Ouro Preto

Casa de Tomás Antônio Gonzaga

0 avaliação
0% recomendam
0

A casa setencentista, localizada de frente para a Igreja de São Francisco, foi residência do poeta e inconfidente Tomás Antônio Gonzaga; lá permaneceu por 6 anos, enquanto ocupava o cargo de ouvidor de Vila Rica.

A casa é um belo exemplar da arquitetura colonial e uma boa oportunidade de conhecer por dentro como eram os imóveis na época. O espaço hoje funciona como Centro de Atendimento ao Turista e Secretaria do Turismo, porém as instalações são abertas para visitação. Nos cômodos, é possível ver alguns objetos e móveis de época, além de saber um pouco mais sobre o romance entre Tomás Antônio Gonzaga e Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, para quem o poeta deixou várias declarações de amor em verso e prosa.

Não deixe de visitar os jardins ao fundo e de aproveitar a bela vista das janelas, de onde o poeta via a sua amada. Tomás Antônio Gonzaga foi preso em 1789 por fazer parte do grupo que lutava pela Inconfidência Mineira. 

Rua Claudio Manoel, 61, Ouro Preto - MG - CEP: 35400-000
+55 31 3551-7329
Segunda a sexta, de 8h a 18h. Sábados, domingos e feriados, de 9h a 17h.

Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Vista-de-dentro-da-casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Vista-de-dentro-da-casa-de-tomas-antonio-gonzaga Vista-de-dentro-da-casa-de-tomas-antonio-gonzaga Vista-de-dentro-da-casa-de-tomas-antonio-gonzaga Vista-de-dentro-da-casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga Casa-de-tomas-antonio-gonzaga
Avalie Casa de Tomás Antônio Gonzaga