Já ouviu falar do fim do mundo? Nas lendas urbanas e na imaginação de muita gente, pode até ser um lugar temido e feio, mas em Ushuaia - conhecida como a cidade do fim do mundo - a realidade é bem diferente: bonita, aconchegante e gelada. A capital da Terra do Fogo Argentina é a cidade mais austral do mundo e a mais próxima da península antártica! 

Aos pés dos Andes e na beira do Canal Beagle, que divide Chile e Argentina, cresceu Ushuaia (ou "Ussuaia", como pronunciam os argentinos), uma cidade que hoje tem mais de 50 mil habitantes. O local é pequeno e relativamente novo, foi fundado em 1884 e cresceu inicialmente por influência da construção de um presídio, que tinha como finalidade abrigar presos e ajudar a marcar a presença argentina em terras tão remotas.  

A localização de Ushuaia é tão peculiar que a cidade está mais próxima da Antártica do que da capital de seu país, Buenos Aires. O lugar é emblemático para muitos viajantes, pois frequentemente faz parte do roteiro de quem dá a volta ao mundo ou cruza o continente americano por via terrestre. A rodovia Panamericana, que se incia no Alasca e da qual a Ruta N3 argentina faz parte, tem mais de 17.000km e termina em Ushuaia, no Parque Nacional Tierra del Fuego. O parque, inclusive, é ideal para fazer trilhas e apreciar paisagens, admirar lagos cristalinos e cenários de tirar o fôlego. Uma visita ao parque nacional não deve faltar no roteiro; pode-se chegar ao lugar no mítico trem que transportava prisioneiros que cortavam lenha, o Trem do Fim do Mundo.  

Apesar de ser um destino para o ano todo, quem pensa em Ushuaia imagina que a cidade seja mais visitada no inverno; apesar disso não ser verdade, a imagem se deve ao fato de Ushuaia ter neve de qualidade e uma temporada de neve longa, quando comparada com outros destinos. Além do esqui e do snowboard (atividades muito procuradas por brasileiros durante o inverno), o  local é cheio de passeios agradáveis e paisagens estonteantes. Aliás, a navegação ao Canal Beagle - passeio imperdível - já vale só pela vista que oferece de Ushuaia com a Cordilheira nevada ao fundo. 

As atividades ao ar livre, os passeios, os museus e a generosidade da natureza se sobressaltam em Ushuaia. Na cidade, aproveite para subir o Glaciar Martial, com uma vista lindíssima, e fazer um passeio para conhecer a Pinguinera, local para onde os pinguins migram no verão. Para conhecer as redondezas, sugerimos um passeio que leve aos lagos Fagnano e Escondido; para entender melhor a história desse curioso lugar, não perca uma visita ao Museu Marítico e ao presídio. 

Isso tudo sem falar da culinária, que é deliciosa. Claro que Ushuaia tem medialunas, doce de leite, chocolates e churros, mas o que comanda as cozinhas regionais mesmo são os peixes - como a merluza-negra, que derrete na boca -, a centolla (caranguejo gigante) e o cordeiro patagônico, que também é muito macio. Os vinhos, com bons preços, são ideais para acompanhar qualquer refeição. Para quem gosta de compras, há boas oportunidade de encontrar produtos a preços vantajosos, pois a cidade está livre de impostos. 

Pacata, charmosa e com uma culinária supersaborosa - Ushuaia é um destino para o ano todo, para descansar, praticar atividades físicas e, principalmente, curtir a natureza.