Melhores Destinos
Ilha Grande
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Pontos turísticos da Ilha Grande

As maiores atrações da Ilha Grande são as praias. E não poderia ser diferente. Estamos falando de uma ilha paradisíaca com 193 km² de área, cercada por águas transparentes e marcadas pelo intenso verde da Mata Atlântica. As praias oferecem paisagens espetaculares e experiências incríveis para os turistas que rodam a ilha tanto de barco e lancha quanto a pé. E para você saber um pouquinho mais sobre essas porções de areia cercadas pelo maravilhoso mar de Angra dos Reis, preparamos três posts repletos de dicas com as melhores praias da Ilha Grande, os passeios de barco e as trilhas que levam a cada uma delas.  

Além de praias imperdíveis, como Lopes MendesLagoa AzulAventureiroParnaiocaCaxadaço e Ilha da Gipóia, quem visita a Ilha Grande poderá também visitar alguns pontos turísticos que não envolvem diretamente mar e areia. Eles são boas pedidas, especialmente nos dias em que o mar não está calmo, o tempo um pouco mais fechado, para turistas que se interessam pela história dos destinos ou simplesmente para os que já estiveram em praias demais (e gastaram muito com os passeios de lancha). 

Repletas de atrações, as trilhas T1 (Circuito do Abraão) e T2 (Aqueduto – Saco do Céu) garantem um dia inteiro de atividades. O Circuito do Abraão, ou T1, sai da Vila do Abraão e passa pelas Ruínas do Lazareto e Aqueduto, duas construções do século XIX, inicialmente destinadas a receber imigrantes europeus que ficariam em quarentena. O Aqueduto usava água do Poção, também na rota e hoje um bom ponto de parada para banho durante a trilha. Logo após a T1, é possível seguir a T2, trilha que passa por belos mirantes e leva à Cachoeira da Feiticeira, a queda d'água mais visitada da Ilha Grande.

Aqueduto-e-pocao

Quem tiver pique e desejar visitar um mirante realmente espetacular, a melhor pedida é subir o Pico do Papagaio. A trilha T13, com quase 12 km de distância (ida e volta) leva ao topo dos 982 m do pico. Atração para quem tem disposição e bom preparo físico. Entre as belezas naturais da ilha, quem merece atenção é a Gruta do Acaiá. O local oferece um fenômeno incrível, a água iluminada entre as fendas da gruta, abaixo do nível do mar. O fenômeno só pode ser observado em dias de sol aberto. Para visitá-lo, é possível seguir a trilha T7 (6 km) a partir de Araçatiba ou escolher um passeio de barco que leve até a entrada pelo mar. O custo da visita é de R$ 10. Também com uma trilha longa (T14 - 14 km ida e volta), a Praia de Dois Rios oferece um pequeno museu dedicado aos tempos em que a praia era sede do Presídio Cândido Mendes, conhecido por ser o local onde "nasceu" a organização criminosa chamada de Comando Vermelho.  

A Ilha Grande esconde muitos segredos, por isso, caso deseje conhecê-la mais, experimente fazer as trilhas de vários dias. Os guias costumam levar os turistas em locais bem pouco explorados, dignos de quem gosta de descobertas.