Ouro Preto

Santuário do Caraça

0 avaliação
0% recomendam
0

O incrível visual do Santuário do Caraça, fundado em 1774, já seria motivo suficiente para levar os turistas até o local. Localizado nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, com área de mais de 11 mil hectares, o local é uma enorme e bem preservada reserva florestal, que pertence à Província Brasileira da Congregação da Missão. Apesar de parecer um parque florestal público, a área é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. O ingresso para visitar o parque tem custo de R$ 10 e os turistas podem permanecer durante todo o dia na região percorrendo trilhas e visitando cachoeiras, além de poderem explorar o próprio santuário, que por si só já é um passseio maravilhoso. 

No local onde está o santuário, os visitantes são recebidos com um pequeno vídeo explicativo e depois ficam livres para percorrerem as trilhas e atrações que desejarem. Para quem pretende visitar as cachoeiras, o ideal é chegar quando o parque estiver abrindo. Algumas trilhas são longas e o passeio poderá demorar um dia inteiro. Veja mais sobre as trilha e cachoeiras do Caraça. Os que preferirem apenas conhecer o santuário e suas instalações poderão fazer o passeio em menos de três horas. A visita inclui a Igreja neogótica que liga as duas alas laterais do antigo prédio, em estilo barroco, e as ruínas do antigo colégio e da escola apostólica. No Caraça, há ainda lanchonete, restaurante e um belo mirante a poucos minutos de caminhada. 

Há quem prefira um contato ainda mais direto com o lugar. Nesse caso, vale a pena hospedar-se por lá. Uma noite no Caraça é disputadíssima e reservas são feitas com meses de antecedência. A pousada possui 41 apartamentos e quartos com banheiros externos, além de algumas casas. As diárias são com pensão completa, incluindo café da manhã, almoço e jantar. As regras seguem a de um ambiente religioso. Não há grandes luxos e as luzes são apagadas às 22h. 

A grande atração para quem permanece hospedado, além da paz transmitida pelo santuário, são os lobos guarás que se acostumaram a ser alimentados pelos religiosos. Eles aparecem todos os dias, a partir de 18h30, e comem os alimentos deixados de frente à porta da igreja. O convívio é pacífico. Até hoje, o número máximo de animais que apareceu de uma só vez foram cinco, sendo três filhotes e um macho e uma fêmea adultos. 

Ingresso tem custo de R$ 10 por pessoa. 

Rodovia Padre Geronimo, km 9, s/n - Santuário do Caraça, Santa Bárbara, Santa Bárbara - MG - CEP: 35960-000
http://www.santuariodocaraca.com.br
Todos os dias, de 08h a 17h. A entrada é permitida até 15h30.

Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca Santuario-do-caraca
Avalie Santuário do Caraça