Quando ir a Costa Rica - melhor época para viajar
Escolher quando ir à Costa Rica é uma parte bem importante de uma viagem à região porque pode fazer muita diferença no aproveitamento da sua viagem. A Costa Rica é um país pequeno, com muitas belezas naturais e muitas atividades ao ar livre, então é interessante que o tempo esteja favorável para que você possa praticar atividades a céu aberto ao desembarcar no país.
Clima na Costa Rica
O clima da Costa Rica é tropical e, muito embora o país seja pequeno, você encontrará microclimas diferentes em diferentes regiões do país. Contrariamente ao que muita gente poderia pensar de um país na América Central, a Costa Rica não tem só calor fortíssimo o ano inteiro. O país tem muitas montanhas, correntes de vento do Atlântico e do Pacífico, o que faz com que o clima seja diferente ao longo do país.
A temperatura média anual de San José, capital da Costa Rica, é de 19 °C. O mês mais quente na cidade é abril, com média de 20.5 °C e o mês mais frio tende a ser janeiro, com média de 19°C . Não há muita variação entre as temperaturas dos meses mais quentes e meses mais frios, mas no período mais frio você deverá encontrar temperaturas mais baixas, assim como nos meses mais quentes, temperaturas mais altas.
San José está a uma altitude de 1.172 metros, então a cidade pode ter temperaturas bem diferentes das que se apresentam no litoral, por exemplo. As chuvas acontecem durante todo o ano.
O mês mais seco em San José, segundo dados históricos, é fevereiro e o mês mais chuvoso é outubro.
Melhor época para visitar a Costa Rica
A melhor época para visitar a Costa Rica é entre os meses de dezembro a abril, que corresponde ao período seco no país. Esse é o período de alta temporada e também é conhecido como o período de verão na Costa Rica (dry season). Já o período chuvoso, conhecido como green season, vai de maio a novembro.
Tende a chover durante quase todo o ano na Costa Rica, mas no período chuvoso, que é de maio a novembro, as chuvas podem ser bem fortes. Durante minha viagem ao país houve muita chuva, mas felizmente pude aproveitar bastante os nossos dias por lá.
Considere que viajando no período de alta temporada, especialmente entre a segunda quinzena de dezembro e a primeira quinzena de janeiro, os preços das hospedagens tendem a ser mais caros e as atrações turísticas mais cheias.
Importante: lembre-se que a Costa Rica tem montanhas e vulcões, portanto, se você ficar em uma região de montanhas ou for visitar um vulcão em uma altitude mais elevada, encontrará também temperaturas mais baixas.
Caribe e Pacífico
Se você quiser ser ainda mais preciso para não ter erro ao planejar sua viagem e pensar no clima da Costa Rica, faz mais sentido dividir o país em duas regiões: a leste a região do Caribe e a oeste a do Pacífico.
Sobre o clima no Caribe da Costa Rica
A região do Caribe tem chuvas o ano inteiro, por isso é mais difícil definir apenas uma única data de tempo mais seco na região, porque até mesmo nos meses mais secos, há um número considerável de chuva. Entretanto, sabe-se que entre fevereiro e março e setembro e outubro tende a chover menos. Fevereiro e março são meses mais secos no lado do Pacífico também; por isso, costuma-se dizer que esse período é melhor para ir à Costa Rica.
Sobre o clima no Pacífico da Costa Rica
O Pacífico está melhor caracterizado por uma estação seca e outra chuvosa, que vai de novembro a março. Abril costuma ser um mês de transição entre as duas estações e ainda é um bom período para visitar o país. Entre maio e outubro as chuvas são mais intensas nessa parte do país, com chuvas principalmente pela manhã e no fim da tarde.
Feriados na Costa Rica
- 1º de janeiro – Ano Novo
- 11 de abril – Dia de Juan Santamaría
- 1º de maio – Dia do Trabalhador
- 25 de julho – Anexação do Partido de Nicoya
- 2 de agosto – Dia da Virgem dos Anjos
- 15 de agosto – Dia das Mães
- 15 de setembro – Dia da Independência
- 1º de dezembro – Dia da Abolição do Exército (
- 25 de dezembro – Natal
* O país tem feriados com datas móveis
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.