Ouro Preto

Catas Altas

0 avaliação
0% recomendam
0

Diante da imponente Serra do Caraça, uma pequena cidade encanta pelo jeito simples de interior. O visual das casas coloridas diante da imensa montanha já seria suficiente para levar os turistas a Catas Altas. Contudo, a cidade vai além e oferece também sítios históricos, belas igrejas e passeios pela exuberante paisagem que cerca o local. Com menos de 5.000 moradores, Catas Altas tem história que remonta ao início do século XVIII, quando foram descobertas jazidas de metais preciosos nas redondezas. A história atual não está muito distante do passado. Na região, ainda hoje, estão importantes pontos de exploração de metais do estado de Minas Gerais.

O cenário encantador das casinhas coloridas está na praça principal da cidade, diante da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XVIII. Na mesma praça, alguns casarões contam a história do antigo povoado, como o local onde hoje funciona a prefeitura de Catas Altas. É a região mais bem preservada de Catas Altas e pode ser visitada em uma hora de passeio. Em outro ponto da cidade, a Igreja Santa Quitéria, que data também do século XVIII, reserva outro lindo cenário diante da Serra do Caraça. E se der tempo, vale uma passadinha na Igreja do Rosário e na Capela de Nosso Senhor do Bonfim. 

Uma das atrações mais importantes de Catas Altas é o Bicame de Pedra, localizado a 12 km do Centro Histórico de Catas Altas. O aqueduto, todo construído em pedras encaixadas, era utilizado para levar água da Serra do Caraça até a cidade de Catas Altas. Um bom trecho está preservado e guarda a história da região. O local é ponto de passagem da Estrada Real. 

Para conhecer as belezas naturais da região da Serra do Caraça, experimente a Cachoeira do Meio e a Cachoeira do Maquiné. Vale também aproveitar o visual em um passeio de quadriciclo. Se estive de carro, não deixe de ir ao maravilhoso Santuário do Caraça, também repleto de trilhas com belas quedas d’água. E se o tempo permitir, estique o passeio até a cidade de Santa Bárbara, onde está uma das mais belas igrejas do interior de Minas Gerais. 

Entre um passeio e outro em Catas Altas, experimente o famoso vinho de jabuticaba da região. Vale também tomar uma cerveja especial e experimentar alguns quitutes regionais na Cervejaria La Violla (Praça Monsenhor Mendes), no restaurante Histórias Taberna (Rua Monsenhor Barros, 2300) e no Confraria Cultural Bar (Rua Maquiné, 28). 

Caso deseje visitar Catas Altas, prefira ir nos dias de sexta, sábado e domingo. Durante a semana, grande parte das lojas e restaurantes permanecem fechados. Como eles são boa parte do charme local, a viagem não será tão interessante. 

Como chegar

Catas Altas está localizada a 65 km de Ouro Preto. A melhor opção para chegar à cidade é de carro, pela MG-129. Alguns trechos da estrada são de terra e a viagem até Catas Altas tem, em média, 1h30 de duração. 

Catas Altas, Catas Altas - MG

Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas Catas-altas
Avalie Catas Altas