Melhores Destinos
Ushuaia
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Onde comer em Ushuaia

Todos sabem que a gastronomia argentina é famosa pelas carnes, mas no Ushuaia você também vai encontrar peixes e frutos do mar capturados nas águas geladas do Canal de Beagle. É o melhor dos dois mundos.

Apesar de ser uma cidade relativamente pequena e quase isolada, Ushuaia tem restaurantes variados e de qualidade, que oferecem pratos típicos patagônicos e da cozinha internacional. Você vai comer bem, a um preço parecido ao de destinos turísticos brasileiros, talvez um pouco mais alto.

Neste post, compartilhamos as boas experiências que tivemos na cidade do fim do mundo, as quais devem agradar todos os gostos. Veja o que e onde comer no Ushuaia

Frutos do mar e peixes no Ushuaia

É uma das coisas mais comuns de se encontrar nos restaurantes do Ushuaia, porque a pesca é muito forte no gelado Canal de Beagle, esse canal de água salgada que liga os oceanos Pacífico e Atlântico. E há alguns pratos difíceis de encontrar em outro lugar, como a Centolla, que é praticamente uma marca registrada da cidade.

Conhecido também como king crab, é um tipo de caranguejo gigante encontrado em águas geladas do sul da América do Sul. Você deve vê-lo ainda vivo em aquários na entrada dos restaurantes, mostrando o quão fresco é o produto. Eu não curto muito a ideia, mas é uma tradição da região. E, se você gostar, pode até levar para casa: na famosa loja de souvenirs La Ultima Bita, a gente encontrou Centolla em lata.

Outra iguaria da qual os moradores fazem propaganda é a merluza negra, que leva esse nome pela cor das escamas — por dentro, é um peixe bem clarinho. É um peixe capturado no Canal de Beagle a, no mínimo, 70 metros de profundidade, e tem quem fale até em centenas de metros.

Onde comer em Ushuaia

É um pescado bem suculento e achei que tem um gosto suave. E é caro, mesmo no Ushuaia, então provavelmente você vai encontrar em porções pequenas, como dá para ver na foto. Esse eu comi em um dos restaurantes mais renomados do Ushuaia, chamado Maria Lola Restó. Tem esse prato de merluza negra com batatas ao natural e azeite de oliva, para quem acha que menos é mais, ou com mariscos.

Esse restaurante também é conhecido pelas massas caseiras (tem ravioli, linguine, malfatti...), e tem uma carta de vinhos enorme, para harmonizar com qualquer prato e bolso. É interessante fazer reserva para garantir mesa.

Outra iguaria do mar que você encontrará com facilidade no Ushuaia são as rabas fritas. Eu sei que o nome é curioso, mas é uma iguaria que você já conhece: lulas fritas. São servidas como entrada nos restaurantes da cidade, inclusive ali no Maria Lola.

Carnes: tem parrilla no Ushuaia?

Tem, sim-senhor. Para ser sincera, eu duvido que tenha um lugar na Argentina que não asse uma carne na parrilla, até no fim do mundo tem!

Você encontra sem muita dificuldade na Avenida San Martín e ruas transversais, inclusive alguns restaurantes levam "parrilla" no nome. Tivemos uma janta maravilhosa em um restaurante chamado Augusto. Comemos um mustang steak na parrilla acompanhado de uma saladinha com tomates secos, divina, e um bom vinho de Mendonza.

Onde comer em Ushuaia

Foi uma das melhores refeições da Patagônia, e nem foi a mais cara. A minha amiga o indicou para absolutamente todos os brasileiros que encontramos na Argentina, até o final da viagem.

Comidas típicas patagônicas

Não tem chance de você passar pelo Ushuaia sem ver a imagem de um cordeiro inteiro estirado em estacas ao redor de um fogo de chão. Esse é o cordeiro fueguino, provavelmente o prato mais tradicional da Patagônia Argentina.

Onde comer em Ushuaia

Tem em vários restaurantes do Centro, mas eu provei durante o Circuito dos Lagos no Park Austral, que fica à margem da Ruta 3. Ali ele faz parte de um bufê bem diversificado e vem na mesa sobre uma espécie de prancha, mantida quente por um pequeno fogareiro. Fica muito macio, você praticamente nem precisa de faca.

Ah, e eles colocam cordeiro em tudo; eu comi ravioli e empanadas recheadas com essa carne também. Deixa qualquer prato com um sabor forte.

Outra coisa interessante de provar no Ushuaia são as frutinhas patagônicas. A que achei mais curiosa é o calafate, um tipo de berry roxinho que cresce em arbustos espinhosos na natureza. Tivemos a sorte de pegar a época do fruto, que ocorre entre janeiro e fevereiro, mas também dá para prová-los em geleias, licores e sorvetes, como esse maravilhoso que pedi no Maria Lola

As melhores empanadas do Ushuaia

Empanadas são a entrada mais comum nos restaurantes argentinos, incluindo os de Ushuaia, mas também podem servir como lanche ou mesmo substituir um almoço ou janta, especialmente se você estiver com pressa ou quiser economizar.

A gente pediu ajuda dos universitários (os taxistas mesmo) e chegamos a dois lugares especializados em empanadas. O mais famoso é o Dona Lupita, que tem pelo menos 15 sabores diferentes de empanadas. Você ainda tem a oportunidade de escolher se quer frita ou assada. Indecisa que eu sou, fui nos dois:

Outro lugar bom para comer empanadas no Ushuaia é o Dieguito, que é frequentado basicamente apenas por moradores. Fomos recebidos com uma foto do Maradona e do Messi na fachada, e o peso da porta era um fardo de coca-cola 2 litros. Achei original.

O lugar respira futebol, com camisetas de times locais penduradas por todo canto, e ainda tivemos a sorte de ir durante um jogo do Boca Juniors. As empanadas ficam expostas atrás do balcão, em toda sua diversidade: tem de cordeiro, marguerita, frango, matambre, atum, até de panceta e ameixa tinha. Mas a vencedora, sem dúvida, foi a de queijo roquefort, mussarela e salsão — incrível!

Confeitaria argentina: medialunas e alfajores

Estando na Argentina, coma medialunas e alfajores. Eu sei que é outro clichê, mas clichê é clichê por um motivo: funciona!

Onde comer em Ushuaia

Você encontrará medialunas em qualquer padaria ou cafeteria do Ushuaia. Um exemplo é a Tante Sara, um lugar que está aberto desde a manhã até à noite. Seus dois pontos na San Martín são procurados tanto para tomar um café da manhã ou brunch como para fazer um lanche à tarde ou um jantar mais leve.

Há alfajores também por todos os lugares, mas eu provei e aprovei o de amêndoas com doce de leite e coco do Ramos Generales - El Almacen, na Avenida Maipú. Com um cafezinho puro então...

Ah, você PRECISA conhecer o Ramos Generales. É praticamente um ponto turístico do Ushuaia. É uma mistura de restaurante, confeitaria, vinoteca e museu, abarrotado de objetos antigos, nas paredes e até nas mesas onde os clientes comem.

Antes de pegar qualquer mesa, dê uma olhada por todos os ambientes, pois cada um propõe uma viagem no tempo. Mas se você tem rinite, pode sofrer com a poeira dos objetos antigos.

Até tem cardápio, mas eles mantêm a tradição de escrever o menu do dia em um quadro negro. Você poderá comer um peixe, uma sopa, ou só beber uma cervejinha sendo vigiado por fotografias em preto e branco de figuras que certamente não estão mais neste plano.

Noite no Ushuaia

Vou ser sincera: eu fiz tanto trekking, caminhei tanto no Ushuaia, que depois não tinha disposição para beber, só queria minha cama. Mas tem dois lugares bem bacanas que conheci, perfeitos para um happy hour ou para curtir a noite.

Onde comer em Ushuaia

No mesmo prédio que fica a loja de souvenir La Ultima Bita, com estátuas de guardas na janela e presidiários tentando escapar pelo telhado, está a Taberna Del Viejo Lobo. É um bar e restaurante temático de navegação, com boias e timões pelas paredes e barris fazendo as vezes de mesa. Tem vista para o Canal de Beagle também. A minha dica é pedir uma cerveja Oshovia tirada da torneira na hora — é uma microcervejaria de Ushuaia mesmo, e eu gostei.

Outra boa pedida é o Hard Rock Café. Sim, o fim do mundo tem Hard Rock, e de dois andares ainda por cima. Enquanto eu esperava o meu hambúrguer (delicioso, como de costume na rede), passei em cada cantinho para ver as peças dos ídolos da música mundial.

Na mesma parede, tinha uma calça cheia de escamas do Michael Jackson, uma jaqueta verde e roxa do Prince e uma camiseta branca lisa do Eminen, assinada pelo próprio: "Hard Rock, Keep Cooking".

A carta de drinques e cerveja é grande, e o lugar ainda promove shows, normalmente às sextas e sábados à noite.