Melhores Destinos
Belo Horizonte
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

O que fazer em Belo Horizonte

Ao visitar Belo Horizonte, prepare-se para uma deliciosa maratona de espaços culturais, parques, patrimônios da humanidade, restaurantes e botecos. E bota boteco nisso! Se você perguntar a um morador o que tem para fazer em BH, a resposta quase sempre virá acompanhada de sugestões de bares. Apesar de serem clássicos locais e muito amados pelos mineiros, não pense que Belo Horizonte vive apenas de costelinhas, torresmos e cerveja gelada. 

Belo Horizonte oferece um delicioso circuito gastronômico, farta vida cultural, um conjunto arquitetônico invejável (daqueles onde perdemos horas buscando o melhor ângulo para fotos), lindos mirantes e parques, além de boas oportunidades de compras (quem resiste a levar um “queijim" mineiro na mala?). Sem falar que ela é porta de entrada para várias belas cidades históricas, como Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes, além do sempre maravilhoso Inhotim. Aproveite a hospitalidade mineira e corra para BH. 

Lagoa-da-pampulha

Escolha um bom hotel em Belo Horizonte

Há grande oferta de bons hotéis em Belo Horizonte e os preços agradam a todos os bolsos. A cidade não costuma ficar lotada, especialmente nos finais de semana, o que torna a capital mineira uma ótima pedida para quem deseja uma viagem rápida e sem altos custos. As regiões que mais concentram hotéis em Belo Horizonte são os bairros de Lourdes, Savassi e o Centro, os três são vizinhos e se locomover entre eles é muito fácil. Algumas das principais atrações de BH estão nessa região. Outro ponto da cidade que atrai muitos visitantes é a Lagoa da Pampulha, uma das regiões mais turísticas da capital mineira.

Confira mais detalhes de onde ficar em Belo Horizonte e confira algumas dicas de hotéis na capital mineira.

HOTEL NOTA LINK
Hotel Gran Vivenzo Belo Horizonte 8.6 Ver preços
Nobile Inn Pampulha 8.5 Ver preços
Hotel Vivenzo Savassi Belo Horizonte 8.5 Ver preços
San Diego Express Barro Preto 8.4 Ver preços
CHA Pampulha Design Hotel 8.2 Ver preços
Savassi Hotel 8.1 Ver preços
Dayrell Hotel e Centro De Convenções 8.1 Ver preços
Normandy Hotel 8.1 Ver preços
Allia Gran Pampulha Suites 8.0 Ver preços
ibis budget Belo Horizonte Afonso Pena 7.1 Ver preços

Visite a Lagoa da Pampulha e passe o dia todo por lá

Recentemente declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o conjunto arquitetônico da Lagoa da Pampulha é um dos principais pontos a serem visitados na cidade. Repleta de verde e cartões postais, a Pampulha reserva aos visitantes um dia inteiro de belos cenários. Vale percorrer o circuito ao redor da lagoa de bike, a pé ou mesmo economizando tempo fazendo alguns trajetos mais longos de carro. O importante é não deixar de visitar os pontos principais como a Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa Kubitscheck, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha - MAP. Aproveite para curtir sem pressa. Vale até fazer um piquenique de frente para a Lagoa. 

Lagoa-da-pampulha

Percorra os espaços culturais, especialmente o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e o Inhotim

Com uma das maiores concentrações de centros culturais por metro quadrado no país, a Praça da Liberdade atrai moradores e visitantes em busca de novidades, diversão e, claro, um bom passeio! Dá para passar muitas horas por lá visitando espaços como o CCBB, o Memorial Minas Gerais, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento da UFMG, a Casa FIAT de Cultura, o Centro de Arte Popular e o Museu Mineiro

Só esses espaços já seriam suficiente para ocupar um final de semana (especialmente se você parar para experimentar o café de cada um deles), porém vale também investir em alguns cliques do Edifício Niemeyer e do Palácio da Liberdade. Tudo está na mesma região e você não precisará de mais que alguns passos para ir de um para outro. Um pouquinho mais afastados, mas ainda bem próximos, o Museu de Artes e Ofícios e o Palácio das Artes também merecem a atenção. 

Museu-das-minas-e-do-metal-mm-gerdau

Apesar de Belo Horizonte ser repleta de pequenos museus, o grande destaque local é o Inhotim. Localizado a 55 km de BH, na cidade de Brumadinho, o Instituto Inhotim está entre os mais importantes espaços destinados à arte contemporânea no mundo. A cada dia ele atrai mais visitantes para BH, muitos com o único objetivo de conhecer os jardins e as mega galerias do museu. Não é para menos! Inhotim é realmente imperdível e merece uma visita. Na verdade, uma visita de dois dias, porque em apenas um é impossível conhecer todos os espaços, obras de arte e jardins. 

Instituto-inhotim

Experimente os quitutes mineiros

Ah! Como é apaixonante e deliciosa a culinária mineira! Difícil resistir aos sabores de Minas Gerais. Por isso, não lute contra e se jogue no mexidão e na costelinha com mandioca frita e couve refogada. De sobremesa, coma qualquer coisa que combine goiabada, queijo canastra ou Doce de Leite Viçosa. O que vale é experimentar o máximo possível dos tradicionais pratos locais. 

Comece pelos quitutes do Mercado Central, experimente o ambiente de fazenda do Xapuri e não se esqueça dos sanduíches da Pão de Queijaria. Mas se você não gosta da culinária mineira, não se preocupe. A cidade também tem bons menus internacionais. Bairros como Lourdes e Savassi concentram boas opções, mas vale percorrer outros cantinhos da cidade. Veja mais sobre restaurantes em Belo Horizonte

Mercado-central

Vá a um boteco e experimente as cervejas artesanais

Atividade predileta entre os mineiros que vivem em Belo Horizonte, os botecos são levados muito a sério por lá. Todos os moradores têm um bar predileto ou um clássico para indicar. A verdade, no entanto, é que há quase 14 mil bares por toda Belo Horizonte. A cidade é forte também na produção de cervejas artesanais. Aproveite para experimentar algumas delas! Entre os bairros que concentram boas opções de botecos estão Santa Tereza, Savassi, Lourde e Centro, especialmente no clássico Edifício Malleta. Invista algumas horas na deliciosa arte de petiscar e beber nos botecos de BH.  

Aproveite o belo horizonte da cidade e conheça vários mirantes e parques

Cercada pela Serra do Curral, repleta de ruas com altos e baixos e espaços verdes, Belo Horizonte proporciona lindos cenários para os visitantes. Seja do alto de espaços como o Mirante do Mangabeiras e o Parque da Serra do Curral, seja em meio a áreas verdes, como a Lagoa da Pampulha, o Parque Municipal e o Parque das Mangabeiras, você poderá apreciar a beleza de BH em contato mais direto com a natureza. Ah! E não deixe de assistir a um pôr do sol, espetáculo sempre especial em BH.

Mirante-do-mangabeiras

Assista a um jogo no Mineirão

Se você é fã de futebol e curte um bom jogo, independente de quem sejam os times em campo, não deixe de assistir a um jogo no Mineirão! O estádio, localizado na Lagoa da Pampulha, recebe grande clássicos do país, mas bom mesmo é ver um Cruzeiro x Atlético Mineiro comendo um bom e velho tropeiro. Se não houver jogo nos dias em que você estiver na cidade, não perca a chance de visitar o Mineirão e o Museu Brasileiro do Futebol.

Vá às compras nas feiras, shoppings e lojas de rua

Belo Horizonte oferece boas oportunidades para os que não resistem a uma comprinha. O Mercado Central é ótimo para quem procura produtos regionais e comidinhas típicas, como queijos e doces. Já a Feira Hippie atrai quem curte barraquinhas na rua e aquela confusão maravilhosa onde se pode comprar de tudo. 

Para lojas fora dos shoppings a melhor pedida é a Savassi, onde há um bom mix de marcas estabelecidas e outras novatas no mundo da moda. E se o seu negócio é mesmo com os shoppings, BH não irá decepcionar. Há boas opções como o Pátio Savassi, o Diamond Mall e o BH Shopping. De mãos vazias, você não vai voltar. Entretanto, caso se lembre dos presentes apenas no aeroporto, algumas barraquinhas por lá vendem guloseimas deliciosas prontas para presentear. Afinal, lembranças de Minas nunca são demais. 

Mercado-central