Parque Nacional Terra do Fogo

1 avaliação
100% recomendam
8,0

O Parque Nacional Terra do Fogo, ou Tierra del Fuego na língua local, é um dos pontos turísticos mais importantes de Ushuaia. O parque compreende uma enorme área verde, com cerca de 63.000ha, é banhado pelo Canal de Beagle e se encontra a cerca de 12km do centro da cidade.

O que mais chama a atenção dentro do parque é a topografia montanhosa, além da enorme quantidade de áreas verdes, dos lagos, dos bosques e da paisagem natural como um todo. Ainda que o parque esteja em território argentino, parte dele está em território chileno, então algumas montanhas que se vê dentro do parque pertencem ao Chile. O lugar também é famoso por ser o final da Ruta N3, que faz parte do sistema de rodovias panamericanas. 

Como o parque é muito grande, você pode reservar um dia todo para conhecê-lo, se assim quiser. Fazer trilhas, que têm diferentes níveis de dificuldade, é ótimo para conhecer o local mais a fundo e poder ter pleno contato com a natureza. Ao longo do passeio no parque não será difícil avistar animais como aves e castores. Os castores, aliás, são animais que destoam do ecossistema e, na verdade, são considerados como "pragas" em Ushuaia. Eles são naturais do Canadá e foram levados a Ushuaia para que fosse iniciado o comércio de pele, mas as condições climáticas em Ushuaia eram diferentes das encontradas no Canadá e o negócio não foi adiante. Os cerca de 20 casais de castores que chegaram a Ushuaia se tornaram mais de 200.000 e não têm predadores; por isso, vê-se muitas áreas de bosques com árvores caídas e destruídas em Ushuaia, além de cursos de rios alterados por ação dos castores. 

Entre os locais mais importantes a conhecer no parques estão a Baía Lapataía (final da Ruta N3), o Lago Roca, a castonera e trilhas como Senda Costanera, Laguna Negra, Circuito Las Lengas, entre outras. Para fazer as trilhas, pegue um mapa no centro de informações e vá caminhando pelas trilhas que considerar melhores e atenda ao nível de dificuldade compatível com suas condições físicas. 

Uma atração muito famosa que leva ao Parque Nacional Tierra del Fuego é o trem do fim do mundo, o mesmo trem construído para que os prisioneiros de Ushuaia pudessem cortar lenha. O passeio leva cerca de uma hora por trecho e tem uma parada de desembarque. As paisagens vistas ao longo do trajeto são lindíssimas, com muita área verde, montanhas, bosques; mas o trem se locomove bem devagar e muita gente acha a viagem entediante. Achamos que vale a pena para quem faz questão de passear no trem do fim do mundo ou quer conhecer mais de perto sua história ($290 um trecho).

Você pode conhecer o parque por conta própria, basta ter um automóvel para chegar até ele e, então, fazer as trilhas a pé. As agências oferecem três tipos de passeio ao parque nacional: 1 - excursão clássica (Ensenada Zaratiegui, minitrekking, Baía Lapataia, Lago Roca - $380); 2 - Parque Nacional + Trem do fim do mundo (circuito de trem até a estação do parque, minitrekking, Baía Lapataia, Lago Roca - $380 + entrada do parque + trem); 3 - Parque Nacional + trekking + canoas (trekking na trilha costeira, canoas no Lago Roca - $840). 

Parque Nacional Tierra del Fuego, Ushuaia

Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park Parque-nacional-terra-do-fogo-tierra-del-fuego-national-park
Avalie Parque Nacional Terra do Fogo

  1. 6fe42 Denise Alho
    há 1 ano
    8,0
    Bom

    Quando fomos ao Ushuaia, como em outros lugares do mundo, carimbamos nosso passaporte com aquele carimbo turístico, em pontos turísticos especiais. No entanto, no Correo del fim del mundo, além de carimbar colocaram um adesivo - bem legal, por sinal. O problema é que dois anos depois, ao entrar na Europa por Portugal, quase fomos expulsos por considerarem nosso passaporte inválido, por causa desse adesivo. O agente da alfândega portuguesa deu um sermão enorme, apesar de ter nos recebido cheio de sorrisos, e por fim - com muito custo - liberou nossa entrada. Quando voltei ao Brasil emitimos novos passaportes e a PF disse que a Europa está cada vez mais rigorosa. Portanto, os carimbos turísticos são bem legais, mas faça isso num caderninho à parte.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.