Pontos turísticos de Cartagena
Cartagena tem vários pontos turísticos e é o destino ideal para quem deseja misturar história, boa gastronomia e passeios no litoral. Considerada Patrimônio Cultural da Unesco desde 1984, e fundada em 1533, Cartagena tem muitos de seus edifícios originais preservados dentro dos seus 11 km de muralhas, construídos para protegê-la de ataques piratas. É uma cidade riquíssima, historicamente, com ruas charmosas, repletas de edifícios com belos balcões, pracinhas agradáveis e um pouco alegre e hospitaleiro!
Pontos turísticos de Cartagena - o que visitar na cidade
Passeie pela Cidade Amuralhada de Cartagena
Para começar sua viagem pelo essencial de Cartagena, comece seu itinerário explorando a Cidade Amuralhada, que é toda a parte central central de Cartagena, cercada por muros. Esses muros que serviam para proteger Cartagena são tão largos que você pode caminhar por cima deles — e esse é um dos principais pontos de interesse na cidade, sobretudo no fim de tarde, quando você pode admirar o Sol se pondo no mar, caminhando entre essa histórica muralha.
Dentro da muralha de Cartagena, onde está Vieja Cartagena (a Cidade Velha), você irá se deparar com vários outros pontos turísticos, entre eles a Catedral de Cartagena, Catedral Basílica Santa Catalina de Alejandría, construída a partir de 1575, a Igreja de San Pedro Claver, o Palácio da Inquisição, um local que hoje é um museu e mostra como foi o período de atuação da Inquisição da Igreja Católica, em Cartagena. Além disso, ainda na área da antiga de Cartagena, ficam praças charmosas e que fazem parte da história da cidade, como Plaza (Praça) de Santo Domingo, Plaza Bolívar, Plaza de La Trinidad, e a Torre do Relógio, uma torre que fica na principal entrada na Cidade Velha de Cartagena e que possui um relógio.
Ainda no centro, você pode visitar o Museu do Ouro Zenú, fazer umas comprinhas no Centro Comercial Serrezuela, que mantém a arquitetura original de um teatro de touratas, ou ainda tirar uma foto na casa onde viveu Gabriel Garcia Marquez, autor colombiano e ganhar do Prêmio Nobel, cujos histórias tinham como pano de fundo as belezas de Cartagena.
Visite a região boêmia de Getsemaní
Getsemaní é uma região boêmia de Cartagena, que hoje atrai muitos turistas. O lugar tem restaurantes e bares descolados, ruas enfeitadas com arte urbana e bandeirinhas, além de espaços animados e vívidos, com muita música. Vale a pena reservar um espaço da sua programação para passear por Getsemaní, tirar fotos na rua de guarda-chuvas, conhecida como a Calle de las Sombrillas (Rua dos Guarda-chuvas), tomar uma limonada de coco, e conhecer a Plaza de la Trinidad, que marca o centrinho da região.
Conheça o Castelo de San Felipe de Barajas
Para quem gosta de história, não pode ficar de fora da programação um passeiode pelo Castelo de San Felipe de Barajas, um dos principais pontos turísticos de Cartagena. O local é uma fortaleza enorme, considerada a maior construção realizada pelos espanhóis no Novo Mundo e foi de grande importância para a proteção da Cartagena contra invasores. A construção do castelo tem muitas curiosidades no que diz respeito ao seu projeto arquitetônico, sempre levando em consideração táticas de guerra para proporcionar melhor proteção à cidade. Indicamos conhecer o convento e o castelo pela manhã, momento em que o local costuma ficar mais vazio, ou no fim de tarde e aproveitar o pôr-do-sol por lá mesmo, que é , que sempre fazem parada nesses pontos durante a tarde.
Curta a vista e a história do Convento de Santa Cruz de la Popa
Embora um pouquinho mais distante do centro histórico, vale a pena conhecer também o Convento de la Popa, uma construção que fica em cima do morro de La Popa, e que tem uma vista panorâmica lindíssima da cidade. O complexo religioso começou a ser construído em 1607, no ponto mais alto de Cartagena; inicialmente era apenas uma pequena capela, anos mais tarde se tornou uma construção mais robusta, dedicada à Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Cartagena das Índias e do Caribe.
Aproveite o litoral caribenho de Cartagena
Cartagena fica à beira-mar e um dos grandes diferenciais da cidade é aliar belezas históricas e do mar do Caribe. As praias urbanas da cidade não possuem aquele colorido turquesa do Caribe, mas com um trajeto de barco você poderá encontrar o lindo mar de águas cristalinas do Caribe colombiano. Você pode escolher passar o dia em ilhotas ou estabelecimentos privados das Ilhas do Rosário, na Playa Blanca ou também nas praias da região de Barú e Tierra Bomba — hotéis e beach clubs oferecem o day use para que os turistas aproveitem de suas acomodações ao longo do dia e possam curtir um pouco do maravilhoso mar que a região possui. Diversos são os passeios oferecidos por agências que levam os turistas até uma bela praia, beach club ou hotel próximo da cidade e retornam a Cartagena no fim do dia.