Melhores Destinos
Ouro Preto
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Onde ficar em Ouro Preto

Os turistas que chegarem a Ouro Preto encontrarão muitas opções de hospedagem para os dias de viagem. Há um grande número de hotéis, pousadas e hostels que são capazes de suprir bem a necessidade de todo tipo de viajante. Os preços, no entanto, podem não agradar à primeira vista. A cidade, totalmente voltada para o turismo, costuma ter diárias bem salgadas, especialmente nos fins de semana, feriados prolongados e férias escolares. Por isso, se quiser viajar para Ouro Preto, é recomendável se organizar com  antecedência para não pagar muito caro. Claro que também há opções mais baratas, mas como resistir ao charme dos quartos nos casarões coloniais ou com bela vista para as igrejas da cidade? Se o dinheiro permitir, invista em hotéis que oferecem um pouco da história de Ouro Preto aliados a conforto e charme. 

A melhor localização para se hospedar em Ouro Preto é no entorno da Praça Tiradentes. Ela é o coração do Centro Histórico e um bom ponto de referência para saber se você estará em um bom ponto da cidade. Quanto mais distante do centro, mais afastado você estará das principais atrações, restaurantes e do agito de Ouro Preto. Entretanto, se essa for a sua intenção, invista nos hotéis que estão mais à margem do Centro Histórico. Nem sempre as hospedagens do Centro Histórico têm os preços mais altos. É fácil encontrar hostels muito bem localizados e com preços excelentes. Por isso, olhe várias opções!

Um detalhe é muito importante de ser observado ao fazer uma reserva: se você estiver de carro, é fundamental perguntar ao hotel se ele possui estacionamento particular. Ouro Preto não é repleta de vagas para os carros e o barato pode sair caro. Há cobrança pelas vagas rotativas e o valor das horas de estacionamento na rua poderá ser a diferença de preço entre um hotel com ou sem garagem. Sem contar que não é muito fácil encontrar vagas nas ruas do Centro Histórico. Fique atento para não passar aperto. 

Outro detalhe importante, especialmente para quem pretende se locomover a pé, é saber se o hotel está localizado no topo de uma ladeira. Bem, a cidade é mesmo repleta de ladeiras e será difícil escapar delas. Mas se o seu hotel estiver no topo de uma das piores subidas da cidade, será bastante cansativo. Ao escolher uma hospedagem, verifique as avaliações dos hóspedes para saber o grau de dificuldade da subida.

Infelizmente há outro fato a ser considerado. Nem todos os hotéis de Ouro Preto passaram por processo de renovação e reforma recente. Há muitos deles que fazem a linha "por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento”. Não se deixe levar só pelas fotos do hotel e fique atento aos comentários para ter certeza de estar hospedado em um lugar que ofereça boas condições de conforto, higiene e limpeza. Isso evitará chateações e dor de cabeça enquanto estiver na cidade. 

O hotel de maior destaque em Ouro Preto é a Pousada do Mondego, com ar romântico, quartos grandes, um certo luxo aliado à rusticidade e à incrível vista para a Igreja de São Francisco de Assis. O Solar do Rosário e a Pousada do Douro também seguem a linha de hotéis mais requintados e com clima de época. Já o Grande Hotel de Ouro Preto é ótimo para quem curte design e arquitetura (o projeto é de Oscar Niemeyer) e não abre mão de uma boa piscina. Quem desejar um hotel mais afastado e tranquilo, com visual incrível, pode conferir o Hotel Relicário.

Entre as opções de hostels, o Rock In Hostel, o Viva Chico Rei Hostel e o Varanda Hostel e Galeria de Arte se destacam pela excelente localização aliada a bom preço.

Melhores Hotéis