Siem Reap

Complexo de Angkor

Patrimônio da Unesco, o Complexo de Angkor é uma das maravilhas da arquitetura mundial. Um parque arqueológico com 400 quilômetros quadrados e herança do Império Khmer, civilização que dominou grande parte do Sudeste Asiático entre os séculos IX e XV d.C.

Nesse local você vai ver de perto mais de 100 fabulosos templos, a exemplo do Angkor Wat, o maior monumento religioso do mundo, e do Angkor Thom, a última capital do império. Os templos ficam a uma distância de 7km do centro de Siem Reap.

Como chegar

De tuk-tuk: Triciclos motorizados com cabine para dois ou mais passageiros fazem o transporte de passageiros até os Templos de Angkor. A diária custa 15 USD e o roteiro geralmente é pré-definido com o motorista, que fica à espera dos passageiros em todas as atrações. Em alguns casos, o motorista também trabalha como guia, mas o valor a ser pago é mais alto. A nossa dica: ao optar por um tuk-tuk, sempre peça a indicação do seu hotel.

De carro ou van (grupos maiores): estas são duas alternativas para os que desejam percorrer os templos da região de uma maneira mais confortável. A Associação de Transportes do Aeroporto de Siem Reap promove tours pelos templos de Angkor. A diária em carros menores custa 30 USD, enquanto a diária de uma van sai por 35 USD. Nesse caso, o roteiro também costuma ser pré-definido.

Você pode contatar o serviço no próprio aeroporto, ao desembarcar na cidade, pelo e-mail srairporttaxi@gmail.com ou pelos telefones (+855) 63 963 572 e 088 933 7778.

De bicicleta: os mais aventureiros podem alugar bicicletas para visitar os templos de Angkor, porém ao optar por este meio de transporte você vai precisar estudar bem a área, para não se perder - ou usar um GPS. Alguns hotéis da cidade disponibilizam bicicletas gratuitas para os hóspedes, mas, se você tiver que alugar uma, deve gastar entre 2 USD e 5 USD (a diária).

Angkor Pass - Onde comprar

Para visitar os templos, você vai ter que adquirir um passaporte, o Angkor Pass, vendido na entrada principal, que fica na estrada para o Angkor Wat (seu motorista saberá o local exato). Esse passaporte deverá ser apresentado na entrada de todas as atrações.

Nos estandes do local são vendidos passes de um dia (20 USD), três dias (40 USD) e sete dias (60 USD). Todos os visitantes precisam comparecer ao estande no momento da compra, quando é feita uma foto digital gratuita de cada um e o passaporte, finalmente, é impresso. A visitação no complexo acontece das 5h30 às 17h30.

Dica do MD: Se você tem apenas um dia para explorar a área, concentre-se no chamado pequeno circuito, onde estão o Angkor Wat (de lá é possível assistir a um belíssimo nascer do sol), o Angkor Thom e o Ta Prohm - o templo da floresta. Saia cedo para evitar multidões! Se a sua intenção for explorar uma quantidade maior de templos, com mais calma, vale a pena investir nos passes de três ou sete dias.

Guias turísticos

Guias que falam vários idiomas oferecem seus serviços nas entradas dos principais templos do complexo, como o Angkor Wat. Os preços são negociáveis e o serviço pode ser uma boa para aqueles que estão com o tempo reduzido. Para contratar um guia com antecedência, pesquise na Internet por empresas reconhecidas ou peça uma indicação do seu hotel. Algumas empresas bem cotadas no ramo:

- Angkor Helping Tour Guide (clique aqui);

- Custom Cambodian Tours (clique aqui);

- Angkor Temple Guide (clique aqui).

Alimentação

Quem opta por assistir ao nascer do sol no Angkor Wat tem à disposição uma grande quantidade de barracas que vendem café da manhã gostoso e barato. Outros restaurantes estão espalhados pelo complexo de Angkor e a comida, em geral, é muito boa. Peça a indicação de um desses estabelecimentos para o seu motorista ou guia. 

Dica: comprar alguns snacks em um supermercado ou loja de conveniência de Siem Reap pode ser uma excelente ideia para os que desejam gastar pouco com alimentação durante a visita aos templos.

  • Angkor-thom

    Angkor Thom (អង្គរធំ) (អង្គរធំ)

    Nota:  de 10 (0)

    Construído no final do século XII, a mando do rei Jayavarman VII, o Angkor Thom foi a última capital do império Khmer. Uma cidade-monumento - que ocupa uma impressionante área de nove quilômetros quadrados - onde foram erguidas residências e edifícios administrativos muito importantes, mas que, com o passar do...

  • Angkor-wat

    Angkor Wat

    Nota:  de 10 (0)

    Ergueu-se no início do século XII, a mando do rei Suryavarman, este templo, que é considerado a alma e o coração do Camboja. Tão importante que se tornou um símbolo nacional, estampado orgulhosamente na bandeira do país.

    Local de veneração, o Angkor Wat é o mais sublime dos templos Khmer,...

  • Preah Khan

    Nota:  de 10 (0)

    Com uma atmosfera similar à do Ta Prohm - o Templo da Floresta, onde foi filmado "Tom Raider" -, o Preah Khan foi um dos projetos mais ambiciosos do Rei Jayavarman VII e também uma das construções mais significativas do império Khmer.

    Erguido na segunda metade do século XII, o templo dedicado a Brahma, Buda, Shiva e...

  • Ta-prohm

    Ta Prohm

    Nota:  de 10 (0)

    Também conhecido como o Templo da Floresta, o Ta Prohm é uma das estruturas mais bonitas da região de Angkor. Situado a leste do Angkor Thom (vide mapa), o paraíso dos fotógrafos de plantão impressiona pelas raízes de árvores entrelaçadas às ruínas. Um cenário tão belo que acabou...

  • Thommanon

    Thommanon I ប្រាសាទធម្មនន្ទ

    Nota:  de 10 (0)

    A uma curta distância do Angkor Thom - a última capital do império Khmer - está situado este elegante templo construído no início do século XII (mesmo período em que foi erguido o Angkor Wat). Impressionam, no local, o grau de conservação das ruínas, as belas torres pontiagudas e...

Tudo que você precisa saber sobre Siem Reap!

Esse texto sobre Complexo de Angkor faz parte do guia de Siem Reap no Melhores Destinos

Comentários para Complexo de Angkor

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.