Siem Reap
Redação

Complexo de Angkor

Patrimônio da Unesco, o Complexo de Angkor é uma das maravilhas da arquitetura mundial. Um parque arqueológico com 400 quilômetros quadrados e herança do Império Khmer, civilização que dominou grande parte do Sudeste Asiático entre os séculos IX e XV d.C.

Nesse local você vai ver de perto mais de 100 fabulosos templos, a exemplo do Angkor Wat, o maior monumento religioso do mundo, e do Angkor Thom, a última capital do império. Os templos ficam a uma distância de 7km do centro de Siem Reap.

Como chegar

De tuk-tuk: Triciclos motorizados com cabine para dois ou mais passageiros fazem o transporte de passageiros até os Templos de Angkor. A diária custa 15 USD e o roteiro geralmente é pré-definido com o motorista, que fica à espera dos passageiros em todas as atrações. Em alguns casos, o motorista também trabalha como guia, mas o valor a ser pago é mais alto. A nossa dica: ao optar por um tuk-tuk, sempre peça a indicação do seu hotel.

De carro ou van (grupos maiores): estas são duas alternativas para os que desejam percorrer os templos da região de uma maneira mais confortável. A Associação de Transportes do Aeroporto de Siem Reap promove tours pelos templos de Angkor. A diária em carros menores custa 30 USD, enquanto a diária de uma van sai por 35 USD. Nesse caso, o roteiro também costuma ser pré-definido.

Você pode contatar o serviço no próprio aeroporto, ao desembarcar na cidade, pelo e-mail srairporttaxi@gmail.com ou pelos telefones (+855) 63 963 572 e 088 933 7778.

De bicicleta: os mais aventureiros podem alugar bicicletas para visitar os templos de Angkor, porém ao optar por este meio de transporte você vai precisar estudar bem a área, para não se perder - ou usar um GPS. Alguns hotéis da cidade disponibilizam bicicletas gratuitas para os hóspedes, mas, se você tiver que alugar uma, deve gastar entre 2 USD e 5 USD (a diária).

Angkor Pass - Onde comprar

Para visitar os templos, você vai ter que adquirir um passaporte, o Angkor Pass, vendido na entrada principal, que fica na estrada para o Angkor Wat (seu motorista saberá o local exato). Esse passaporte deverá ser apresentado na entrada de todas as atrações.

Nos estandes do local são vendidos passes de um dia (20 USD), três dias (40 USD) e sete dias (60 USD). Todos os visitantes precisam comparecer ao estande no momento da compra, quando é feita uma foto digital gratuita de cada um e o passaporte, finalmente, é impresso. A visitação no complexo acontece das 5h30 às 17h30.

Dica do MD: Se você tem apenas um dia para explorar a área, concentre-se no chamado pequeno circuito, onde estão o Angkor Wat (de lá é possível assistir a um belíssimo nascer do sol), o Angkor Thom e o Ta Prohm - o templo da floresta. Saia cedo para evitar multidões! Se a sua intenção for explorar uma quantidade maior de templos, com mais calma, vale a pena investir nos passes de três ou sete dias.

Guias turísticos

Guias que falam vários idiomas oferecem seus serviços nas entradas dos principais templos do complexo, como o Angkor Wat. Os preços são negociáveis e o serviço pode ser uma boa para aqueles que estão com o tempo reduzido. Para contratar um guia com antecedência, pesquise na Internet por empresas reconhecidas ou peça uma indicação do seu hotel. Algumas empresas bem cotadas no ramo:

- Angkor Helping Tour Guide (clique aqui);

- Custom Cambodian Tours (clique aqui);

- Angkor Temple Guide (clique aqui).

Alimentação

Quem opta por assistir ao nascer do sol no Angkor Wat tem à disposição uma grande quantidade de barracas que vendem café da manhã gostoso e barato. Outros restaurantes estão espalhados pelo complexo de Angkor e a comida, em geral, é muito boa. Peça a indicação de um desses estabelecimentos para o seu motorista ou guia. 

Dica: comprar alguns snacks em um supermercado ou loja de conveniência de Siem Reap pode ser uma excelente ideia para os que desejam gastar pouco com alimentação durante a visita aos templos.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Siem Reap