Ilha Grande

Restaurantes na Ilha Grande

Há alguns anos, a Ilha Grande era conhecida por quase não ter infraestrutura e muito menos bons restaurantes para os turistas que queriam passar alguns dias no paraíso. Esse tempo já passou! A ilha oferece boas opções de refeição atualmente. E não estamos falando apenas dos clássicos PFs. Na Ilha Grande, é possível saborear elaborados pratos à base de frutos do mar e até se aventurar na gastronomia de outros países.  

A qualidade dos restaurantes também ganhou pontos, junto com a quantidade de opções. Não há mais na ilha apenas estabelecimentos simples. Os locais atraem turistas com boa decoração, cervejas especiais, cardápios variados e, claro, o bom e velho pé na areia. Afinal, estamos falando de uma ilha cercada por praias. E nada mais agradável do que tomar uma boa cerveja gelada e saborear as delícias do mar de frente para ele.  

As refeições na Ilha Grande se dividem em dois momentos distintos. Durante o dia, é comum que os turistas almocem nos passeios de lancha, na escuna ou mesmo nas praias que estão visitando. Apesar de grande parte dos visitantes se hospedar na Vila do Abraão, dificilmente o almoço será por lá, salvo nos dias de chegada e partida da ilha. Já no jantar, o cenário se inverte. O grande polo gastronômico da Ilha Grande é mesmo a Vila do Abraão e as chances são grandes de que, ao anoitecer, a refeição seja por lá. 

Pe-na-areia

Nos passeios de lancha, as paradas mais comuns são na região do Saco do Céu e na Praia do Japariz. As duas fazem parte das rotas dos tours pelas praias e ilhas da região e, devido à boa oferta de restaurantes, elas acabam sendo escolhidas como ponto de parada. Os restaurantes dos passeios costumam oferecer cardápio bastante variado, mas com grande quantidade de pratos à base de frutos do mar. E como é bom se deliciar com uma moqueca depois de um dia de passeio! Os preços agradam a todos os bolsos. Quem não estiver disposto a investir em uma refeição muito elaborada poderá escolher entre petiscos ou PFs simples. Para quem estiver mais disposto, vale experimentar os pratos à base de peixes assados, camarão e outros frutos do mar. Os valores variam entre R$ 25 a R$ 70 por pessoa. O destaque na categoria "restaurantes de passeio" fica para o Refúgio das Caravelas, que oferece um prato de moqueca digno dos melhores restaurantes de frutos do mar do país. É realmente uma maravilhosa surpresa!

Entre as praias que não fazem parte das rotas dos passeios também é possível aproveitar o almoço. Com muitos quiosques e bares, a Praia do Abraãozinho é uma excelente pedida. Já a Praia do Pouso tem menos opções, mas o restaurante flutuante é uma ótima maneira de passar o tempo enquanto se espera o barco para voltar de Lopes Mendes.  

Cafe-do-mar

Ao anoitecer, quem atrai os visitantes é mesmo a Vila do Abraão. Nela estão concentrados quase todos os restaurantes da Ilha Grande, especialmente os que abrem à noite. A diversidade gastronômica da vila aumenta a cada ano e hoje é possível experimentar de churrasco argentino e quitutes árabes até o clássico peixe com banana, prato tradicional da região. As opções estão localizadas em poucas ruas, o que permite caminhar entre todos os estabelecimentos para definir o que mais agrada ao paladar. 

Se a opção for por comida boa e tradicional, experimente o Lua e Mar. Para quem busca um lanche rápido, a pedida é a Pães e Companhia. Se quiser uma pizza (ou muitas), passe na Pizzaria Fornalha. Para comer à beira-mar e com luzes românticas debaixo da árvore, sente-se no Pé na Areia ou caminhe até o Café da Mar. Quando a barriga pedir um clássico PF — com arroz, feijão, bife e batata frita —, experimente o Rei da Moqueca (apesar do nome). Mas se o foco for mesmo cerveja gelada e petisco de boteco, divirta-se nas mesas do Bardjeco. 

As opções na Ilha Grande atualmente já são muitas e não é mais possível enumerar em apenas algumas linhas o que há de mais gostoso no lugar. O importante é ter certeza de que não faltarão deliciosos sabores. E o melhor de tudo é saber que os preços na ilha ainda estão dentro de padrões normais. É possível comer um prato simples com menos de 20 reais e com 130, uma maravilhosa moqueca para três pessoas. Fique atento a apenas um detalhe! Alguns restaurantes servem PFs deliciosos, mas não os colocam no cardápio. Sempre pergunte ao garçom sobre a existência desses tesouros escondidos. Eles são deliciosos e baratinhos. Ah! E se vir uma casa com anúncio de sacolé, não deixe de comer pelo menos três. Eles são um suspiro de felicidade nos dias de calor. 

  • Cafe-do-mar

    Café do Mar

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    A placa escrita em giz anuncia o churrasco argentino à beira da Praia do Canto (continuação da Praia do Abraão). Além dos cortes de carne vermelha, peixes frescos e espetinhos de queijo e legumes completam as delícias servidas no Café do Mar. A churrasqueira, bem próxima às mesas, convida os visitantes a...

  • Bardjeco

    Bardjeco

    Nota:  de 10 (0)

    No centro do burburinho da Vila do Abraão, o Bardjeco está entre os mais tradicionais pontos para petiscar e beber cerveja na Ilha Grande. Com público animado, atendimento eficiente e cardápio recheado de delícias engordativas, o Bardjeco agrada aos que buscam relaxar de frente para o mar. Escolha a sua mesa e aproveite...

  • Pe-na-areia

    Pé na Areia

    Nota:  de 10 (0)

    O visual diurno não o diferencia dos demais restaurantes à beira-mar na Praia do Abraão. Contudo, basta anoitecer para o Pé na Areia ganhar status de mais charmoso restaurante da Ilha Grande. Impossível resistir aos guarda-chuvas coloridos que ganham iluminação especial na areia da praia. Tão simples...

  • Restaurante-refugio-das-caravelas

    Refúgio das Caravelas

    Nota:  de 10 (0)

    Seria difícil chegar a este restaurante sem a ajuda dos passeios. O Refúgio das Caravelas está escondido no Saco do Céu e é uma das melhores surpresas entre os roteiros de barco na região da Ilha Grande. O lugar é simples e com jeito de comida caseira, mas não se engane, os pratos são preparados com ...

  • Rei-da-muqueca

    Rei da Muqueca

    Nota:  de 10 (0)

    Ele está localizado bem próximo à estação onde chegam os barcos vindos do continente e dos passeios. Por ali passa muita gente com fome, mas nem precisa tanto para ser atraído pelo cardápio do Rei da Muqueca. Além da obviedade do nome (eles realmente oferecem moquecas), o lugar também é bom para carnes e...

Tudo que você precisa saber sobre Ilha Grande!

Esse texto sobre Restaurantes na Ilha Grande faz parte do guia de Ilha Grande no Melhores Destinos

Comentários para Restaurantes na Ilha Grande

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.