Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Parque Nacional Terra do Fogo

O Parque Nacional Terra do Fogo, ou Tierra del Fuego na língua local, é um dos pontos turísticos mais importantes de Ushuaia. O parque compreende uma enorme área verde, com cerca de 63.000ha, é banhado pelo Canal de Beagle e se encontra a cerca de 12km do centro da cidade.

O que mais chama a atenção dentro do parque é a topografia montanhosa, além da enorme quantidade de áreas verdes, dos lagos, dos bosques e da paisagem natural como um todo. Ainda que o parque esteja em território argentino, parte dele está em território chileno, então algumas montanhas que se vê dentro do parque pertencem ao Chile. O lugar também é famoso por ser o final da Ruta N3, que faz parte do sistema de rodovias panamericanas. 

Como o parque é muito grande, você pode reservar um dia todo para conhecê-lo, se assim quiser. Fazer trilhas, que têm diferentes níveis de dificuldade, é ótimo para conhecer o local mais a fundo e poder ter pleno contato com a natureza. Ao longo do passeio no parque não será difícil avistar animais como aves e castores. Os castores, aliás, são animais que destoam do ecossistema e, na verdade, são considerados como "pragas" em Ushuaia. Eles são naturais do Canadá e foram levados a Ushuaia para que fosse iniciado o comércio de pele, mas as condições climáticas em Ushuaia eram diferentes das encontradas no Canadá e o negócio não foi adiante. Os cerca de 20 casais de castores que chegaram a Ushuaia se tornaram mais de 200.000 e não têm predadores; por isso, vê-se muitas áreas de bosques com árvores caídas e destruídas em Ushuaia, além de cursos de rios alterados por ação dos castores. 

Entre os locais mais importantes a conhecer no parques estão a Baía Lapataía (final da Ruta N3), o Lago Roca, a castonera e trilhas como Senda Costanera, Laguna Negra, Circuito Las Lengas, entre outras. Para fazer as trilhas, pegue um mapa no centro de informações e vá caminhando pelas trilhas que considerar melhores e atenda ao nível de dificuldade compatível com suas condições físicas. 

Uma atração muito famosa que leva ao Parque Nacional Tierra del Fuego é o trem do fim do mundo, o mesmo trem construído para que os prisioneiros de Ushuaia pudessem cortar lenha. O passeio leva cerca de uma hora por trecho e tem uma parada de desembarque. As paisagens vistas ao longo do trajeto são lindíssimas, com muita área verde, montanhas, bosques; mas o trem se locomove bem devagar e muita gente acha a viagem entediante. Achamos que vale a pena para quem faz questão de passear no trem do fim do mundo ou quer conhecer mais de perto sua história ($290 um trecho).

Você pode conhecer o parque por conta própria, basta ter um automóvel para chegar até ele e, então, fazer as trilhas a pé. As agências oferecem três tipos de passeio ao parque nacional: 1 - excursão clássica (Ensenada Zaratiegui, minitrekking, Baía Lapataia, Lago Roca - $380); 2 - Parque Nacional + Trem do fim do mundo (circuito de trem até a estação do parque, minitrekking, Baía Lapataia, Lago Roca - $380 + entrada do parque + trem); 3 - Parque Nacional + trekking + canoas (trekking na trilha costeira, canoas no Lago Roca - $840). 


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ushuaia

Parque Nacional Terra do Fogo

Parque Nacional Tierra del Fuego
Ushuaia