Melhores Destinos
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia

Ushuaia é uma cidade recente, com pouco mais de cem anos de fundação e uma história muito interessante. A povoação da cidade começou a ganhar força quando foi implantada na região uma colônia penal de criminosos reincidentes. Levar presos a Ushuaia permitia ao governo povoar uma área remota que carecia de presença argentina e, ao mesmo tempo, abrir mais vagas nas prisões, que já estavam cheias. 

A colônia se iniciou com casebres de madeira e chapa, sendo posteriormente transformada em um edifício de alvenaria construído pelos próprios presidiários, ou seja, como os presidiários eram obrigados a trabalhar, eles próprios contribuíram para a construção do edifício onde ficaram reclusos. Para que o trabalho rendesse mais, foi construído o "trem do fim do mundo", que levava os presos para cortarem lenha onde hoje está o Parque Nacional Terra do Fogo. O presídio tem cinco alas construídas à base do modelo panóptipo e funcionou até 1947.

Hoje em dia, o antigo presídio de Ushuaia funciona como Museu Marítimo, que conta um pouco dos navios e das expedições que passaram por Ushuaia e pela Terra do Fogo, além de Museu Antártico, um museu de arte. No edifício do antigo presídio também há pedaços do farol construído na Ilha de Los Estados, chamado de farol do fim do mundo. O local conserva bastante coisa da estrutura que tinha quando funcionava como cárcere e a visita é também interessante para conhecer a história de Ushuaia, a história do presídio e como viviam e eram tratados os reclusos. 

Sugerimos que você visite o local em um dos horários da visita guiada, que é gratuita. Com um guia é possível entender mais a fundo a história que envolve o local, além de casos sobre os presos mais importantes que por ali passaram. Não deixe de visitar as celas, incluindo as da ala do presídio que não foi reformada e que passam uma imagem um tanto sombria de como poderia ser difícil viver preso no local. 

No antigo presídio também funcionam uma lanchonete, um posto dos Correios (boa ideia para mandar um postal com selo de Ushuaia) e uma loja de lembranças. 

Entrada: $110 - o ingresso é válido por até 24 horas; consulte a recepção caso queira voltar ao museu.

São oferecidas visitas guiadas sem preço adicional em três horários diários. Às segundas, às quartas e às sextas-feiras, às 20h, há também uma visita teatral ($100).
Na recepção onde se compram os ingressos, há armários para deixar casacos ou bolsas. 


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ushuaia

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia

Yaganes & Gobernador Paz
Ushuaia
9410
http://www.museomaritimo.com