Melhores Destinos
Ushuaia
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Quando ir a Ushuaia

Ushuaia é considerada a cidade mais austral do mundo e sua localização faz com que o clima seja bastante peculiar. Como cada uma das estações do ano envolve características climáticas bem diferentes, é importante avaliar qual época de viagem se encaixa melhor no seu perfil. Em que época viajar? Depende do que você pretende encontrar.

A cidade tem uma temperatura média anual de 6ºC; no verão, a média está em torno dos 10ºC; no inverno, 2ºC. Além da temperatura, é preciso considerar que em Ushuaia os ventos são frequentes e gelados, fazendo a sensação térmica ser ainda mais baixa. Não é nem um pouco raro haver temperaturas negativas na capital da Terra do Fogo, principalmente no inverno, que em dias mais extremos atinge -20ºC. 

Por ter estações de esqui, pode parecer que Ushuaia é um destino de inverno (e é também!), mas a realidade é que a alta temporada é o verão, pois nesse período o frio não é tão intenso e as atividades ao ar livre são mais agradáveis. No verão, os dias têm mais horas de sol, chegando a haver mais de 17 horas de sol nos dias mais longos do ano. Também nessa estação partem os cruzeiros com destino à Antártica e apenas nesse período (principalmente entre outubro e meados de abril) os pinguins podem ser vistos nos arredores de Ushuaia.

Inverno é sinônimo de neve, lagos congelados, dias frios e com menos horas de sol. A paisagem no inverno é toda branquinha por conta da neve. As estações de esqui são muito utlizadas nesse período e Ushuaia é considerada, inclusive, a cidade da América do Sul onde a temporada de neve é a mais longa (geralmente de junho a outubro). Dizem ainda que sua neve é de excelente qualidade e muitos esportistas de equipes olímpicas treinam na cidade. Apesar de a temperatura ser mais baixa no inverno, entre os meses de abril e julho os ventos não são tão intensos. 

O outono traz o colorido das árvores - em tons de vermelho, laranja e amarelo -, enquanto a primavera é a época de árvores verdinhas. Cada época tem sua beleza: se quiser temperaturas mais altas e fazer trekking, por exemplo, procure viajar no verão ou próximo dele; se quiser esquiar, o inverno ou semanas antes dele começar e terminar são indicadas para viajar. 

As chuvas são bem distribuidas ao longo de todo o ano e são frequentes em Ushuaia. Uma chuvinha fraca é comum por lá e não deve desanimá-lo a fazer passeios; por isso, é indicado usar roupas de sejam à prova d'água. O tempo muda a todo instante, então não se martirize se vir na previsão do tempo que só haverá chuva em seus dias de viagem. É muito comum o tempo estar todo fechado e, alguns minutos mais tarde, sair o sol e o céu estar azul. 

Independentemente da época do ano em que será sua viagem, esteja preparado para baixas temperaturas. Segunda pele, gorros, bota de trekking, casacos corta-vento, calças e casacos impermeáveis são indicados para utilizar em sua viagem. 

Por se tratar de uma cidade muito fria, é natural que a neve esteja presente no cotidiano dos moradores. Ter contato com ela é muito mais fácil se a viagem for feita no inverno, mas há chances de vê-la mesmo viajando no verão - desde que as condições climáticas estejam favoráveis a isso, é claro. Ainda que não haja uma nevasca durante sua estada, você pode tentar ver neve no verão subindo até algum dos picos da Cordilheira próximos da cidade, como o Glaciar Martial. 

Confira abaixo as características do clima de Ushuaia mês a mês. Informações retiradas do site Weather.com