Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Projeto Jiboia

O Projeto Jiboia tem sede na zona urbana de Bonito e visa desmistificar o imaginário que existe em torno das cobras, especialmente as não peçonhentas. 

Além da visita ao serpentário, onde é possível ver espécies como jiboia, píton e cobra-do-milho através de um vidro, o público também assiste a uma palestra sobre as particularidades, os hábitos alimentares e relacionamento desses animais. Ao final, ainda dá para tirar fotos segurando uma cobra.

Projeto Jibóia

Enquanto praticamente todos os passeios ocorrem de dia, essa é uma rara opção de atrativo à noite em Bonito e ocorre em pavilhão coberto, portanto não é prejudicado pela chuva. Nenhuma cobra do local foi tirada da natureza, todas foram criadas em cativeiro.

Uma veterinária do projeto ministrou a palestra no dia que fui. Ela já chegou no auditório com uma cobra apoiada no pescoço, amolecendo os corações agoniados quando apresentou o animal:

— Esse é o Bolinha. 

Projeto Jibóia

A veterinária deixou todos os visitantes muito confortáveis para fazer perguntas. Segundo o fundador, Henrique Naufal, o objetivo é evidenciar para as pessoas a fragilidade das serpentes e, ao mesmo tempo, buscar a preservação das espécies, evitando a matança indiscriminada no meio ambiente. 

Se você tem aversão a zoológicos e à ideia de ver animais presos, eu não indicaria essa atração. Mas se tem curiosidade sobre cobras, vai sair de lá extasiado com tanta informação. 

A atividade dura em torno de 1h30min. No final de 2023, o ingresso custava R$ 70 — crianças até cinco anos não pagam. Você pode reservar a atração por meio das agências de turismo da cidade ou adquirir o voucher na entrada da atração. Cartão de crédito ou débito não são aceitos.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bonito

Projeto Jiboia

Rua Nestor Fernandes,610
Formoso
Bonito
79290-000
http://www.projetojiboia.com.br/