perto da Rua Pilad Rebuá, conhecida como Rua Principal, e da praça de Bonito, Praça da Liberdade. 

Bonito — as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Bonito. As acomodações foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Pousada Surucuá - Bonito MS 9.5 Ver preços
Pousada Girassol 9.4 Ver preços
Pousada Olho D'Água 9.2 Ver preços
Pousada Mandala 8.9 Ver preços
Hotel Pousada Calliandra 8.8 Ver preços
Hotel Pirá Miúna 8.8 Ver preços
Zagaia Eco Resort 8.6 Ver preços
Marruá Hotel 8.5 Ver preços
Pousada Villas - Bonito 8.5 Ver preços
Bonito HI Hostel e Pousada 8.3 Ver preços

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer o seguro viagem é uma boa ideia para viajar com segurança. Sempre que viajamos para fora do Brasil procuramos fazê-lo, mesmo que o país não exija o seguro, porque caso haja uma emergência médica ou seja necessário assistência durante a viagem, o seguro pode te amparar e cobrir gastos em várias situações, como despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, por exemplo Faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS!

É uma boa ideia reservar os últimos dias da viagem em um hotel com acesso direto ao Rio Formoso. Eu me hospedei no Hotel Cabanas (fotos abaixo), que tem atividades como boiacross e quedas d'água de cor turquesa, um paraíso! Outras duas excelentes opções nessa vibe são o Hotel Santa Esmeralda e Pousada Boyrá. Não marque nenhum passeio nesses dias: aproveite para relaxar e curtir a natureza "no quintal" do hotel.

Leia nossas dicas completas de Onde Ficar em Bonito

Como chegar a Bonito - MS

O terminal mais próximo é o Aeroporto Regional de Bonito, a apenas 15 km do centro da cidade. Ele recebe voos regulares da Gol partindo do Aeroporto de Congonhas em São Paulo ou da Azul, partindo de Campinas e de Corumbá. Mas as duas empresas atendem a quase todas as cidades brasileiras com conexões nesses aeroportos.

O Aeroporto de Campo Grande, capital do estado, é também uma opção, a cerca de 300 km de distância. A partir de Campo Grande, você pode pegar um transfer, ônibus ou um carro alugado para ir até Bonito, dá mais ou menos 4 horas de estrada. Leia todas as dicas de como chegar a Bonito.

Veja nossas dicas de pacotes de viagem para Bonito - MS e baixe o aplicativo do Melhores Destinos para saber em primeira mão das ofertas que encontramos.

Bonito

Quando ir a Bonito - Melhor época

Bonito recebe turistas o ano inteiro, mas as experiências podem ser diferentes no inverno e no verão.

A estação chuvosa em Bonito ocorre entre dezembro e março, época de calor intenso e temperaturas na casa dos 35ºC. Nesse período, as cachoeiras estão mais cheias e a mata, bem verdinha. Com chuvas intensas, alguns passeios podem ser desmarcados e há chance de os rios ficarem menos cristalinos.

A estação seca em Bonito ocorre nos meses de maio e agosto, época em que os rios estão supercristalinos e cheios de peixes. Vai ser ótimo para fazer trilhas, uma vez que a chance de chover é bem menor e que, em tese, não estará tão quente. Mas atente que existe possibilidade de ocorrer queimadas na região e que, especialmente por junho e julho, a temperatura pode cair.

As estações intermediárias compõem uma boa época para conhecer Bonito, tipo em maio ou setembro. Já a alta temporada ocorre nas férias de verão e inverno e nos feriadões. Nessa época, a cidade enche e os passeios encarecem.

Leia as dicas completas de quando ir a Bonito

Bonito

Transporte em Bonito - Mato Grosso do Sul

Antes de viajar, é necessário planejar como você vai se locomover dentro da cidade. As atrações ficam na zona rural ou mesmo em outros municípios, a uma distância considerável do centro. Não tem Uber em Bonito, nem transporte público que leve aos pontos turísticos.

A forma mais confortável e, se você tiver companhia, econômica também, é alugando um carro. Mas as outras opções são transfer compartilhado vendido pelas agências de turismo, transfer privativo e táxi, que cobra preços tabelados.

Reserve o carro com antecedência, especialmente, em feriadões ou períodos de férias escolares. Utilize o código MDGUIA5 no site da Rent Cars para ter 5% de desconto

Leia todas as informações sobre transporte em Bonito

Bonito

Informações sobre Bonito - MS

População: 22 mil habitantes
Aeroporto mais próximo: Aeroporto Regional de Bonito (BYO)
Onde fica Bonito: Mato Grosso do Sul, a 300 km de Campo Grande
Cidades próximas: Jardim (70 km), Bom Jardim (145 km), Ponta Porã (270 km)
Site da prefeitura de Bonito