Parque Güell
O parque Güell não é um parque europeu como outro qualquer. E o visitante percebe isso logo de cara, assim que cruza os portões do local. Uma área ampla, cheia de belas vistas, além de obras-primas do gênio Antoni Gaudí em meio a uma natureza exuberante.
Tudo começou quando o industrialista e nobre cidadão da Catalunha, Eusebi Güell, adquiriu uma área no bairro da Gràcia e convidou Gaudí para participar da construção de uma vila. Os trabalhos foram iniciados, porém o projeto acabou fracassando, tanto é que a área passou a pertencer à cidade de Barcelona e em 1922 acabou se tornando um parque público.
A principal entrada do parque Güell é no lado sul, pela Carrer d'Olot. E já na chegada é possível visualizar a bela escadaria Monumental: dupla e cercada por dois muros convexos, com acesso à imponente sala das colunas.
Outras atrações imperdíveis no local são a Casa del Guarda, uma construção de Gaudí que hoje pertence ao MUHBA - Museu de História de Barcelona, o Teatro Grego, uma área aberta, colorida por belos mosaicos e que oferece uma linda vista da cidade, além da Casa Museu Gaudí, a residência do mestre da arquitetura entre os anos de 1906 e 1925 (entrada cobrada à parte), o Jardins d'Áustria, entre outros.
Patrimônio da Unesco, o parque Güell está dividido em duas áreas, uma de acesso gratuito e outra onde o visitante precisa adquirir um ingresso e escolher o horário da visita. A entrada na chamada zona monumental custa € 8, no local, ou pode ser adquirida online, por € 7. Aqueles que adquirirem o bilhete de acesso previamente, portanto, devem apresentar o comprovante direto na entrada da atração.
O parque fica um pouco afastado do centro turístico de Barcelona e a melhor forma de acessá-lo é por meio da linha verde do Metrô, estações Vallcarca ou Lesseps. Confira aqui outras maneiras de acessar o parque.