Circuito dos Lagos
O Circuito dos Lagos é uma oportunidade de conhecer melhor a região do Ushuaia e as lindas paisagens naturais da Terra do Fogo. O passeio começa pela Ruta 3 e dura o dia inteiro. São mais de 120 quilômetros percorridos.
O percurso pode mudar conforme o meio de transporte, a agência ou a estação do ano, mas costuma incluir paradas para contemplar o Paso Garibaldi, o Lago Escondido e o Lago Fagnano. Normalmente o passeio prevê alguma atividade em um centro invernal da Ruta 3 e, como o trajeto é longo, o almoço é feito durante o percurso.
Há quatro formas de fazer o circuito dos lagos:
- Veículos 4X4 (foto): É a maneira mais divertida e com mais aventura. Os offroads passam por caminhos cheios de buracos e poças de lama. Quanto pior a estrada, melhor. O veículo chega a passar por dentro do Lago Fagnano em trechos mais rasos. Dá para reservar via agências locais ou pela Civitatis.
- Excursão: Se você achar muito caro ou enjoa com o carro sacolejando tanto, uma alternativa é a excursão ao circuito dos lagos por vias, digamos assim, menos acidentadas. Saiba mais.
- Táxi ou remis: Também dá para reservar o passeio com taxistas e motoristas de remis da cidade. Pagamos, em fevereiro de 2024, R$ 520, conhecendo ainda a castorera e os lagos menores da Reserva Florestal Bombilla.
- Carro próprio: Dá para fazer parte do percurso de carro próprio ou alugado, mas talvez seja melhor permanecer na Ruta 3 e não explorar as estradas vicinais, que muitas vezes têm condições ruins, são mal sinalizadas e não contam com sinal de internet.
Circuito dos Lagos: Lago Escondido
O Lago Escondido é o primeiro avistado no Circuito dos Lagos. Cercado por matas, esse lago de origem glacial é pequeno em comparação à outra estrela do passeio, o Fagnano. Ele pode ser facilmente avistado a partir da Ruta N3, pertinho da pequena cidade de Tolhuin, a aproximadamente 50 km do Centro do Ushuaia.
O local mais famoso para observação do lago é o mirante Paso Garibaldi, um mirador (como é chamado em espanhol) de dois pisos no km 3.007 da Ruta 3. Ali você pode admirar, ao mesmo tempo, a estrada histórica do Passo Garibaldi, o Lago Escondido e o Lago Fagnano, lááá no fundo. A vista do local é linda. Vale a pena ficar no mirante alguns minutos observando a paisagem.
Paso Garibaldi
Além da bela vista, o Paso Garibaldi é um ponto de interesse histórico também. Desde a origem das cidades de Ushuaia e Río Grande, o desejo de uni-las por meio de uma rodovia esbarrava no desafio de atravessar o sul da Cordilheira dos Andes, já que começava em ambos os pontos a partir do nível do mar.
Foi Luis Garibaldi Honte que descobriu uma passagem natural partindo do Lago Escondido em 1935. Por isso o nome, Paso Garibaldi. Graças à descoberta, o departamento nacional de estradas lançou, em 1948, o concurso para a construção do traçado da Ruta 3, que conecta por terra Ushuaia ao resto da Argentina.
É mais comum ver veículos 4x4 descendo a estrada antiga. O taxista que contratamos não quis fazer o percurso.
Lago Fagnano
O Lago Fagnano é o maior, mais importante e, na minha humilde opinião, o mais belo do Circuito dos Lagos do Ushuaia. Ele tem 590 km² de área, atinge mais de 200 metros de profundidade e 104 quilômetros de extensão.
Pegando a Rota 3, o Fagnano fica a aproximadamente 60 km do Centro do Ushuaia, já no município vizinho de Tolhuin. Ele tem águas claras, está cercado por bosques e por muitas pedrinhas na orla. A temperatura é bem gelada, ruim para banho, mas boa para pesca de trutas.
Talvez não seja possível chegar ao Lago Fagnano no inverno em razão da neve nas estradas. Sugiro consultar a sua agência.
Centros invernais
Na nossa primeira viagem, o tour incluía parada no Centro Invernal Tierra Mayor, um dos melhores lugares para praticar esqui cross-country no inverno. Mas na última, a gente almoçou e conheceu as atrações do complexo turístico Haruwen e o Park Austral (fica tudo junto).
Ali tem lanchonete e restaurante, onde eu provei o famoso cordeiro patagônico. No inverno dá para alugar equipamentos para esqui cross-country, sapatos de neve, culipatins (esqui-bunda) e até trenós de neve.
Durante o verão, a coisa mais divertida por ali é dar uma voltinha de quadriciclo pela propriedade. O guia não deixa a gente ir muito rápido, mas é um passeio bonito, em estradinhas de chão no meio do bosque. Nem achei tão caro: estava 30 mil pesos, o equivalente a R$ 120 em fevereiro de 2024, podendo levar alguém na carona.
Não deixe de conhecer o Museo Motos Haruwen 3005, que também é uma destilaria de gin. Além de ver a coleção de motos de Alfred Tozzi, você ainda poderá experimentar o gin que ele mesmo faz e adquirir uma garrafa que ele mesmo estampa. Se eu tivesse essa barba estilosa, faria o mesmo.
Leia todas as nossas dicas de passeios em Ushuaia.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ushuaia
- Antarctica Hostel
- Hotel Tierra del Fuego
- Hosteria y Restaurante America
- Posada Del Fin Del Mundo
- Hotel Albatros