Convento Santa Cruz de La Popa
O Convento de Santa Cruz de La Popa, cuja primeira construção data de 1607, é um dos pontos turísticos mais importantes de Cartagena. Estrategicamente localizado no ponto mais alto da cidade, no Morro de la Popa, ele tem uma vista espetacular, de onde é possível admirar quase toda Cartagena!
O convento, claustro e a capela de Nossa Senhora de la Candelária, fazem parte desse complexo religioso, dedicado à Virgen de la Candelária, padroeira local. Diz-se que um frei teria visto a imagem da virgem, que pediu para que fosse construída uma igreja no morro mais próximo de Cartagena de forma a devolver a fé cristã à região.
História do Convento de la Popa
Durante o período de Independência, o Convento de la Popa foi palco de guerras históricas e o local chegou a ser utilizado como quartel. Em 1961, o convento foi devolvido aos agostinhos, ordem que ocupa o Convento de la Popa até os dias atuais.
Durante o mês de fevereiro, a cidade celebra a feta da Virgen de la Candelária de La Popa, reunindo um enorme público da cidade, que costuma peregrinar até o topo do morro.
La Popa possui arquitetura que se destaca e um museu com peças religiosas, como quadros e esculturas. A área externa do Convento proporciona uma vista lindíssima de toda a cidade, por isso vale a pena visitá-lo em um dia de tempo aberto e boa visibilidade!