Praia da Enseada
A Praia da Enseada, no Guarujá, é uma das mais famosas e extensas do litoral sul de São Paulo. A orla tem pouco mais de 5 quilômetros, começando no Morro do Maluf — que tem um belo mirante, vale conhecer — até o chamado Canto das Tartarugas. É uma região urbanizada, com hospedagens que vão de pousadas a resorts, bons restaurantes e atrações populares como o Aquário do Guarujá. Fica a menos de 1k da Praia das Pitangueiras, que é a praia central.
Praia da Enseada: o que esperar
Além de extensa, a faixa de areia também é muito larga e espaçosa, boa para caminhadas e prática de esportes — inclusive, encontrei algumas canchas de beach tennis e futevôlei. Tem algumas amendoeiras-da-praia e coqueiros, que fazem toda a diferença no cenário. Porém não se espante se encontrar muitos pombos e até urubus na praia.
Eu fui em abril, o mar estava friozinho, mas não gelado. A Enseada é uma praia com ondas. Normalmente não são fortes, mas podem ficar dependendo das condições do mar. E fique atento a plaquinhas indicando trechos perigosos. Tinha cadeiras de guarda-vidas na areia, mas como já não era mais alta temporada, estavam vazias. Em contrapartida, eu vi um guarda-vidas passando de quadriciclo.
Enseada vista do topo do Morro do Maluf
A cor da água também pode variar: quando eu fui, era um azul mais intenso, mas vi fotos do mar bem clarinho. Normalmente, na ponta ao Leste, o Canto das Tartarugas, o mar é mais tranquilo, e rola até de ver peixinhos na água.
Banhistas da praia da Enseada devem ficar de olho no mapa de balneabilidade, por meio deste link. Ela registrou pontos poluídos no último verão, mas no momento em que eu escrevo, em julho de 2025, está 100% balneável, então é algo que vai mudando. A qualidade da água é analisada semanalmente pela Cetesb.
Tem vendedores ambulante comercializando chapéus, biquínis e o combo completo da praia. Em algumas barracas, é possível alugar guarda-sol e cadeiras. Eu não vi ninguém andando, mas tem como locar jet sky ali na Enseada também. E na temporada, tem atividades aquáticas como o banana boat (boia gigante em formato de banana puxada por uma lancha).
Tem um calçadão no nível da Avenida Miguel Estefno, a beira-mar, e a faixa de rolamento divide espaço com uma extensa ciclovia. Evite caminhar com o celular na mão nessa região, podem ocorrer roubos. Na avenida à beira-mar, não tem vagas de estacionamento, apenas mais em direção à ponta leste. Mas dá para procurar vaga nas adjacentes ou estacionamentos pagos.
Ali, você encontra também alguns quiosques espaçosos. Eu achei os preços salgados em alguns, especialmente nas porções frutos do mar. Mas vale caminhar um pouco e comparar preços. Eu curti o atendimento do Quiosque do Elson, que tinha lanches mais em conta. Ilha do Sol tinha pratos do dia com bom preço, pelo menos durante a semana. Também tem restaurantes e sorveterias na avenida beira-mar.
Dica: dá para fazer rapel no Morro do Maluf e mergulho com capacete no Acqua Mundo. São duas das atividades mais diferentes que conheci no Guarujá, e ficam ali nessa região da Enseada. Clique nos links para ler a matéria completa.
Ah, eu disse que essa é uma praia urbanizada, mas não se compara com Pitangueiras, uma vez que ali não tem aquela fileira de edifícios enormes à beira-mar. Tem uma pegada mais residencial, com condomínios muito bonitos, inclusive.
Hotéis na Praia da Enseada
A Praia da Enseada é um dos melhores lugares para se hospedar no Guarujá: fica perto do centro mas não é tão movimentado, tem bons restaurantes, quiosques, a praia é uma das favoritas dos veranistas. E tem bastante oferta de hospedagem, de pousadas a resorts.
Eu comecei minha viagem por ali, e de mão aberta. Peguei uma diária no Casa Grande Hotel Resort & Spa, um Resort 5 estrelas em um elegante casarão de arquitetura colonial. Inaugurado em 1972, já foi palco de grandes eventos e frequentado por bastante gente famosa. Quando eu fui, fora de temporada, tinha muito gringo participando de algum evento no hotel.
Tem spa e quadra de tênis, mas a piscina é o ponto alto: ao ar livre, grande e redonda, cercada por coqueiros. Dá para enxergar o mar dali, é uma área bem gostosa. Para a criançada, tem uma piscina rasa com tobogã e brinquedos aquáticos e área recreacional também.
O hotel oferece serviço de praia junto ao restaurante Thai: tem espreguiçadeiras e amplos guarda-sóis isolados da praia por uma corda, parece até um beach club. Dá para pedir petiscos, frutos do mar, cervejas e drinks por ali.
O hotel também conta com um sushi bar bem avaliado e com restaurante. O buffet estava bonito, mas custava R$ 185 por pessoa, então eu resolvi jantar fora — trago as sugestões abaixo.
O café da manhã é servido em um dos salões chiquérrimos do segundo piso, tente pegar uma mesa na varanda para ver o mar. Tinha bacon, ovos, salsicha, alguns tipos de pães, mesa de patisserie. É café com boa variedade, mas não espere nada fora da curva.
Eu peguei o quarto mais em conta. Em partes gastas das esquadrias e móveis, dava para ver que é um hotel antigo, mas nada que atrapalhe a experiência, tive uma estadia proveitosa. Só a internet do quarto deixava a desejar. Veja os preços e disponibilidade neste link.
Mas tem hospedagens mais em conta na Praia da Enseada. Essa lista mostra os hotéis mais reservados e melhor avaliados da região:
Restaurantes da Praia da Enseada
Tem boa oferta de restaurantes na região da Praia da Enseada. Eu jantei em um dos mais tradicionais, o Alcides, de 1979. Ele não fica na beira-mar, e sim na Avenida Dom Pedro I, que é uma das vias mais importantes e movimentadas da cidade.
O restaurante é conhecido pelos pratos com camarão e peixes. O ambiente do Alcides tem bom gosto e podemos até dizer que é chique, mas sem muita ostentação. Tocava uma bossa nova baixinho, na caixa de som e o atendimento era atencioso. O próprio dono veio na mesa perguntar se eu estava sendo bem recebida, um senhor queridíssimo.
Eu pedi um filé a belle meunière. Me deram quatro opções de peixe, e fui de linguado. Não era a coisa mais barata, mas achei uma delícia: delicado e saboroso ao mesmo tempo, especialmente com o azeite de oliva que garçom recomendou fortemente. Essa é a porção individual, que fizeram especialmente para mim porque estava solita:
Os camarões desse prato são os do tipo pequenino, mas bem gostosos, e o linguado estava suculento. As batatas que acabaram sobrando hehe. Eu acho batata souté meio sem graça, devia ter pedido se podia trocar o acompanhamento.
Ah, tem a pizzaria Alcides em um prédio ao lado, com uma pegada um pouco mais informal.
Em uma noite em que deu fome de sushi, eu fui no Kotoshi 23, também na Avenida Dom Pedro. Fui até lá pelas numerosas e excelentes avaliações na internet.
Esse japa oferece rodízio de sushi, sashimis e pratos quentes, tanto no almoço quanto no jantar, com um preço justo. Eu não queria comer demais, então pedi um combinado, gostoso. O espaço é moderno e o atendimento, bem atencioso. Eu esqueci meu Kindle na mesa e uma funcionária saiu correndo até a rua para me alcançar, quando eu estava entrando no Uber. Não é todo mundo que faz isso, né?
Restaurantes para conhecer na Enseada:
- Kotoshi 23: restaurante japonês com rodízio e a la carte, serve um bom sushi com preço justo. Fica na Avenida Dom Pedro e é bem popular.
- Alcides: inaugurado em 1979, é um dos restaurantes mais lembrados do Guarujá quando o assunto é peixe e frutos do mar. Fui e aprovei, também na Avenida Dom Pedro.
- Sushi Bar: fica no térreo do Casa Grande Hotel, um ambiente de bom gosto. Serve nigiris, sashimis e makis, e também opções contemporâneas e inventivas, apenas ao jantar.
- Thai Restaurante: em um ambiente sofisticado à beira-mar, é especializado em culinária tailandesa, com pratos que entregam sabores picantes, exóticos e marcantes.
- Dona Eva: fica na avenida beira-mar, anexo ao Delphin Hotel. Embora seja especializado em peixes e frutos do mar, a feijoada também é famosa.
- Restaurante Hangar: tem de tudo em boa localização na beira-mar. É enorme o cardápio de frutos do mar, incluindo lagosta, bacalhau, mas também tem filés, risotos, massas strogonoff, pizzas e até sushi.
- Dolores Bar & Restaurante: tem bem cara de restaurante de praia, sem muita afetação. Tem muitos peixes e friturinhas no cardápio, mas também carnes e frango. O legal é que tem um segundo piso aberto com vista para o mar (eles chamam de rooftop).
- Tepisco: é um bar e restaurante com amplo menu de pratos, sushi, hamburgueres, petiscos e muita bebida, tem até combos. Toca bastante pagode por ali.
Volte para a página inicial do guia de Guarujá
Praia da Enseada
GuarujáGuarujá