Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Lago Fagnano

O Lago Fagnano é o maior, mais importante e, na minha humilde opinião, o mais belo do Circuito dos Lagos do Ushuaia. Ele tem 590 km² de área, atinge mais de 200 metros de profundidade e 104 quilômetros de extensão. É um dos mais extensos do mundo! 

Lago Fagnano

Pegando a Rota 3, o Fagnano fica a aproximadamente 60 km do Centro do Ushuaia, já no município vizinho de Tolhuin. É também conhecido como Khami ou Kaken Shown, que faz referência ao seu aspecto largo no vocabulário Selk'nam, um dos originários da Terra do Fogo. 

O lago divide Chile e Argentina, sendo que a maior parte de sua extensão está em território argentino. Ele tem águas claras, está cercado por bosques e por muitas pedrinhas na margem. A temperatura é bem gelada, ruim para banho, mas boa para pesca. Encontramos gente pescando trutas perto da foz do Rio Palácios:Lago Fagnano

Nos dias de sol e de pouco vento, a água do lago se transforma em um verdadeiro espelho d'água, refletindo a paisagem ao seu redor. Se você gosta de natureza e quer fazer um passeio tranquilo, sem estar cercado por muita gente, é uma boa pedida.

Importante: Talvez não seja possível chegar ao Lago Fagnano no inverno em razão da neve nas estradas; consulte a sua agência.

Quando fiz o Circuito dos Lagos, o dia estava nublado, então não consegui registrar a beleza do Lago Fagnano em todo seu potencial. Mas nessa foto, tirada de cima para baixo, dá para ter uma ideia da transparência da água:Lago Fagnano

Para chegar ao local, a maneira mais divertida é por meio de veículo 4x4, um passeio que dura um dia inteiro, passando pelo Paso Garibaldi e pelo Lago Escondido. Foi o que fizemos na nossa primeira viagem ao Ushuaia. Dá para reservar via agências locais ou pela Civitatis

Se você achar muito caro, uma alternativa é a excursão ao circuito dos lagos via estradas, digamos assim, menos acidentadas — saiba mais. Também dá para reservar o passeio com taxistas e motoristas de remis da cidade. Nós pagamos, em fevereiro de 2024, R$ 520, conhecendo os lagos da Reserva Florestal Bombilla e outras atrações da Ruta 3. 

Lago Fagnano

De carro alugado ou próprio, pode ser difícil, pois a internet nessa região é quase inexistente, e mesmo os aplicativos como o Google Maps nos deixam na mão na hora de procurar os pontos de interesse. 

Hospedagem e atividades no Lago Fagnano

Não tem grande estrutura de hotéis nessa região, mas encontramos uma pousada boutique às margens do Lago Fagnano, chamada Fuegos del Sur. Localizada dentro da Reserva Florestal Bombilla, esbanja bom gosto em um ponto super isolado; conta com um restaurante e uma bela prainha de pedras com trapiche. A gente não chegou a se hospedar lá, mas deu vontade.

Esta região tem estâncias (ranchos) que abrem suas portas para compartilhar as atividades e mostrar galpões de tosquia, caminhar pelos caminhos, desfrutar de uma refeição típica ou fazer cavalgadas, mas é necessário reservar com antecedência através das agências.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ushuaia

Lago Fagnano

Ruta 3
Ushuaia