Montjuïc
A região do Parque Montjuïc, nos arredores da colina de Montjuïc, é uma das mais encantadoras de Barcelona e onde estão alguns dos principais atrativos da cidade. Ponto mais alto da capital da Catalunha, Montjuïc vai muito além de um simples mirante e reserva passeios incríveis para o roteiro da sua viagem. Um dia em Montjuïc será pouco para conhecer todos os pontos turísticos, por isso organize bem a visita à região para não perder um minuto sequer.
A região nos arredores de Montjuïc — também conhecida como Parque de Montjuïc — se desenvolveu especialmente devido a dois grandes acontecimentos de Barcelona: a Exposição Internacional de 1929 e as Olimpíadas de 1992.
Boa parte dos atrativos e edificações locais foram construídos para os dois eventos, por isso você encontrará obras grandiosas em meio à mais alta montanha da cidade. Apesar de as grandes obras chamarem a atenção, a formação natural de Montjuïc e a natureza que cerca a região também contribuem muito para que o local esteja entre os mais visitados de Barcelona. Dedique-se aos atrativos, mas não se esqueça de tirar um tempo para observar o visual sempre incrível em Montjuïc.
Se quiser conhecer mais a fundo o Parque Montjuïc, experimente fazer um free walking tour. Confira mais detalhes!
Onde fica Montjuïc
A colina de Montjuïc está localizada em meio ao distrito de Sants-Montjuïc, que se estende desde a antiga região portuária, passando pela Praça Espanha e chegando até próximo ao Camp Nou, estádio do time do Barcelona.
O distrito de Sants-Montjuïc, do qual faz parte o Parque de Montjuïc, é dividido em 8 bairros, mas, para turistas, essa divisão não faz muito sentido, já que o ideal é percorrer a região em busca dos atrativos por proximidade, independente do bairro onde estão localizados. Vale dizer que Sants-Montjuïc é o maior distrito de Barcelona — com quase 22 km² — e, por isso, merece mais de um dia de visita.
O que fazer em Montjuïc
Um passeio pelos arredores do Parque de Montjuïc pode começar pela Praça Espanha, um dos mais imponentes cenários de Barcelona. Aproveite para apreciar as grandiosas Torres Venezianas, com projeto inspirado nos campanários da Praça San Marco, e também a Fonte Mágica de Montjuïc. No local acontece um dos mais disputados espetáculos da cidade, onde as fontes de água dançam em sincronia com um show de luzes e música. Sabendo disso, programe-se para retornar à Praça Espanha ao final roteiro, já que o show acontece apenas à noite.
Subindo a grande escadaria da fonte, você chegará ao Museu Nacional de Arte da Catalunha, visita obrigatória para apreciadores de arte. Durante a visita, você poderá apreciar trabalhos de artistas como Ticiano, Diego Velázquez, Francisco de Goya, Antoni Gaudí, Edvard Munch, Salvador Dalí, Joan Miró e Pablo Picasso.
Ao sair do museu, aprecie a vista e o parque ao redor. Situado no Palácio Nacional de Montjuïc (construído para a Exposição Internacional de 1929), o Museu Nacional de Arte da Catalunha está localizado na montanha de Montjuïc, de onde é possível ter ampla visão para a Praça Espanha.
Se o seu foco é arte e belas exposições, vale conferir a programação do Caixa Forum Barcelona, um lindo espaço dedicado à cultura, onde sempre acontecem exposições excelentes e com as mais variadas temáticas. Se for o caso, dê uma escapadinha até lá antes de ir ao Museu Nacional de Arte da Catalunha. O Caixa Forum está a poucos minutos de caminhada do museu.
Para quem está com o tempo mais corrido, vale seguir a caminhada a partir do Museu Nacional de Arte da Catalunha direto para a Fundação Joan Miró. São diversas trilhas que levam até lá passando por locais belíssimos, entre eles o Jardim Botânico Histórico, os Jardins de Joan Maragall e os Jardins de Laribal.
A Fundação Joan Miró oferece aos visitantes peças emblemáticas de um dos mais importantes artistas espanhóis e conta com mais de 200 pinturas, além de trabalhos em esculturas, têxteis, cerâmicas, desenhos e diversas gravuras.
Pertinho da Fundação Joan Miró, amantes de esportes poderão esticar a visita até o Museu Olímpico e do Esporte, um dos legados dos Jogos Olímpicos de 1992.
Para aproveitar o fim de tarde na região, siga rumo ao Castelo de Montjuïc. Localizado no ponto mais alto de Barcelona, a construção data do século XVII e encanta visitantes com um visual panorâmico maravilhoso para a cidade. Você poderá subir até o topo da montanha de teleférico, ônibus ou encarar o trajeto a pé (que é lindo, porém bem cansativo). O importante é chegar até lá para conhecer o edifício histórico e, claro, a vista incrível.
Outro passeio em Montjuïc que rende uma ótima tarde é o Poble Espayol. Construído para a Exposição Internacional de 1929, o espaço foi desenvolvido para apresentar a visitantes um pouco da arquitetura, cultura e arte popular da Espanha.
É uma espécie de vila que resume o país em diversas lojas, restaurantes e exposições, onde você encontrará boas compras, ótima comida e muitos shows para animar o fim do dia em Barcelona. Depois, ao anoitecer, não se esqueça de voltar à Fonte Mágica de Montjuïc para conferir o espetáculo.
Para quem tem mais tempo em Barcelona, além das atrações que já recomendamos, vale conferir ainda a área construída para as Olimpíadas de 1992, onde estão o Anel Olímpico e o Estádio Olímpico. O local é mais interessante durante a realização de eventos esportivos, mas vale passar por lá para conferir a estrutura projetada para os Jogos Olímpicos.
Principais passeios
Se quiser conhecer melhor o Parque de Montjuïc e arredores, experimente fazer um passeio guiado. Há diversas opções de tour gratuito, mas vale também investir em experiências mais completas.
Confira algumas opções de tours e passeios que passam por Montjuïc e atrações próximas:
- Tour completo por Barcelona
- Free Tour por Montjuïc
- Teleférico de Montjuïc
- Visita guiada por Barcelona e Castelo de Montjuïc
- Ingresso do Poble Espanyol
- Ingresso da Fundação Joan Miró
- Ônibus turístico de Barcelona
Como chegar
O melhor acesso a Montjuïc é de metrô pela estação Espanya — linhas 1, 3 e 8. Para circular pela região, vale aliar caminhadas relaxantes a trajetos de ônibus e teleférico em trechos mais íngremes.
Hotéis em Montjuïc
A melhor área para hospedagem em Montjuïc é nos arredores da Praça Espanha, onde há boa oferta de estações de metrô, restaurantes e um dos melhores shoppings da cidade. É uma ótima área para garimpar hospedagem com preços acessíveis.
Confira as melhores opções de hotéis em Montjuïc:
- Barcelona Granvia Plaza Espana
- Occidental Barcelona 1929
- Catalonia Barcelona Plaza
- Hotel Acta Azul Barcelona
- Hotel Lugano Barcelona
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Barcelona
- Barceló Sants
- Catalonia Sagrada Familia
- Holiday Inn Express Barcelona City 22@, an IHG Hotel
- Sallés Hotel Pere IV
- Barcelona Princess
Montjuïc
Sants-MontjuïcBarcelona
08038