Bairro Gótico
O bairro Gótico é um dos destinos mais visitados pelos viajantes que chegam a Barcelona e uma das atrações imperdíveis da cidade. Andar pelas ruas estreitas do Gótico é uma intensa viagem histórica, arquitetônica e cultural por uma das regiões mais antigas da capital da Catalunha. Um circuito repleto de pontos turísticos, mas que também nos permite sentir quão pulsante é a vida em Barcelona.
Oportunidade incrível! Seguro-viagem com 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
História do bairro Gótico
Até metade século XIX, Barcelona era cercada por muralhas medievais. A área urbanizada compreendia a região que hoje é conhecida como Ciutat Vella, onde está localizado o Gótico e também o Born. Os bairros vizinhos formam um dos mais interessantes roteiros de Barcelona para quem deseja conhecer mais a fundo a cidade. São edificações e ruas estreitas que guardam 2000 anos de história, desde o período romano, passando pela Idade Média, até a Barcelona modernista. Um conjunto de atrações extraordinárias e que merecem ser visitadas com calma.
O que fazer no bairro Gótico
Para conhecer o bairro gótico e os arredores, o ideal é reservar um dia inteiro da viagem. Com tempo, será possível percorrer toda a área histórica de Barcelona, visitar as diversas atrações e ainda investir em degustar algumas boas tapas. Um passeio pelo Gótico merece calma. Deixe a correria de lado e aproveite para se perder em meio às apertadas ruas medievais. É uma das melhores maneiras de vivenciar Barcelona.
Para começar um roteiro pelo Gótico, desça no metrô da Praça da Catalunha e siga a pé pela Rambla, avenida mais turística da cidade, que marca a divisão entre o Raval e o Gótico. Na descida da Rambla, aproveite para fazer uma parada no espetacular (e superturístico) Mercado da Boqueria. Após garantir alguns petiscos típicos e fazer um lanchinho, atravesse a rua, aprecie a Casa Bruno Cuadros e entre no Gótico pela Rua del Cardenal Casañas.
Em uma curta caminhada, você chegará à Basílica de Santa Maria del Pi, uma construção do século XIV que representa bem o estilo gótico catalão. Após apreciar a igreja e o delicioso clima da Praça del PI, siga o passeio até a Praça de Sant Felip Neri, local que costuma ser ponto de encontro de moradores. É fácil se perder no caminho entre as ruelas, o que é sempre bom no Gótico. Se quiser ir direto ao ponto, use o Google Maps.
Seguindo a caminhada, agora rumo à Catedral de Barcelona, aproveite para conhecer a charmosa Casa de l’Ardiaca, residência dos arquidiáconos desde o século XII e um dos belos edifícios do Gótico. Ao chegar à Catedral de Barcelona, dedique um bom tempo a observar a fachada cheia de detalhes, o claustro e o magnífico interior do edifício. Depois, suba até o topo da construção para ver Barcelona do alto.
Para quem deseja conhecer o passado da cidade a fundo, vale sair da catedral rumo ao Museu de História de Barcelona, onde será possível ver diversos registros de como a cidade teve origem, incluindo um sítio arqueológico romano remanescente da cidade fundada pelo imperador Augustus por volta de 10 a.C. No caminho para o museu, não deixe de passar pela Rua del Bisbe, onde uma incrível ponte suspensa de mármore liga dois edifícios e forma um dos mais belos cenários do bairro.
Continuando o roteiro pelo Gótico, siga rumo à Praça de Sant Jaume, uma ampla área aberta onde estão o Palau de la Generalitat — Palácio do Governo Autônomo da Catalunha — e ainda a Casa de la Ciutat — Prefeitura de Barcelona. Vale uma passadinha rápida para ver os dois edifícios. Na sequência, siga rumo à Praça Real, um lindo espaço da cidade, cercado por edificações históricas, e onde há diversos restaurantes e eventos para relaxar. É um bom ponto para fechar o passeio pelo Gótico.
Se ainda estiver com tempo, invista em um passeio pelo Born, onde está o Museu Picasso, o Palácio da Música Catalã e o Parque da Ciutadella. Vale ainda descer a Rambla rumo à Barceloneta para um maravilhoso fim de tarde.
Tour e passeios pelo Gótico
Se quiser conhecer a fundo o Gótico e toda a região próxima, experimente fazer um passeio guiado. Há diversas opções de tour gratuito, mas vale também investir em experiências mais completas.
Confira algumas opções de tours e passeios que passam pelas ruas do Gótico:
- Free tour por Barcelona
- Free Tour pelo Born
- Tour pela Catedral de Barcelona
- Tour de Tapas por Barcelona
- Tour de tapas pelos mercados de La Boqueria e Santa Caterina
- Tour completo por Barcelona
- Tour fotográfico por Barcelona
Restaurantes e casas de tapas no Gótico
O Gótico, com o Born, é um paraíso para quem deseja experimentar a culinária local. Você encontrará na região uma enorme oferta de restaurantes e casas de tapas, que sempre rendem momentos deliciosos na viagem. Para quem está na dúvida de onde comer, sempre vale dar uma passadinha nos mercados, entre eles o Mercado da Boqueria e o Mercado de Santa Caterina.
Entre as ruas do Gótico, boas pedidas para comer são o Señor Pina Terraza Gótico, o Bistrot Levante e o Café Ocaña. Para algumas tapas, veja o L’Alcoba Azul, o Viana Barcelona e o Bodega Biarritz 1881.
No Born, famoso pela vida noturna, a Carrer de Montcada é o principal ponto de encontro para quem busca bares de tapas. Dê uma volta para escolher o seu favorito, porém, se quiser algumas dicas, experimente os famosos Paradiso e Mariposa Negra Cocktail Bar, os dois entre os melhores bares do mundo. Outras boas pedidas para tapas são El Xampanyet, o Tapeo, o Bar del Pla e o Taller de Tapes – Argenteria.
Como chegar ao Bairro Gótico
Há diversas linhas de metrô nos arredores do Gótico, entre elas a Plaça de Catalunya, a Liceu e a Jaume I. Para quem se hospeda em regiões próximas, como Eixample, Rambla, Raval e Born, será bem fácil chegar ao Gótico a pé.
Hotéis no Gótico
Localizado à direita da Rambla, o Gótico conta com boa oferta de hotéis, alguns deles de alto padrão, mas há opções para todos os bolsos. Hospedar-se no Gótico é estar em constante contato com a história de Barcelona e também em meio a muitos pontos turísticos.
Além disso, o Gótico é repleto de casas de tapas, bares e restaurantes, o que rende dias e noites bem animados. Sabendo disso, atente-se à avaliação do seu hotel para evitar hospedagens muito barulhentas.
Vale destacar ainda que algumas ruas do Gótico podem parecer perigosas e pouco convidativas à noite. Leve isso em consideração e observe bem a rua onde o seu hotel está localizado para evitar qualquer aperto depois do anoitecer.
Confira os melhores hotéis no Gótico:
- Hotel Barcelona Catedral
- Petit Palace Boqueria Garden
- Catalonia Magdalenes
- Hostal Portugal
- Hotel El Call
- Hesperia Barcelona Barri Gòtic
- Catalunya
- Grand Hotel Central, Small Luxury Hotels
- Hotel Condal
- Catalonia Avinyo
- Kimpton Vividora Hotel, an IHG Hotel
- Ohla Barcelona
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Barcelona
- Acta Voraport
- Catalonia Sagrada Familia
- Holiday Inn Express Barcelona City 22@ by IHG
- Barcelona Princess
- Hotel Lloret Ramblas