Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Igreja de São Francisco de Assis

Uma das obras mais importantes de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a Igreja de São Francisco de Assis está entre as mais visitadas de Ouro Preto e é um grande símbolo do barroco e rococó mineiro. Além de Aleijadinho, a Igreja conta também com trabalhos de Mestre Ataíde, que se dedicou à pintura do teto da nave da igreja que representa a assunção da Virgem Maria e é um dos seus trabalhos mais apreciados. 

Localizada no coração do Centro Histórico, de frente para a Casa de Tomás Antônio Gonzaga (inconfidente que marcou a história de Ouro Preto), esta igreja presenciou importantes acontecimentos na antiga Vila Rica. A construção da Igreja de São Francisco de Assis data da segunda metade do século XVIII e grande parte de seus detalhes é atribuída a Aleijadinho. São dele o desenho da igreja, a portada (incluindo as esculturas), a tribuna do altar-mor, a capela-mor e também os altares laterais. É uma das mais belas e importantes atrações de Ouro Preto. 

A feirinha de artesanato em pedra sabão do Largo do Coimbra é marca registrada da Igreja de São Francisco de Assis. Ao sair da visita, não deixe de ver as peças que representam a cidade. 

Não é permitido fotografar o interior da igreja.

O custo da visita é de R$ 5.


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ouro Preto

Igreja de São Francisco de Assis

Largo de Coimbra
Ouro Preto
35400-000