Ouro Preto

Enquanto o carro percorre a sinuosa estrada que leva até Ouro Preto, os olhos dos viajantes seguem atentos à incrível Serra do Espinhaço. O sobe e desce das montanhas anuncia o lindo e bucólico cenário que envolve a antiga cidade de Vila Rica. Entre as paisagens naturais do Pico do Itacolomi e as igrejas barrocas do século XVIII, a luz do sol encontra espaço e ilumina os casarões coloniais que tomam conta das ladeiras de Ouro Preto. O lugar, que já foi palco da incessante corrida em busca de ouro e intenso trabalho escravo, hoje resguarda parte importante da história do Brasil e recebe milhares de visitantes em busca de algumas das mais belas atrações turísticas de Minas Gerais e do país.  

Igreja-sao-francisco-de-paula

Ouro Preto é o típico destino que pode ser visitado em um ou dez dias. Localizada a apenas 100 km da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é ótima pedida para um passeio de bate e volta e também para dias de intenso mergulho na história e arte do Brasil. A cidade respira o período colonial brasileiro e andar por suas ladeiras nos leva direto ao século XVIII, quando a corrida do ouro tomou força e a cidade se tornou uma das mais importantes do país. Em meio às muitas igrejas, casarões e sobrados, o viajante poderá apreciar traços importantes da arquitetura colonial, obras de alguns dos mais expressivos nomes da arte nacional — como Aleijadinho e Mestre Ataíde — e também experimentar os mais tradicionais sabores mineiros. Claro! A história de Ouro Preto também está bem representada nas mesas da cidade e essa é uma das melhores experiências por lá. Impossível resistir a uma boa cachaça e a um saboroso prato com os temperos das Minas Gerais. Viajar para Ouro Preto é abrir os olhos para o Brasil. A cidade ensina a todo momento como foi construído o país. 

Vista-da-ladeira-que-leva-a-igreja-de-sao-francisco-de-paula

Apesar do clima histórico constantemente relembrado nas fachadas coloniais que cercam as ruas do centro, Ouro Preto também se mostra com uma jovialidade surpreendente. Conhecida por ser um grande polo universitário, Ouro Preto preserva a tradição das repúblicas, que a cada ano recebem novos jovens moradores. E se durante o dia os passeios em Ouro Preto são destinados ao circuito religioso, artísticos e arquitetônico, à noite, o melhor é ir em busca das festas das repúblicas. A alta concentração de universitários anima a cidade principalmente durante o carnaval, quando Ouro Preto se torna um dos mais disputados destinos do Brasil. A festa toma conta dos casarões e ladeiras e renova as histórias Ouro Preto todos os anos. 

Museu-de-ciencia-e-tecnica-da-escola-de-minas-ufop

Protegida como Patrimônio Mundial da UNESCO, a cidade encanta a todos. Não será difícil se apaixonar pela beleza da Igreja de São Francisco de Assis e pelas obras de Aleijadinho, pelo pôr do sol no alto do Museu da UFOP ou pelas construções barrocas na Rua Direita. Peça um “cafezim” com pão de queijo, aprecie o jeitinho mineiro da cidade e faça parte dessa história. 

Está pensando em conhecer Ouro Preto? Preparamos um guia que vai ajudar na visita a esse grande patrimônio histórico do Brasil e do mundo. Veja tudo sobre quando ir, onde ficar, o que fazer na cidade, os principais pontos turísticos e muito mais! É hora de ver de perto um pouco mais sobre a história do Brasil e de Minas Gerais.