Siem Reap

A aventura do Melhores Destinos pela Ásia não estaria completa sem uma passada por Siem Reap (pronuncia-se "see-em ree-ep"), a terra natal dos fabulosos e mundialmente famosos Templos de Angkor. Um destino turístico no Camboja cheio de história, charme e que, só na primeira metade de 2013, recebeu 1,23 milhão de visitantes.

Belíssimas estruturas feitas de tijolo e arenito sobreviveram à ação do tempo e se encontram em uma área total de 400 quilômetros quadrados (incluindo a floresta), a exemplo do impressionante - e muito bem conservado - Angkor Wat,  tido como o mais importante dos templos do Sudeste Asiático. Nada mais nada menos do que a maior estrutura religiosa do mundo, construída a mando do rei Suryavarman II, na primeira metade do século XII. 

Embora os Templos de Angkor (em especial o Angkor Wat e o Angkor Thom) sejam o foco de quem visita a região, é preciso ressaltar que a graciosa Siem Reap é uma excelente cidade-base, com hotéis das mais diversas categorias, restaurantes que servem o melhor da cozinha cambojana (a bons preços), museus, spas, mercados onde se vende de tudo, entre várias outras atrações.

Além disso, nas redondezas da cidade o visitante encontra atrações como o museu das minas terrestres e as interessantes vilas flutuantes, a exemplo de Chong Kneas e Kompong Pluk. Para explorar bem a cidade e a região - habitada por gente muito simples e feliz -, você vai precisar de, no mínimo, três dias.

"Situação difícil"

Siem Reap fica às margens do rio de mesmo nome, a pouco mais de 300km da capital do Reino do Camboja, Phnom Pehn. A moeda local é o Riel, porém o Dólar Americano é aceito pela maioria dos estabelecimentos e prestadores de serviço da cidade. O idioma oficial do país é o Khmer, mas o inglês e o francês são línguas bastante difundidas nas áreas turísticas.

Na cidade, você também vai ter a oportunidade de conhecer um povo extremamente amável, receptivo com o turista e que luta diariamente para esquecer um passado sofrido, marcado por três décadas de conflitos, apenas na história conteporânea. Além disso, a pobreza ainda é algo presente na vida de vários homens, mulheres e crianças do Camboja, o que acaba incentivando muitos visitantes a ajudarem de alguma maneira, seja financeiramente ou atuando como voluntários.

A partir de agora, você embarca conosco em uma viagem por Siem Reap, uma cidade inspiradora e apaixonante. Um destino único do Camboja, que vai conquistar você!