Dicas sobre Ushuaia: documentos, dinheiro e tudo o que você precisa saber
Não viaje antes de ler essa lista de dicas sobre Ushuaia: qual moeda levar, documentos necessários, o adaptador de tomada que você precisará e outras informações essenciais para não passar perrengue.
Está certo que você não vai cruzar nenhum oceano, mas ainda assim é uma viagem internacional, que demanda um bom planejamento. Com certos cuidados, você vai otimizar seu tempo, economizar e curtir uma viagem tranquila.
1 — Quais documentos levar ao Ushuaia?
Turistas brasileiros que ficam até 90 dias em território argentino não necessitam de visto e nem mesmo de passaporte. Para os trâmites da imigração, o RG é suficiente, mas atente-se que o documento precisa ter menos de dez anos de expedição. Vacinas não são obrigatórias.
Caso você pretenda alugar um carro lá, não precisa nenhuma licença especial; a nossa CNH é aceita. Mas leve o documento físico, porque pode ser que impliquem com a versão digital.
Um adendo: se a intenção é acessar o Ushuaia para começar uma viagem à Antártida, os documentos e a necessidade de vacinas podem ser diferentes. É recomendável entrar em contato diretamente com a empresa que fará sua viagem para obter informações precisas.
2 — Qual moeda levar para Ushuaia?
A moeda da Argentina é o peso argentino (ARS), simbolizado pelo $ em prateleiras e cardápios de todo o país. Diante das mudanças políticas e econômicas mais recentes, pode ser difícil saber qual moeda levar para a Argentina, como fazer o câmbio por lá e se o câmbio blue (câmbio paralelo) vale a pena. Esclarecemos essas questões no post que moeda levar para a Argentina.
Eu enviei um valor para sacar em pesos argentinos na Argentina, via agência da Western Union no Ushuaia, e usei bastante os cartões de débito internacional Nomad e Wise. No geral, os bancos digitais têm uma cotação melhor do que o cartão de crédito tradicional. A Nomad, por exemplo, cobra um spread/ágio de 2% e IOF de 1,1%, enquanto os cartões de crédito convencionais podem ter um spread/ágio de até 7%, além do IOF de 4,38%.
Se você ainda não é cliente, baixe o app Nomad clicando aqui e utilize o cupom MDGUIA no código de convidado (não pule essa etapa!). Depois, insira os seus dados pessoais e envie a foto de seu passaporte, RG ou CNH. Pronto: você receberá um bônus de 2% do valor da sua primeira operação de câmbio, limitado a US$ 20 de bônus (cerca de R$ 100), em até 15 dias úteis.
3 — Qual é o tipo de tomada no Ushuaia?
O padrão de tomadas argentinas é diferente do Brasil. As tomadas no Ushuaia têm três pinos chatos, sendo dois deles tortos. Chegando na Argentina, você pode comprar um adaptador como o da foto abaixo em uma ferretería (loja de ferragens) ou loja de eletrônicos. Não é coisa cara.
Eu levei um adaptador australiano que tinha em casa, muito parecido, e um adaptador universal que tem os pinos chatos direcionáveis. Ficou meio frouxo, não era em toda a tomada que carregava. Mas fiz funcionar.
4 — Que roupas levar para o Ushuaia?
Em um destino de temperaturas extremas como Ushuaia, é muito importante ficar atento ao modo de se vestir. Independentemente da época da viagem, esteja preparado para sentir frio.
Leve na mala, ou compre na própria cidade, peças como: segunda pele (calça e blusa), casacos impermeáveis, suéteres, gorros, cachecóis, calça impermeável, casaco corta-vento, bota de trekking, luvas impermeáveis, sapatos de trekking para caminhadas, sapatos para neve (mais indicados para o inverno), entre outros. Mas no verão também pode fazer calor durante o dia. Como você pode ver, num dia eu usei camiseta, no outro, gorro e até ceroulas:
A melhor forma de se vestir em um lugar frio é o chamado estilo cebola, em que você se veste em camadas. Como os ambientes fechados são quentes e os ambientes externos gelados, você pode colocar ou tirar camadas de roupas à medida que sente frio ou calor. Caso não tenha roupas impermeáveis e não pretenda comprá-las, você poderá alugá-las em lojas do Centro do Ushuaia. Eu aluguei um casaco impermeável para os dias de previsão de chuva e não achei caro.
5 — Dá para beber água da torneira?
A água da torneira é potável no Ushuaia. Mas não posso garantir que cairá bem no seu estômago, porque tem presença maior de minerais que não estamos habituados.
A água bebida em Ushuaia vem normalmente de geleiras, tanto a da torneira (grifo, em espanhol) quanto as compradas. O gosto é um pouquinho diferente, meio doce, e pode ser que você ache enjoativo. A das garrafas adquiridas no mercado é filtrada, então o gosto é um pouco mais suave. Uma dica é procurar rótulos que indiquem "bajo sódio".
6 — É preciso reservar passeios com antecedência?
Tem um passeio que demanda boa antecedência na reserva: a caminhada na Isla Martillo, a Pinguinera do Ushuaia. É indicado reservar dois meses antes, pois esgota mesmo. Tem limite de visitação diária e só uma empresa tem concessão para realizar a excursão, a Pira Tour. A alternativa é o passeio de barco pelo Canal de Beagle, que ancora em frente à ilha, sem a oportunidade de descer.
Mas como eu sou ansiosa, deixei tudo reservado antes da viagem, para não correr o risco de ficar sem vaga em qualquer coisa. Lembre que a alta temporada corresponde ao verão, especialmente janeiro e fevereiro, e também no auge do inverno.
7 — E como funciona a internet no Ushuaia?
O sinal é bom no Centro do Ushuaia, mas pode falhar à medida que você avança na Ruta 3 para fazer passeios mais distantes. Então, se você depende de aplicativo de GPS no celular, é interessante baixar o mapa ou ativá-lo para funcionar offline.
Eu utilizei a internet da Airalo, um eSIM (chip virtual) que permite comprar planos de dados móveis temporários ao viajar para o exterior, e não tive muita dificuldade.
Use o código exclusivo MELHORESDESTINOS15, que dá 15% de desconto em qualquer compra ou serviço. Basta acessar o site do Airalo e usar o cupom de desconto.
O roaming de operadoras brasileiras também funciona bem por lá — cheque a política do seu plano.
8 — Faça um seguro-viagem
Não é obrigatório ter seguro-viagem para entrar na Argentina, mas qualquer incidente por lá pode acabar saindo bem caro. O seguro de viagem é um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes. Ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato.
A Allianz é parceira do Melhores Destinos. Utilizando o cupom promocional MELHORESDESTINOS no ato da compra no site da Allianz, você garante um desconto exclusivo no seguro de viagem!
9 — (Voz do Bial:) Use filtro solar
Não deixe de usar protetor solar ao visitar Ushuaia. A ação do vento e o frio tendem a nos dar a sensação de que o sol não está queimando, mas no final do dia você pode constatar que se queimou. Viajando no inverno e permanecendo o dia todo na neve, principalmente, não deixe de passar — e reaplicar — o protetor solar.
10 — Evite usar carimbos comemorativos no passaporte válido
Tanto no centro de informações turísticas, na frente do Porto Turístico, quanto no Correio do Fim do Mundo, há a possibilidade de marcar o passaporte com carimbos comemorativos da cidade mais austral do Planeta. Mas algumas companhias aéreas ou países, onde os oficiais de imigração são mais rígidos, podem encrencar com esses carimbos não oficiais e até impedir que sua viagem se concretize.
Não é comum, mas vale evitar, né? Use um passaporte antigo ou carimbe uma agenda/caderninho para ter de recordação. No centro turístico eles até disponibilizam um certificado para você carimbar.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.