Melhores Destinos
Ushuaia
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Passeios em Ushuaia

Independentemente da época do ano, são vários os passeios a serem feitos em Ushuaia. Eles são parte integrante de uma viagem à cidade e alguns são essenciais para conhecer os principais pontos turísticos. O interessante é que a secretaria de turismo de Ushuaia é bastante ativa, divulga uma relação de todas as informações e atividades que a cidade oferece e regula o valor dos passeios - ou seja, todas as agências vendem os passeios pelo mesmo preço, o que varia é a qualidade do serviço e a atenção ao cliente. 

Um passeio imperdível e clássico para fazer, mesmo que o tempo disponível seja curto, é navegar pelo Canal Beagle, que divide Argentina e Chile. Esse passeio é feito por diversas empresas e cada uma acrescenta uma atração diferente ao longo do percurso; o roteiro tradicional inclui parada para observação na Ilha dos Lobos Marinhos, a Ilha dos Pássaros e o Farol Les Eclaireurs, que, apesar de ser chamado de "farol do fim do mundo", não é o tal farol. Também é imprescindível incluir no roteiro uma subida ao Glaciar Martial, que oferece ótima vista de Ushuaia e, de quebra, tem uma paisagem linda, que mistura árvores, neve e um riacho de água cristalina. A subida ao Glaciar pode ser feita a pé ou por teleférico. 

Viajando no verão, ou entre meados de outubro e de abril, pode valer a pena conhecer a Pinguinera. Trata-se de um local para onde os pinguins migram todos os anos com a finalidade de se reproduzirem. Apenas uma empresa (a Piratur) tem autorização de levar turistas para desembarcar no local e, apesar do tempo na ilha dos pinguins não ser muito extenso, é um passeio legal para ver os fofos animaizinhos de perto e entender melhor seu modo de vida. É oferecida uma versão da navegação ao Canal Beagle com aproximação à Pinguinera durante o verão, mas nesse tipo de passeio não há desembarque. 

O Parque Tierra del Fuego é outro lugar imperdível para se visitar em Ushuaia. Na enorme área verde que forma a reserva é possível fazer trilhas com diferentes níveis de dificuldade e admirar uma paisagem natural de tirar o fôlego. Entre os destaques do parque estão o Lago Roca, as áreas destruídas pelos castores e a Baía Lapataia, onde termina a Ruta N3. Para chegar ao parque, é possível tomar o Trem do Fim do Mundo, que divide opiniões por ser um pouco monótono; o passeio é mais interessante pela história e pela representação - o trem foi construído para transportar presos de Ushuaia que iam obrigados ao parque para cortar lenha. 

Se o tempo permitir, conheça os belos lagos de Ushuaia. O Lago Fagnano e o Escondido são lindos e podem ser conhecidos em um inesquecível passeio de 4x4, com direito a almoço em uma estância fueguina. Já o lago Esmeralda, que impressiona pela coloração de sua água, pode ver visitado através de um trekking. Depois de conhecer várias atrações de Ushuaia, experimente fazer um voo panorâmico de helicópto ou avião e ficar de queixo caído com as paisagens vistas de cima. 

Há um certo mito de que não se pode fazer alguns passeios durante o inverno; grande parte dos passeios disponíveis é feita durante todo o ano, o que acontece é que, no verão, o tempo é mais agradável para fazer atividades ao ar livre. 

Para fazer passeios em Ushuaia utilizamos as empresas Rumbo Sur, PiraTour e Brasileiros em Ushuaia, que foram muito atenciosos conosco. Tudo correu dentro do previsto e recomendamos o serviço dessas empresas.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ushuaia