Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia

O Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia é atração indispensável para quem ama história. Além de mostrar como se dava o cárcere de criminosos reincidentes no começo do século passado, abriga também o Museu Antártico, o Museu Marítimo e o Museu de Arte Marinha do Ushuaia, aborda os povos originários da Terra do Fogo e ainda traz exposições artísticas temporárias, tudo isso no mesmo lugar. 

Museu Marítimo e Presídio de UshuaiaÉ um museu à moda antiga, não espere interatividade ou tecnologia. Além da curiosidade histórica, a visita compensa mais pelo ambiente. As exposições foram montadas nas próprias celas e galerias do antigo presídio — eu nunca tinha entrado em um antes. Do hall central, enquanto toma um cafezinho na companhia de uma estátua de uniforme listrado, você enxerga os cinco pavilhões da antiga penitenciária.

Vale reservar duas horas para essa atração. Mas antes de ir, leve em consideração o preço do ingresso: paguei 19 mil pesos em fevereiro de 2024, o que equivalia a R$ 75 à época. 

Antigo presídio do Ushuaia

Ushuaia tem pouco mais de cem anos de fundação, e a história da cidade está atrelada a esse presídio: a colonização da cidade foi impulsionada pela colônia penal de criminosos reincidentes. 

Levar presos a Ushuaia permitia ao governo povoar uma área remota que carecia de presença argentina e, ao mesmo tempo, abrir mais vagas nas prisões argentinas, que já estavam cheias. Fora que as próprias condições inóspitas da região dificultariam ao máximo as fugas.

Em 1896 chegaram os 14 primeiros presidiários, e a colônia se iniciou com casebres de madeira e chapa. O edifício de alvenaria começou a ser construído em 1902 pelos próprios presidiários. Como eles eram obrigados a trabalhar, contribuíram para construir edifícios e realizar obras da cidade. 

Para que o trabalho rendesse mais, foi construído o "trem do fim do mundo", que levava os presos para cortarem lenha onde hoje está o Parque Nacional Terra do Fogo — que hoje também é uma atração turística. O presídio funcionou até 1947. No segundo piso eu consegui espiar essa ala aqui, atualmente fechada, que não passou por restauração. Não dá um arrepio?Museu Marítimo e Presídio de UshuaiaAlém da exposição de uniformes e de banners que narram a construção do presídio, algumas celas foram ambientadas com cama, beliche, escrivaninha e fotos para contar a história dos presos "ilustres" que cometeram crimes bárbaros. 

Esse é o Sacomano, que, após matar uma mulher para pegar seu dinheiro, foi condenado à prisão perpétua. No Ushuaia, ele foi destinado aos trabalhos mais duros, como explodir rochas com dinamite e depois carregar, e era considerado um delinquente perigoso: havia guardas o vigiando constantemente. 

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia

O que mais tem no Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia

O Museu Marítimo e Presídio do Ushiaia concentra, no mesmo lugar, vários museus e exposições diferentes. Em uma galeria tem pinguins empalhados; a alguns metros, em outra cela, uma exposição de roupas de bombeiros; ao lado, imagens da base da Argentina na Antártida, e por aí vai. 

Quando você entra, a primeira coisa que encontra é o Museu Marítimo, onde chama a atenção a reconstrução de uma canoa de córtex, baseada na descrição feita pelo explorador britânico James Weddell em 1822 na Terra do Fogo. Há ainda maquetes de navios naufragados na região, com um breve histórico. 

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia

No edifício do antigo presídio, também há pedaços do farol construído na Ilha de Los Estados, chamado de farol do fim do mundo. O ingresso dá acesso a todos esses espaços, mas eu não consegui visitar o Museu de Arte Marino Ushuaia, que só abria a partir das 15h, e eu fui pela manhã. 

Sugerimos que você visite o local em um dos horários da visita guiada, que é gratuita. Acompanhado de um guia, é possível entender mais a fundo a história que envolve o local, além de casos sobre os presos mais importantes que por ali passaram. Tire suas dúvidas no site oficial.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ushuaia

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia

Yaganes & Gobernador Paz
Ushuaia
9410
http://www.museomaritimo.com