Ushuaia
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Quando ir a Ushuaia

Essa é uma das questões mais importantes a se avaliar antes de marcar a viagem. Ao contrário dos destinos tropicais aos quais estamos habituados no Brasil, a Patagônia Argentina oferece algumas experiências exclusivas para os meses mais quentes, assim como outras para o inverno. Parece ser dois destinos diferentes. 

A alta temporada vai de novembro a março, ou seja, final da primavera e verão. É a melhor época para ir ao Ushuaia se você pretende fazer trekkings e trilhas em meio aos bosques, curtindo ao máximo a luz do dia — chega a ter 17 horas de sol no solstício. Mas a cidade também é um destino de inverno, com a mais longa temporada de esqui da América do Sul. A neve é praticamente garantida do final de junho até meados de setembro. 

Quando ir a Ushuaia

Considerada a cidade mais austral do mundo, mais perto da Antártida do que de Buenos Aires, Ushuaia tem um clima bastante peculiar. Faz frio basicamente o ano todo: a cidade tem uma temperatura média anual de 6ºC. No verão, a média está em torno dos 10ºC; no inverno, 2ºC. 

Além da temperatura, é preciso considerar que em Ushuaia os ventos são frequentes e gelados, fazendo a sensação térmica ser ainda mais baixa. Não é raro temperaturas negativas na capital da Terra do Fogo, principalmente no inverno.

Você pode pegar chuva em qualquer época do ano, e provavelmente vai encarar alguns dias cinzas, então não desperdice um dia de sol no Ushuaia! Mas não desanime, isso tudo faz parte da experiência "fim do mundo". Basta fazer a mala apropriada para desfrutar ao máximo desse lugar único.  Quando ir a Ushuaia

Verão no Ushuaia

Por ter estações de esqui, pode parecer que Ushuaia se restringe a um destino de inverno, mas a realidade é que o período mais movimentado e até mesmo o mais indicado para conhecer a cidade é o final da primavera e o verão. É quando o frio não é tão intenso e as atividades ao ar livre são mais agradáveis. 

Os dias têm mais horas de sol no verão do Ushuaia; escurece por volta das 21h, o que é ótimo para turistar. As trilhas do Parque Nacional Terra do Fogo devem estar abertas, e você pode fazer trekkings como o da Laguna Esmeralda (foto abaixo) por conta. Você conseguirá até chegar ao cume do Glaciar Martial e encostar no gelo após um trekking de dificuldade média. Também é nesse período (mais especificamente, entre outubro e março) que você pode ver os pinguins na Isla Martillo

Quando ir a Ushuaia

É no verão ainda que partem os cruzeiros com destino à Antártida. Ushuaia é considerada também a capital internacional do turismo antártico; 95% das pessoas saem ou fazem pelo menos uma parada na capital da Terra do Fogo. 

Mas vale destacar que o turismo no Ushuaia, que já não é barato, pode ficar ainda mais caro no auge do verão. Em março e abril, já havia diárias pela metade do preço. Então, se for preciso economizar, leve isso em consideração. 

Eu viajei em fevereiro e tive que pesquisar bastante para achar hospedagens em conta — veja as nossas sugestões no post sobre onde ficar em Ushuaia. Peguei dias ensolarados e outros nublados, com pancadas de chuva. Precisava me vestir como uma cebola, para ir tirando as camadas durante o dia, pois a temperatura variava demais. 

Nos cinco dias que fiquei por lá, peguei de 5ºC a mais de 25ºC, temperatura que surpreendeu até os moradores. Usava camiseta em um dia, gorro e ceroulas no outro, ou talvez até no mesmo hehe.

Inverno no Ushuaia

Inverno no Ushuaia é sinônimo de neve, lagos congelados e dias gélidos. A paisagem fica toda branquinha. Os primeiros flocos costumam cair ainda em maio, e a neve pode se estender até outubro. 

Mas é claro que isso varia, e se a ideia é esquiar, planeje-se para viajar entre o final de junho e o começo de setembro. A neve no Ushuaia é considerada de qualidade, por isso equipes de esportes de neve de países do Hemisfério Norte visitam Ushuaia para treinar. 

O Cerro Castor (fotos abaixo) é o principal centro de esqui do Ushuaia e já chegou a ser considerado o melhor da Argentina. Tem 35 pistas de diferentes níveis de dificuldade e 13 teleféricos e outros meios de elevação, pista de patinação e o maior snowpark da América do Sul, que tem uma sequência de morros moldados cobertos de neve que permitem saltos e manobras radicais com esqui ou snowboard. 

Também dá para esquiar no Glaciar Martial, que fica pertinho do centro do Ushuaia, ou pelo menos experimentar o divertido culipatins (esqui-bunda, para os brasileiros). 

Fotos: Cerro Castor/Divulgação

Outra modalidade bem comum no Ushuaia é o esqui de fundo, ou esqui cross-country, aquele praticado em superfícies planas, e você ainda deve encontrar passeios de trenó puxados por cães. 

Mas vale destacar que muitas trilhas fecham ou ficam perigosas para percorrer por conta, em razão da neve e das limitadas horas de luz. Tem essa desvantagem: no solstício de inverno, 21 de junho, o dia tem apelas sete horas. É quando Ushuaia tem a noite mais longa do mundo!

Também há estradas vicinais que ficam interditadas pelo acúmulo de neve, fica difícil chegar, por exemplo, ao Lago Fagnano, no Circuito dos Lagos. E não há garantias de que haverá o passeio à Ilha Martillo, a Pinguineira do Ushuaia. Se a agência que tem a concessão decidir realizar, certamente terá bem menos pinguins do que no verão, pois não é sua época de reprodução. 

Ah, e viajar no inverno também sai caro. Na temporada de esqui, os preços voltam a subir na cidade, talvez fiquem até mais altos do que no verão. Então é indicado reservar seu hotel com boa antecedência para garantir a melhor opção com as melhores diárias. 

Ushuaia: clima no fim do mundo

Como já comentamos, independentemente da época que viajar ao Ushuaia, será necessário colocar roupas de frio na mala, pois a cidade tem uma temperatura média anual de 6ºC. Segunda pele, gorros, bota de trekking, casacos corta-vento, calças e casacos impermeáveis são indicados para utilizar em sua viagem. 

As chuvas são bem distribuídas ao longo de todo o ano e são frequentes em Ushuaia. Uma chuvinha fraca é comum por lá e não deve desanimá-lo a fazer passeios; por isso, é indicado usar roupas de sejam à prova d'água. Se você não as tiver, tem lojas que alugam na Avenida San Martín, o ano inteiro. 

O tempo muda a todo instante, então não se martirize se vir na previsão do tempo que só haverá chuva em seus dias de viagem. É muito comum o tempo estar todo fechado e, alguns minutos mais tarde, aparecer o sol e o céu ficar azul. 

Confira abaixo as características do clima de Ushuaia mês a mês, com informações retiradas do site Weather.com:
Quando ir a Ushuaia

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ushuaia