Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Igreja da Pampulha - São Francisco de Assis

Se há uma imagem que marca a cidade de Belo Horizonte, certamente é a Igreja São Francisco de Assis, ou, simplesmente, Igrejinha da Pampulha.  Com projeto e traços de Oscar Niemeyer, ela é um dos maiores ícones da capital mineira e um lindo cartão postal da cidade. Visita imperdível, a Igreja de São Francisco de Assis faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade. Inaugurada em 1943, a igreja foi considerada moderna demais para a época e não foi bem recebida pela população, tendo permanecida fechada até 1959, quando finalmente passou a funcionar como templo religioso. 

A Igreja da Pampulha, além do traçado de Oscar Niemeyer, tem paisagismo de Burle Marx, painéis externos e internos de Candido Portinari e ainda uma obra em bronze no interior de autoria de Alfredo Ceschiatti, mesmo autor dos anjos da Catedral de Brasília. Para quem gosta de fotografar, a Igreja da Pampulha é um deleite! Os ângulos são surpreendentes e o visual noturno, à beira da Lagoa da Pampulha, é ainda mais deslumbrante. 

A visitação é gratuita, porém funcionários da igreja pedem uma contribuição em dinheiro para quem for visitar o interior. Durante as missas, o valor não é cobrado. 


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Belo Horizonte

Igreja da Pampulha - São Francisco de Assis

Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000
Belo Horizonte
31555-200
http://www.arquidiocesebh.org.br/catalogo/paroquia.php?id=280