Ilha Grande

Quando ir à Ilha Grande

O vento sudoeste talvez seja a figura mais emblemática da Ilha Grande. Ele é lembrado em todas as conversas, citado como desculpa para todos os atrasos e é a maior justificativa do instável tempo que os turistas encontram por lá. Chega a ser motivo de piada como tudo é culpa do tal Sudoeste. Mas a verdade é que a Ilha Grande tem mesmo um clima bastante peculiar, que desafia a metereologia. Não é incomum ouvir que a Ilha Grande não segue a previsão do tempo. Será preciso um pouco de paciência e até uma certa dança da chuva para ter sol por vários dias seguidos. E quando o sol aparece, a Ilha Grande se transforma em um dos mais belos paraísos do país.

Apesar de a chuva ser uma constante na Ilha Grande, há períodos do ano mais secos. Por isso, não desanime! Alguns meses são melhores para visitar a região e ter a certeza de não pegar dias seguidos de mau tempo. Fique ligado nas dicas de quando ir à Ilha Grande!

  • Meses mais chuvosos: dezembro, janeiro e março. 
  • Meses mais secos: junho, julho e agosto. 
  • Melhores meses para ir à Ilha Grande: abril, maio e junho. 
  • Alta temporada na Ilha Grande: dezembro até a Semana Santa, além de todos os feriados prolongados.

Ilha-botinas    

Verão na Ilha Grande: dezembro a março

O verão é a estação mais chuvosa da Ilha Grande e menos indicada para quem busca dias de céu azul. Apesar do alto índice pluviométrico — com média de 178 mm em janeiro —, os meses de verão atraem um grande número de turistas. Além dos dias serem mais quentes, com máxima de 26°C em fevereiro, o período também marca as férias escolares.

Se quiser viajar no verão, prepare-se para ilha mais lotada e preços de hospedagem mais salgados. Os passeios de barco não sofrem alteração de valor, mas é mais difícil conseguir um desconto camarada, especialmente porque as lanchas saem lotadas de turistas. Com o aumento de visitantes, as praias também ficam mais cheias. Será difícil encontrar aquele cantinho de paraíso só para você. Para amenizar, as chuvas costumam cair em tempestades rápidas e no final da tarde. E o calor ajuda na hora de mergulhar no mar, muitas vezes gelado na região.

Ilha-grande  

Outono na Ilha Grande: final de março a junho

Com chuvas menos frequentes — especialmente a partir de abril — e temperaturas amenas, o outono é o melhor período para visitar a Ilha Grande. Os dias são claros e a chance de ver o sol a pico é muito maior. Os meses de março a junho também são ideais para quem deseja fugir dos preços elevados da alta temporada e do excesso de turistas. Essa é a estação em que a Ilha Grande se mostra um verdadeiro paraíso. As praias ficam vazias, é fácil conseguir vaga em hospedagem e, o mais importante, o sol prevalece na previsão do tempo. 

Inverno na Iha Grande: final de junho a setembro

O início do inverno na Ilha Grande mantém as características do outono. O tempo é mais seco, com menos chuvas e temperaturas agradáveis. No mês de julho, há um grande aumento do movimento de turistas devido às férias escolares, por isso os preços das pousadas serão mais altos. Quando se aproxima o final do inverno, as características do tempo mudam. A temperatura sobe um pouco e com ela vem o aumento das chuvas.

Ilha-grande  

Primavera: final de setembro a dezembro

Com o retorno das chuvas, a primavera é uma estação de clima úmido e temperaturas mais altas. A grande vantagem em relação ao verão é o número de turistas, bem mais baixo que na alta temporada. O clima, entretanto, é bastante semelhante, principalmente nos meses de novembro e dezembro, quando a média do índice pluviométrico passa de 150 mm. Com a chegada do final do ano e das férias escolares, os turistas voltam a dominar a Ilha Grande, os preços sobem e tudo fica lotado. 

Feriados e finais de semana

A Ilha Grande é um destino muito procurado para finais de semana e feriados. É muito comum que a ilha fique bem mais cheia nesses períodos. Especialmente o Carnaval, a Semana Santa e as festas de final de ano costumam atrair muitos turistas para a região. Os preços das hospedagens sempre sobem nos finais de semana, independente da época do ano. Nos feriados mais concorridos, pode até haver fila para pegar os barcos que saem da ilha em direção ao continente. 

*Com dados do Climatempo

Tudo que você precisa saber sobre Ilha Grande!

Esse texto sobre Quando ir à Ilha Grande faz parte do guia de Ilha Grande no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir à Ilha Grande

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.