Passeios em Ushuaia
Temos muitos passeios no Ushuaia para indicar, que devem agradar de viajantes aventureiros a famílias com crianças. Mas a lista muda conforme a época do ano: tem coisa que só dá para fazer no inverno, pois depende da neve, e tem coisa que é melhor fazer no verão.
Neste post os separamos entre os que podem ser realizados o ano inteiro, apenas no inverno e apenas no verão. Isso deve ajudá-lo a fazer o seu roteiro com base nas datas da sua passagem. Ao clicar nos links, você pode ler a matéria completa sobre as principais atrações.
Mas antes deixa eu explicar como funciona a contratação dos passeios em Ushuaia:
Como comprar os passeios em Ushuaia
Alguns passeios no Ushuaia podem ser feitos por conta, no próprio carro, de táxi ou por outro meio (veja nosso post sobre transportes no Ushuaia); no entanto, outros precisam ser feitos por meio de agências. Costumamos indicar a Civitatis para comprar os passeios, pois ela tem a vantagem de ter pagamento em reais, já com os impostos inclusos.
Caso você prefira contatar as agências locais, atente-se que o preço pode variar, então vale a pena buscar alguns orçamentos antes de fechar negócio. Várias delas tem ponto de atendimento em frente ao Porto Turístico do Ushuaia.
Se você sonha em caminhar entre os pinguins na Isla Martillo, é recomendável garantir vaga dois meses antes. Em geral, os demais passeios podem ser contratados alguns dias antes. Tem quem decida isso somente quando chega na cidade, gente menos ansiosa do que eu.
Passeios em Ushuaia realizados o ano inteiro
- Navegação pelo Canal de Beagle: é um passeio clássico para toda família, mesmo que o tempo disponível seja curto. O roteiro tradicional inclui observação da Ilha dos Lobos Marinhos, da Ilha dos Pássaros e do Farol Les Eclaireurs, um cartão-postal do Ushuaia. Esse passeio é realizado por diversas empresas, e algumas acrescentam outras atrações ao longo do percurso, como a Ilha dos Pinguins (sem desembarque).
- Glaciar Martial: a subida ao monte coberto de gelo que vemos do Centro do Ushuaia é imprescindível. Ela oferece ótima vista da cidade, tem paisagem que mistura árvores, gelo e um riacho de água cristalina. Mas as experiências mudam conforme a época: no verão, faz-se trekking por lá, e no inverno, esportes de neve.
- Trem do Fim do Mundo: Enquanto corta belos cenários patagônicos, essa Maria Fumaça conta a história dos criminosos mandados à penitenciária mais remota da Argentina no começo do século passado. É parte do percurso que faziam para buscar lenha. Hoje, é uma das formas de entrar no Parque Terra do Fogo.
- Parque Nacional da Terra do Fogo: É uma área verde gigante e linda, tem pequenas praias de água cristalina com montanhas nevadas enfeitando o horizonte, belos lagos, vales, extensas turfeiras e bosques dominados por lengas, coigüe de Magalhães e outras árvores características da Patagônia. É onde fica a Bahía Lapataia (fim da Ruta 3) e o Correio do Fim do Mundo. Mas oberve que muitas trilhas do parque fecham no inverno, devido à neve e aos dias mais curtos.
- Circuito dos Lagos: O Circuito dos Lagos começa pela Ruta 3 e dura o dia inteiro, são mais de 120 quilômetros percorridos. O percurso costuma incluir paradas para contemplar o Paso Garibaldi, o Lago Escondido e o Lago Fagnano, mas o roteiro muda conforme o meio de transporte, a agência ou a estação do ano. Sim, é realizado o ano inteiro, mas no inverno tem adaptações em razão do acúmulo de neve nas estradas.
- Voo Panorâmico: o sobrevoo é feito em pequenos aviões ou em helicóptero e tem roteiros com diferentes tempos de duração, a partir de sete minutos. Você pode admirar os Andes nevados, o Canal de Beagle, os lagos, ter uma ideia das dimensões de Ushuaia e curtir toda a natureza que a Patagônia argentina pode proporcionar.
Passeios em Ushuaia no verão
- Isla Martillo, Pinguinera do Ushuaia: a caminhada entre os pinguins da ilha é uma das coisas mais diferentes que você pode fazer no Ushuaia. As excursões ocorrem normalmente de outubro a março, quando a ilha está cheia de pinguins para a reprodução. Não há garantia de operação no inverno, é necessário confirmar com a agência responsável antes de viajar.
- Laguna Esmeralda: é um pequeno lago de cor impressionante cercado por montanhas da Cordilheira dos Andes. É acessada apenas por trekking, que totaliza oito quilômetros. No verão, você consegue fazê-lo por conta, mas, de abril a setembro, a trilha fica perigosa por causa da neve e das limitadas horas de luz, então se torna indispensável fazê-la com uma agência.
- City Tour: Programar um city tour para fazer o reconhecimento dos pontos turísticos e entender melhor a história da cidade é uma boa maneira de começar o roteiro em Ushuaia. Normalmente, ele é feito em um ônibus azul de dois andares, que parte da Avenida Maipú, em frente ao Ponto Turístico. É um passeio realizado de outubro a abril, com pelo menos quatro saídas diárias.
- Estância Harberton: localizada a 75 km do Ushuaia, a Estância Harberton foi a primeira propriedade produtiva do Ushuaia, em 1886, e hoje vive do turismo. Ela tem tours guiados, restaurante, casa de chá, museu e hospedagem. Abre as portas ao público de outubro a março.
- Passeio a cavalo: há diferentes roteiros de cavalgada no Ushuaia, normalmente com uma ou duas horas de duração. Neste passeio o grupo entra em um bosque da Terra do Fogo, onde conhece as diferentes espécies botânicas do lugar, e vai até as margens do lago Escondido para que os cavalos possam se hidratar enquanto os humanos contemplam a vista.
Passeios em Ushuaia no inverno
Foto: Divulgação/Cerro Castor
- Cerro Castor: o centro de esqui do Ushuaia conta com um complexo gigante, que abre as portas de junho a outubro (as datas exatas dependem de São Pedro). Quem visita Ushuaia pelos esportes de neve já vai focado neste cerro — palavra que significa "monte" em espanhol. No entanto, mesmo quem não é praticante precisa incluir pelo menos um dia de diversão por ali.
- Circuito dos vales - Centros invernais: Estrada que liga Ushuaia ao resto do mundo, a Ruta 3 apresenta paisagens glaciais únicas no país, extensos vales com turfeiras, lagoas e rios. Além do Cerro Castor, às margens dela, há outros centros invernais onde dá para fazer esqui cross-country, caminhada com raquetas e andar de moto de neve. O Centro Invernal Tierra Mayor é uma referência, e o Park Austral andou ganhando força nos últimos tempos.
- Trenó de neve: como toda atividade que envolve animais, é questionável, mas segue sendo uma atração muito procurada no Ushuaia. Chamado em espanhol de "trineo", ele é puxado por diversos cachorros da raça husky siberiano. A atividade não costuma demorar muito, e a velocidade que os cachorros puxam as pessoas é bem rápida. A atividade é oferecida no Husky Park.