Pontos turísticos de Ushuaia
Os pontos turísticos de Ushuaia se distribuem tanto pelo Centro da cidade quanto pelo interior, ao longo da famosa Ruta 3. Entre lindas paisagens naturais e construções icônicas, há uma lista interessante de lugares para visitar e garantir uma selfie, para ninguém duvidar que você chegou ao "fim do mundo".
Neste post a gente lista os atrativos do Ushuaia de acordo com sua localização, dos mais próximos aos mais distantes, que vão exigir algum tipo de transporte (a gente explica direitinho como se locomover na cidade neste post). Não deixe de ler também todas as nossas dicas sobre o que fazer em Ushuaia.
Pontos turísticos no Centro do Ushuaia
Orla do Canal de Beagle
Reserve de uma a duas horas para percorrer a orla do Canal de Beagle, que tem um calçadão bastante convidativo. Pode começar pelo letreiro, o Cartel Ushuaia, o lugar mais popular para fotos na cidade. Talvez tenha uma fila, mas o pessoal se organiza por conta e anda rápido.
A uns 500 metros dali, o navio Saint Christopher está encalhado às margens do Canal de Beagle desde 1957. Ele foi um rebocador de resgate construído nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e ficou abandonado em frente à cidade de Ushuaia devido à falência da empresa proprietária. O julgamento durou tanto que o barco teve perda total e acabou virando um símbolo dos naufrágios na região, além de um ponto turístico. Um pouco adiante já está o Porto Turístico do Ushuaia, de onde saem as navegações pelo Canal de Beagle. Na frente do porto, tem a famosa placa "Ushuaia - Fin del Mundo", uma dezena de agências de turismo em casinhas simpáticas e um grande centro de informações turísticas.
Ali também fica a Plaza Civica, com o Monumento a los Pioneros y Antiguos Pobladores de Ushuaia:
Museu Marítimo e Antigo Presídio do Ushuaia
Esse é um ponto turístico do Ushuaia indispensável aos amantes de história. Em visita guiada ou autoguiada, você percorre as galerias da antiga penitenciária do fim do mundo e pode conhecer detalhes da sua construção, feita pelos próprios detentos, e seu funcionamento.
O espaço abriga também o Museu Antártico, o Museu Marítimo e o Museu de Arte Marinha do Ushuaia, aborda os povos originários da Terra do Fogo e traz ainda exposições artísticas temporárias, tudo isso no mesmo lugar. Veja o preço e mais detalhes no post sobre o Museu Marítimo e Presídio do Ushuaia.
Glaciar Martial
A gente enxerga o Glaciar Martial de vários pontos do Centro do Ushuaia: é a montanha que serve de pano de fundo à cidade, a que permanece com o topo branquinho 365 dias do ano. Embora seja possível admirá-lo e tirar fotos a partir da orla (de onde eu fiz esse registro abaixo), o mais legal é subir a geleira. No inverno, é possível esquiar por lá, e no verão, fazer um lindo trekking até chegar perto do gelo. A base do Glaciar Martial fica a 7 km do Centro do Ushuaia, subindo pela Rua Luis Fernando Martial.
Pontos turísticos de Ushuaia afastados do Centro
Glaciar Vinciguerra e Lagoa Los Tempanos
O acesso aos dois pontos turísticos se dá pelo Vale da Andorra. A trilha atravessa uma turfeira e riachos, caminhos acidentados, encostas íngremes e áreas provavelmente cheias de lama, para então alcançar a imponente lagoa de degelo e, em seguida, as cavernas da geleira, que só podem ser visitadas na companhia de guias especializados.
Leve em consideração que esse é um trekking de dificuldade alta, com 14 quilômetros de caminhada, somando ida e volta, e desnível de 350 metros. O tempo estimado para percorrê-lo é de oito horas.
Parque Nacional Terra do Fogo
O Parque Nacional Terra do Fogo é a área verde mais linda do Ushuaia, com 40 quilômetros de trilhas de diferentes dificuldades. Tem pequenas praias de água cristalina (e gelada), belos lagos, vales, extensas turfeiras e bosques dominados por lengas, coigüe de Magalhães e outras árvores características da Patagônia.Ali também fica o curioso Correio do Fim do Mundo (foto abaixo), comandado há 28 anos por um carteiro de bigode de marechal prussiano, e uma estação do famoso Trem do Fim do Mundo.
Laguna Esmeralda
A Laguna Esmeralda é forte candidata ao posto de ponto turístico natural mais lindos do Ushuaia. É cercada por montanhas da Cordilheira dos Andes, incluindo uma geleira com o topo congelado em qualquer época do ano. O tom da água, um azul-claro com aparência leitosa, vem dos minerais carregados durante o degelo das montanhas.
Ela é acessada exclusivamente por meio de uma trilha de dificuldade média: são 9 quilômetros, somando ida e volta. Se você gostou da proposta e tiver mais tempo no Ushuaia, cogite visitar também a Laguna Turquesa, que fica nessa mesma região e também é acessada por trekking.
Cerro Castor
Aberto apenas no inverno, o Cerro Castor é o grande centro de esqui do Ushuaia. Tem 35 pistas de diferentes níveis de dificuldade e 13 teleféricos e outros meios de elevação, além de pista de patinação, área de esqui cross-country e até snowpark.
Quem visita Ushuaia pelos esportes de neve já vai focado neste cerro — palavra que significa "monte" em espanhol. Mas mesmo quem não é praticante precisa incluir pelo menos um dia de diversão por ali.
Isla Martillo, a pinguinera do Ushuaia
A Isla Martillo é um ponto turístico exclusivamente por causa dos seus habitantes: reúne mais de 7 mil pinguins nos meses mais quentes do ano. Dá para conhecê-la em caminhada entre os pinguins, que precisa ser reservada com boa antecedência, ou em passeios de barco, sem descer na ilha.
A ilha é lar da espécie papua (com bicos e patas laranja) durante o ano todo, mas enche de pinguins mesmo na primavera e no verão, quando recebe para o período de reprodução colônias de magalhães (brancos e pretos, os mais numerosos) e pinguins-reis (maiores e mais raros de se avistar por ali). Eles não se misturam muito, mas, aparentemente, praticam a política da boa vizinhança.
Mais atrações no Ushuaia: passeios
Não deixe de ler também o nosso post sobre passeios em Ushuaia, onde descrevemos experiências como a navegação pelo Canal de Beagle, a oportunidade de ver de perto o Farol Les Eclaireurs e o Circuito dos Lagos, um passeio de dia inteiro pela Ruta 3 e estradas vicinais.