Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Praia da Pipa
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

O que fazer em Pipa

Pipa é daqueles destinos perfeitos para as férias: praias, passeios e cenários paradisíacos de dia e, à noite, centrinho charmoso, com muitas opções de lojinhas, bares e restaurantes. 

Curtir as belas praias de Pipa

As praias são o grande motivo que leva todos os anos milhares de viajantes até Pipa. São quatro os balneários mais famosos e próximos ao vilarejo, cada um deles com características diferentes. A Praia do Centro é a que está em frente ao vilarejo, a mais movimentada e com melhor estrutura de bares e restaurantes. A Baía dos Golfinhos tem uma extensa falésia avermelhada aos fundos e um mar tranquilo onde, não raro, aparecem os encantadores cetáceos que dão nome à praia. 

Já a 40 minutos de caminhada do centro, também acessível com transporte público, está a Praia do Madeiro, uma das mais verdes e extensas, agradando banhistas que curtem águas calmas e também surfistas. A quarta praia mais famosa de Pipa é a Praia do Amor, com mar mais agitado, boa estrutura de quiosques e também pertinho do vilarejo potiguar. 

Acesse o post completo sobre as praias de Pipa para saber como chegar e conhecer melhor cada uma delas.

Admirar Pipa desde os seus mirantes

As falésias e morros formam belos mirantes naturais de onde se pode contemplar a imensidão do mar e a beleza da região. O Chapadão de Pipa é um dos pontos mais simbólicos de Pipa, uma falésia avermelhada de onde se tem uma incrível vista para a Praia do Amor. Todos os passeios que levam ao Litoral Sul fazem uma parada por lá, mas também é possível chegar caminhando desde do centrinho do vilarejo.

O Santuário Ecológico de Pipa, situado sobre a extensa falésia da Baía dos Golfinhos, também oferece aos visitantes incríveis ângulos de observação. Ao percorrer as trilhas, chega-se a vários mirantes com vista para a baía e a Praia do Madeiro. Com sorte, dá ainda para ver golfinhos e tartarugas.

No centrinho do vilarejo há ainda bares perfeitos para admirar a paisagem, sobretudo no pôr do sol. O mais famoso deles é Mirante Sunset Bar, que conta com sete mirantes espalhados sobre um dos mais altos morros de Pipa. É sem dúvida o local mais cobiçado para curtir o fim de tarde.

Conhecer a região de jardineira, quadriciclo ou buggy

É muito gostoso passar uns dias entre as praias e o centrinho de Pipa, mas a experiência fica ainda mais rica e divertida com alguns passeios pela região. O passeio de lancha para ver os golfinhos é um dos mais clássicos de Pipa. O roteiro começa na Praia do Centro e vai até a Praia do Madeiro, passando pela Baía dos Golfinhos, onde é possível observar os animais. 

Também são marca registrada de Pipa os passeios de jipe ou jardineira por todo o litoral, percorrendo as falésias e estradinhas de barro da região. O percurso dura um dia inteiro e passa pela falésia do Chapadão, Praia de Minas, Sibaúma (onde se formam piscinas naturais na maré baixa) e Barra do Cunhaú, onde se atravessa de jangada até a Praia da Restinga. Na volta, já em direção ao norte de Pipa, há opção de fazer sandboard nas dunas de Cacimbinhas e o passeio termina com o pôr do sol na Lagoa Guaraíras.

Há ainda passeios de buggy e quadriciclo com diferentes roteiros. Os de buggy podem chegar até a Baía Formosa e a Praia do Sagi, já quase na divisa com a Paraíba. Leia o post completo com todas as informações e passeios em Pipa.

Passear à noite pelo centrinho de Pipa

A Avenida Baía dos Golfinhos é onde tudo acontece. A principal rua do vilarejo é repleta de bares, restaurantes, lojas, feirinhas e também artistas de rua. Durante o dia, quando os turistas estão nas praias, o centrinho costuma ser mais do que calmo - com muitos estabelecimentos fechados. 

À noite, no entanto, o cenário muda completamente: movimento por todos os cantos, com cenários lindos para as fotos de viagem, como é o caso da Vila Mangueira (também conhecido como Vilarejo Grego) e a Rua do Céu. Ótima oportunidade para fazer comprinhas de viagem, com muitas opções de lembrancinhas, roupas e também artigos de praia.

Escolher uma boa pousada ou hotel em Pipa

Selecionar uma boa pousada em Pipa certamente será sinônimo de conforto e economia de tempo. Estando bem localizado, você poderá fazer boa parte das atividades caminhando. De dia, o acesso de uma praia à outra pode ser feito pela areia (atente-se à Tábua de Marés) e, à noite, estar próximo à Avenida dos Golfinhos garante programas mais animados, com muitas possibilidade de restaurantes, bares e lojas.

Também há um bom número de hotéis em Pipa, com boa localização e bastante elogiados pelos hóspedes. Confira a seguir algumas das hospedagens mais reservadas e bem avaliadas pelos viajantes. Se preferir ler mais sobre as acomodações, veja nossas dicas sobre onde ficar em Pipa.

Provar os melhores restaurantes de Pipa

Pipa é daqueles destinos com cara de férias: praia de dia e charmosos e deliciosos bares e restaurantes para curtir a noite. A maior parte dos estabelecimentos estão no centro de vilarejo e podem ser acessados em uma passeio a pé (caso esteja hospedado próximo à Praia do Centro). 

No cardápio estão muitos peixes e frutos do mar, com temperos e preparos regionais, mas as opções gastronômicas em Pipa vão além: há diversos restaurantes italianos, francês, tailandês, japonês, mexicano e por aí vai. Alguns dos que mais gostamos e recomendamos são: Chez Marilia, Sofi Bistrô, Jerimum, Wattana Cozinha Tailandesa, e o Espaço Lampião.

Ao longo do dia os restaurantes do centro costumam estar fechados. É a vez de fazer refeições ou provar petiscos à beira-mar, como o Orishas, Caxangá e o Pipa Beach Cub, todos na Praia do Centro.