Pinacoteca de Brera
A Pinacoteca de Brera é uma das mais importantes galerias de arte do mundo e, desde 1809, reúne uma coleção com mais de 400 obras de artistas como Tintoretto, Rafael e Caravaggio. Com trabalhos que datam do século XIV até o século XX, seu acervo pode ser considerado o mais refinado compilado do sucesso da arte italiana ao longo do tempo. Para quem aprecia pinturas e artes, é um passeio imperdível na cidade!
Pinacoteca de Brera, uma das principais atrações de Milão!
Instalada na Academia de Belas Artes de Milão, a Pinacoteca de Brera iniciou seu acervo com fins educativos, mas foi a mando de Napoleão Bonaparte que a galeria começou a se tornar o que é hoje.
Quando a promissora cidade de Milão se torna a capital do Reino da Itália (onde hoje estão as regiões da Lombardia, da Emília Romagna, do Vêneto e da Toscana), Napoleão vê, na ainda modesta coleção, a oportunidade de reunir ali as obras mais relevantes dos territórios italianos conquistados pelo seu exército, com pinturas confiscadas na Emilia Romagna, no Vêneto, na Lombardia e em Marche.
Ao longo das 38 salas da Pinacoteca, as obras são distribuídas em ordem cronológica, iniciando nos afrescos lombardos e indo até Hayez e Appiani. Lá, você poderá ver trabalhos como Ceia em Emaús, de Caravaggio, Cristo Morto, de Mantegna, e A Descoberta do Corpo de São Marcos, de Tintoretto, além de salas dedicadas às artes sacra, veneziana e ao barroco holandês.
A visita à Pinacoteca de Brera pode ser feita de terça a domingo, das 8h30 às 19h15, e os ingressos custam a partir de €15 e podem ser comprados através do site.