Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Lago Escondido

O Lago Escondido é o primeiro avistado no Circuito dos Lagos de Ushuaia, na Patagônia Argentina. Cercado por matas, esse lago de origem glacial é pequeno em comparação à outra estrela do passeio, o Faganano

Apesar do nome, o lago pode ser facilmente avistado da Ruta N3, pertinho da pequena cidade de Tolhuin. Você pode admirá-lo tanto de pontos panorâmicos quanto das curvas cinematográficas da estrada mesmo. O Lago Escondido fica a aproximadamente 50 km do Centro do Ushuaia. 

O local mais famoso para observação do Escondido é o mirante Paso Garibaldi, um mirante de dois pisos no km 3.007 da Ruta 3. Ali você pode admirar, ao mesmo tempo, a estrada histórica do Paso Garibaldi, o Lago Escondido e o Lago Fagnano, lááá no fundo. A vista do local é linda: vale a pena ficar no mirante alguns minutos observando a paisagem. 

Lago Escondido

Também é possível acessar a costa do Lago Escondido, fazer uma caminhada em seu entorno ou mesmo um passeio de caiaque — mas combine previamente com as agências. 

Dá para chegar ao Lago Escondido de carro próprio/alugado, mas a maneira mais divertida de conhecer o Lago Escondido é por meio de veículo 4x4. É um passeio que dura um dia inteiro. Passa pelo Paso Garibaldi, pelos lagos Escondido e Fagnano e centros invernais. Foi o que fizemos na nossa primeira viagem ao Ushuaia. Dá para reservar via agências locais ou pela Civitatis

Se você achar muito caro, uma alternativa é a excursão ao circuito dos lagos via estradas, digamos assim, menos acidentadas, sem tanta aventura (saiba mais). Também dá para reservar o passeio com taxistas ou motoristas de remis da cidade. Nós pagamos a um taxista, em fevereiro de 2024, 130 mil pesos, o equivalente a R$ 520, conhecendo também os lagos da Reserva Florestal Bombilla e outras atrações da Ruta 3. 

Lago Escondido

O Lago Escondido e o Paso Garibaldi 

Além da bela vista, o Paso Garibaldi é um ponto de interesse histórico. Desde a origem das cidades de Ushuaia e Río Grande, o desejo de uni-las por meio de uma rodovia esbarrava no desafio de atravessar o sul da Cordilheira dos Andes, já que começava em ambos os pontos a partir do nível do mar. 

Foi Luis Garibaldi Honte que descobriu uma passagem natural, partindo do Lago Escondido em 1935. Por isso o nome, Paso Garibaldi. Graças à descoberta, o departamento nacional de estradas lançou em 1948 o concurso para a construção do traçado da Ruta 3, que conecta por terra Ushuaia ao resto da Argentina. 

É mais comum ver veículos 4x4 descendo a estrada antiga. O taxista que contratamos nem cogitou fazer o percurso.

Lago Escondido

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ushuaia

Lago Escondido

Ruta 3
Ushuaia