Melhores Destinos
Barcelona
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Onde comer em Barcelona

Comer em Barcelona é um evento espetacular e faz parte da experiência de vivenciar a cidade, por isso invista em cada uma das refeições que fizer por lá, seja nos restaurantes, mercados gastronômicos ou bares de tapas. Aliás, as tapas são mesmo muito famosas e procuradas em Barcelona, mas já vamos adiantar que elas não são as únicas opções de refeição na capital da Catalunha, muito pelo contrário! 

Aproveite os dias na cidade para degustar pratos elaborados com frutos do mar fresquinhos, jamón de sabores inesquecíveis e, claro, o melhor da culinária mediterrânea e internacional. Barcelona é um destino bastante cosmopolita e você encontrará sabores de todo o mundo por lá. Aproveite!

Onde comer em Barcelona

O que comer em Barcelona

A oferta de boa comida em Barcelona é tão grande que pode ser difícil escolher por onde começar. Se estiver na dúvida, temos algumas sugestões de iguarias que valem a pena experimentar durante a sua viagem. São pratos e ingredientes bem comuns na cidade, alguns baratinhos, que merecem entrar no seu cardápio de viagem.

Tapas – As tapas de Barcelona não pequenas porções de amor culinário e podem ser preparadas com as receitas mais variadas. Comum a todas elas, é a porção sempre diminuta, sendo necessário comer diversas tapas para completar uma refeição. Poderíamos dizer que as tapas espanholas são como as nossas comidas de botecos, mas eu estaria sendo desonesta, já que as comidas de boteco brasileiras costumam ter porções bem mais generosas. E quanto mais elaborados os ingredientes das tapas, mais caras elas serão. Uma pequena porção de tapa de camarão ao alho, por exemplo, pode facilmente passar de € 15. Já a popular patatas bravas (batata frita apimentada) custa por volta de € 5 a porção.

Onde comer em Barcelona

Sépia – É um molusco semelhante à lula, porém mais carnudo. Come-se muito grelhado ou “a la plancha”. Pode estar presente em diversos pratos elaborados com frutos do mar.

Chipirones – Mais um molusco no cardápio, mas desta vez são menores e mais consumidos fritos à dorê, como um delicioso petiscos ou, para ser mais local, uma deliciosa tapa.

Bombetas ou croquetes – São como os nossos croquetes brasileiros, bem fritos e sequinhos, sendo que as bombetas são maiores e os croquetes menores. Os recheios são variados, mas o sabor é sempre delicioso.

Bikini – O bikini é equivalente ao nosso bom e velho misto quente, com a diferença que ele pode ser feito com jamón ibérico, o presunto cru espanhol. Serve para aplacar a fome entre um passeio e outro, sem precisar gastar demais.

Pa Amb Tomàquet (pão com tomate) – Parece um prato muito simples, mas, acredite, essa iguaria é sempre deliciosa e vale repeti-la durante toda a viagem. Trata-se de um pão torrado com tomate fresco incrivelmente saboroso e amassado com um bom fio de azeite espanhol para completar. Peça de entrada nos restaurantes ou apenas como um petisco para matar a fome ao longo do dia.

Onde comer em Barcelona

Jamón ibérico – Sempre que possível, peça algumas fatias de jamón ibérico, seja no sanduíche, no Pa Amb Tomàquet ou simplesmente puro. O presunto cru espanhol, com destaque para o jamón ibérico de bellota, é mesmo divino e vale degustá-lo em toda e qualquer oportunidade. 

Esqueixada – É uma salada de bacalhau desfiado com tomate, cebola, azeite e vinagre, vez ou outra acompanhada de azeitonas e ovos. Leve, refrescante e sempre saborosa, é uma boa pedida de entrada.

Escalivada - É um mix de legumes com pimentão, cebola e berinjela assados, temperados e regados ao azeite espanhol. Come-se com pão e é bem comum como entrada ou tapa.

Crema Catalana – Podemos dizer que a crema catanalana – ou creme catalão – é da mesma família do crème brûlée francês. Coberto com uma camada crocante de açúcar caramelizado e mais leve que a sobremesa francesa, a crema catalana tem toque de limão e canela.

Paella e Fideuà – Podem ser preparadas com frutos do mar e também frango, sendo que a paella (original de Valença) é preparada com arroz e o Fideuà é feito com macarrão.

Onde comer em Barcelona

Mercados em Barcelona

Os mercados de Barcelona são um paraíso para experimentar os sabores locais. E vale se dedicar um bom tempo a fazer um tour entre os corredores para garimpar as delícias típicas da Catalunha e de toda a Espanha. Além comprar alguns produtos para levar, não deixe de sentar-se à mesa nos diversos restaurantes e casas de tapas dos mercados, que sempre oferecem pratos fresquinhos e dignos das melhores refeições de Barcelona.

Onde comer em Barcelona

O mais famoso mercado da cidade é o Mercado da Boqueria, que vai muito além de um lugar para compras e já se tornou um dos mais disputados pontos turísticos de Barcelona. Localizado na Rambla, o Mercado da Boqueria tem corredores quase sempre cheios e preços um pouco mais salgados que o normal, mas o sabor da comida está sempre garantido. Para experimentar alguns pratos e tapas na Boquería, comece pelo El Quim de La Boqueria, que serve tapas incríveis no balcão sempre disputado. Para quem está focado nas tapas espanholas, vale conferir também o Pinotxo Bar, com cardápio caprichado e balcão um pouquinho menos concorrido.

Confira os melhores restaurantes e bares de tapas para comer no Mercado da Boqueria:

Onde comer em Barcelona

Barcelona não se resume ao Mercado da Boqueria, muito pelo contrário! Em toda a cidade há mercados locais que sempre rendem uma ótima experiência gastronômica, por isso entre em todos que passar pelo caminho. No mínimo, você sairá com belas e deliciosas fatias fininhas de jamon ibérico para degustar.

Se você é apaixonado por mercados, vale investir em outras visitas. No Born, pertinho de diversos pontos turísticos, uma boa pedida é o Mercado de Santa Caterina. Para quem está passeando pelo Eixample, região onde estão a Casa Batlló e a Sagrada Família, vale conferir o Mercado del Ninot, o Mercado de la Concepció, o Mercado de Sant Antoni e o Mercado de l'Abaceria. Já quem está curtindo um dia de praia em Barcelona vai adorar uma visita ao Mercado da Barceloneta.

Onde comer em Barcelona

Restaurantes em Barcelona por região

Escolher um restaurantes em Barcelona nunca será tarefa fácil. A oferta de locais para uma boa refeição é imensa e eles estão espalhados por toda a cidade. Para te ajudar na tarefa de escolher onde comer em Barcelona, separados algumas dicas de restaurantes na regiões da cidade onde está a maior concentração de atrações, assim você poderá escolher um restaurante entre um passeio e outro, sem precisar sair muito do roteiro de viagem.

Restaurantes no Gótico

O bairro Gótico, com o vizinho Born, é um paraíso para quem deseja experimentar a culinária local. Você encontrará grande oferta de restaurantes e casas de tapas, que sempre rendem momentos deliciosos em um dia de viagem a Barcelona. Se já tiver passado pelo Mercado da Boqueria e Mercado de Santa Caterina, invista agora nos bares de tapas!

Em meio às ruas apertadas do Gótico, boas pedidas para uma refeição mais completa são o Señor Pina Terraza Gótico, o Bistrot Levante e o Café Ocaña. Para investir em tapas, vale conferir o L’Alcoba Azul, o Viana Barcelona e o Bodega Biarritz 1881. Se o seu desejo for por um lugar para comer que renda um bom passeio e um belo cenário, a pedida são os diversos restaurantes ao redor da Praça Real. Caminhe entre eles e escolha a sua vista favorita para relaxar.

Onde comer em Barcelona

Restaurantes no Born

A cena gastronômica do Born se revela depois do anoitecer, quando o bairro ganha nova vida e a região se torna uma das mais boêmias da cidade. A Carrer de Montcada é o principal ponto de encontro para quem busca bares de tapas na região. Para começar o tour gastronômico, experimente os famosos Paradiso e Mariposa Negra Cocktail Bar, os dois entre os melhores bares do mundo. Outras boas pedidas para tapas são El Xampanyet, o Tapeo, o Bar del Pla e o Taller de Tapes - Argenteria.

Onde comer em Barcelona

Restaurantes na Barceloneta 

A região da Barceloneta é repleta de restaurantes interessantes, muitos deles escondidos entre as ruas apertados do bairro e outros localizados à beira-mar. Em um dia de passeio pode ser difícil se organizar para almoçar em um local específico, já que a região é bem grande, mas se quiser investir em um restaurante incrível na Barceloneta, nossa dica é o 7 Portes, um clássico na cidade e onde é servida uma das melhores paellas de Barcelona.

Para quem busca um restaurante à beira-mar, boas pedidas são o Can Fisher, o restaurante Xiroi, o Xiringuito Escriba, o Xup Xup e o Ca La Nuri. Ainda que tenhamos algumas sugestões, o bom mesmo na Barceloneta é escolher o restaurante que esteja mais animado, com o melhor clima e que tenha o visual mais bonito para o pôr do sol, por isso, aproveite todos eles!

Onde comer em Barcelona

Restaurantes no Eixample

A região do Eixample é riquíssima em opções de restaurante e vale explorar todo o bairro. Se você está em busca de um lugar com muitas opções e uma experiência gastronômica incrível, uma ótima pedida é o restaurante El Nacional, uma espécie de conglomerado de restaurantes, que atendem a todos os gosto. É um lugar lindo e estrategicamente bem posicionado pertinho da Casa Batlló. Outras boas sugestões de restaurantes no Eixample são a clássica Cerveseria Catalana, o charmoso Brunch & Cake, a tapera Paco Meralgo, o italiano La Patsa Lab e o restaurante de comida galícia O'Retorno.

Onde comer em Barcelona

Tours gastronômicos em Barcelona

Se quiser conhecer a fundo a cultura gastronômica e os sabores de Barcelona, experimente fazer um tour guiado, seja pelos mercados ou pelos bares de tapas. Você terá a chance de degustar diversos pratos e ainda sairá do passeio com novos amigos para dividir a próxima rodada no bar.

Confira os principais tours gastronômicos de Barcelona!

Onde comer em Barcelona

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Barcelona