Melhores Destinos
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas

Os doze profetas esculpidos em tamanho real estão entre as obras-primas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Difícil não ficar impressionado ao ver as esculturas em pedra sabão que adornam o adro do Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos, em Congonhas. Imponentes diante da igreja, as esculturas retratam os Doze Profetas e são consideradas, pela UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade. A obra do Santuário data da segunda metade do século XVIII e é composta pela Igreja do Bom Jesus de Congonhas, as 12 esculturas de Aleijadinho e seis capelas que retratam os Passos da Paixão de Cristo. Dentro das capelas, estão mais de sessenta esculturas em madeira do grande artista barroco que descrevem os momentos finais de Jesus. Aleijadinho deixou a sua marca em Congonhas e o trabalho é absolutamente emocionante. 

O Santuário foi fundado pelo português Feliciano Mendes em pagamento a uma graça alcançada. O local se mantém bem preservado ainda hoje, com as características originais e repleto de fiéis que chegam em peregrinação ao Santuário. É um dos locais mais importantes para quem se interessa pelo barroco e rococó mineiro e também para o fiéis da igreja católica. 

Para completar a visita, não deixe de ir ao Museu de Congonhas, onde um moderno acervo explica passo a passo a obra e mostra as imagens em detalhes. É uma excelente maneira de entender a importância do local para a história, cultura e arte mineira. O museu está localizado ao lado da praça que reúne todas as estações da Paixão de Cristo. 


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ouro Preto

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas

Largo do Bom Jesus de Matosinhos
Congonhas
36415-000