Onde comer em Siem Reap
Embora seja vizinho de três países mestres na arte da culinária - Vietnã, Tailândia e Laos -, o Camboja não deixa nada a desejar quando o assunto é comida de qualidade. Sua gastronomia é diversificada, farta e faz uso de uma série de ingredientes frescos e temperos que, juntos, dão origem a pratos extremamente saborosos.
Siem Reap, por exemplo, é um grande centro gourmet onde o visitante vai poder experimentar muitas delícias da culinária Khmer. Um destino repleto de bons restaurantes que servem pratos tradicionais, como o Peixe Amok, que leva leite de coco fresco, pasta de curry feita de capim-limão (lemongrass), cúrcuma, gengibre, alho, entre outros ingredientes.
Já o Nom banh chok (ou simplesmente noodles khmer, como é conhecido localmente) nada mais é do que o famoso macarrão de arroz com vegetais crus, brotos de feijão, menta e manjericão frescos, molho à base de capim-limão, entre outros itens. Um prato muito comum no café da manhã que geralmente é vendido nas ruas por mulheres que carregam grandes cestas.
Boas opções também são o Bai sach chrouk - carne de porco marinada e assada na brasa (o churrasco do Camboja é famoso), servida com arroz, tomates e pepinos frescos - e a salada de manga verde, uma combinação agridoce deliciosa e muito crocante. Para beber, não deixe de experimentar a famosa cerveja local - a Angkor Beer, que por lá é servida ultragelada.
Dicas importantes para os apaixonados por comida de rua:
- Só tome água mineral engarrafada;
- Evite o consumo de gelo (quando não souber a procedência da água);
- Antes de comprar o alimento, observe a higiene do local e a forma de preparo. Confie no seu instinto;
- Desconfie sempre de alimentos crus, como frutas, legumes/verduras e peixes, especialmente se estiverem expostos;
- Observe também se a barraca/restaurante é frequentada/o por outros turistas e locais;
- Se você sentir qualquer sintoma estranho após ingerir o alimento, como diarreia, febre, etc., procure um médico imediatamente.